O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.

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Transcrição da apresentação:

O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück

A GESTÃO DA ESCOLA É UM PROCESSO QUE PRESSUPÕE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES, OBJETIVOS E METAS PLANEJADOS PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM E FORMAÇAO DOS ALUNOS.

ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO ESCOLAR PARA A APRENDIZAGEM PLANEJAMENTO GESTÃO AVALIAÇÃO MONITORAMENTO PROCESSOS RESULTADOS

O PODER DA AVALIAÇÃO SE VOCÊ NÃO ACOMPANHA E IDENTIFICA RESULTADOS, NÃO PODE DISTINGUIR ENTRE O QUE É EFETIVO E O QUE NÃO É. SE VOCÊ NÃO RECONHECE O QUE NÃO PROMOVE BONS RESULTADOS, NÃO PODE CORRIGIR SUAS AÇÕES. SE VOCÊ NÃO RECONHECE E CARACTERIZA AS AÇÕES EFETIVAS, NÃO PODE UTILIZÁ-LAS COMO REFERÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO. SE VOCÊ NÃO RECONHECE E CARACTERIZA AS AÇÕES EFETIVAS, NÃO PODE APRENDER A PARTIR DE SUA EXPERIÊNCIA.

REFLEXÃO “ QUANDO A ESCOLA IGNORA OS SEUS PROBLEMAS [DEIXANDO DE ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER], ESTÁ MENTINDO PARA SI MESMA E PARA TODA A COMUNIDADE QUE A CERCA”. Depoimento de uma diretora escolar do município de Manaus

QUANDO A ESCOLA NÃO QUER MUDAR, NÃO HÁ PORQUE AVALIAR. PORÉM, NESSE CASO, ELA ESTÁ FUGINDO À SUA RESPONSABILIDADE. Diretora de escola municipal, em Manaus

  A avaliação oferece pistas do que funciona e pode ser melhorado e do que não funciona e precisa ser modificado.

Dimensões de avaliação do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar Gestão de resultados educacionais; Gestão participativa; Gestão pedagógica; Gestão de pessoas; Gestão de serviços e recursos.

Dimensões de avaliação Gestão de Resultados - 1 São realizadas, anualmente, práticas de avaliação e socialização dos objetivos e metas alcançados pelo projeto pedagógico, com o envolvimento de representantes da comunidade escolar? Inferior (até 10%) Abaixo da média (10 a 49%) Médio (50 a 69%) Acima da média (70 a 89%) Superior (90 a 100%)

Dimensões de avaliação Gestão de Resultados - 2 A escola nos últimos três anos, tem realizado registros, análises e socialização das taxas de aprovação, reprovação e abandono, com vistas a identificar necessidades e implementar ações de melhoria? Inferior (até 10%) Abaixo da média (10 a 49%) Médio (50 a 69%) Acima da média (70 a 89%) Superior (90 a 100%)

Dimensões de avaliação Gestão de Resultados - 3 A escola, nos últimos três anos, tem realizado acompanhamento e controle da freqüência dos alunos, e adotado medidas para assegurar a sua permanência, com sucesso, na escola? Inferior (até 10%) Abaixo da média (10 a 49%) Médio (50 a 69%) Acima da média (70 a 89%) Superior (90 a 100%)

Dimensões de avaliação Gestão de Resultados - 4 A escola analisa os resultados de aprendizagem de seus alunos, de forma comparativa com os resultados das avaliações nacionais, estaduais e/ou municipais, identifica necessidades e propõe ações de melhoria? Inferior (até 10%) Abaixo da média (10 a 49%) Médio (50 a 69%) Acima da média (70 a 89%) Superior (90 a 100%)

Dimensões de avaliação Gestão de Resultados - 5 São divulgados, periodicamente, aos pais e à comunidade, os resultados de aprendizagem dos alunos e as ações educacionais implementadas para a melhoria do ensino? Inferior (até 10%) Abaixo da média (10 a 49%) Médio (50 a 69%) Acima da média (70 a 89%) Superior (90 a 100%)

Dimensões de avaliação Gestão participativa - 1 O projeto pedagógico da escola é formulado ou validado, anualmente, com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar e expressam a missão, os valores, os objetivos, as metas e estratégias propostas, como marcos orientadores da educação oferecida pela escola? Inferior (até 10%) Abaixo da média (10 a 49%) Médio (50 a 69%) Acima da média (70 a 89%) Superior (90 a 100%)

Dimensões de avaliação Gestão participativa - 2 Os planos de ação e as práticas pedagógicas são acompanhadas e avaliadas de forma participativa e sistemática, envolvendo representantes dos pais, alunos, professores e da comunidade, de modo a orientar propostas de melhoria? Inferior (até 10%) Abaixo da média (10 a 49%) Médio (50 a 69%) Acima da média (70 a 89%) Superior (90 a 100%)

Dimensões de avaliação Gestão participativa – 3 Os organismos colegiados são atuantes e expressam comprometimento, iniciativa e efetiva colaboração na construção, no desenvolvimento e na avaliação do projeto pedagógico da escola? Inferior (até 10%) Abaixo da média (10 a 49%) Médio (50 a 69%) Acima da média (70 a 89%) Superior (90 a 100%)

Dimensões de avaliação Gestão participativa - 4 São realizadas articulações e parcerias com as famílias, com os demais serviços públicos (saúde, infra-estrutura, trabalho, justiça, assistência social, ministério público, cultura, esporte e lazer), associações locais, empresas e profissionais, visando à melhoria da gestão escolar, ao enriquecimento do currículo e à aprendizagem dos alunos? Inferior (até 10%) Abaixo da média (10 a 49%) Médio (50 a 69%) Acima da média (70 a 89%) Superior (90 a 100%)

Dimensões de avaliação Gestão participativa - 5 Existem práticas, bem-sucedidas, de estímulo e apoio à organização de alunos para que atuem em ações conjuntas, solidárias, cooperativas e comunitárias, visando ao desenvolvimento de suas potencialidades e à formação para a cidadania? Inferior (até 10%) Abaixo da média (10 a 49%) Médio (50 a 69%) Acima da média (70 a 89%) Superior (90 a 100%)

Dimensões de avaliação Gestão pedagógica - 1 A proposta curricular é atualizada, periodicamente, para atender os interesses e as necessidades dos alunos e da comunidade, em consonância com o projeto pedagógico da escola, as Diretrizes e Orientações Curriculares Nacionais e Estaduais bem como com os avanços científicos, tecnológicos e culturais da sociedade contemporânea? Inferior (até 10%) Abaixo da média (10 a 49%) Médio (50 a 69%) Acima da média (70 a 89%) Superior (90 a 100%)

Dimensões de avaliação Gestão pedagógica - 2 São realizadas práticas de análise dos resultados de aprendizagem – avanços alcançados e dificuldades enfrentadas pelos alunos, e são desenvolvidas ações pedagógicas, tendo por objetivo a melhoria contínua do rendimento escolar? Inferior (até 10%) Abaixo da média (10 a 49%) Médio (50 a 69%) Acima da média (70 a 89%) Superior (90 a 100%)

Dimensões de avaliação Gestão pedagógica - 3 São desenvolvidas práticas pedagógicas inovadoras para atender as diferentes necessidades e ritmos de aprendizagem dos alunos, com a utilização adequadas de recursos didáticos, tecnologias educacionais, que favoreçam o trabalho em equipe, a interdisciplinaridade, a contextualização e a apropriação dos saberes? Inferior (até 10%) Abaixo da média (10 a 49%) Médio (50 a 69%) Acima da média (70 a 89%) Superior (90 a 100%)

Dimensões de avaliação Gestão pedagógica -4 São realizadas práticas pedagógicas inclusivas que traduzam o respeito e o atendimento eqüitativo a todos os alunos, independente de origem sócio-econômica, gênero, raça, etnia e necessidades especiais? Inferior (até 10%) Abaixo da média (10 a 49%) Médio (50 a 69%) Acima da média (70 a 89%) Superior (90 a 100%)

Dimensões de avaliação Gestão Pedagógica- 5 As práticas de planejamento das aulas pelos professores são realizadas de forma sistemática, coletiva e cooperativa, em consonância com a proposta curricular da escola e com base nos avanços e necessidades individuais dos alunos? Inferior (até 10%) Abaixo da média (10 a 49%) Médio (50 a 69%) Acima da média (70 a 89%) Superior (90 a 100%)

Dimensões de avaliação Gestão Pedagógica- 6 São realizadas práticas de organização dos ambientes, horários de aula e atividades extra-classe, de modo a assegurar práticas pedagógicas voltadas para a qualidade do ensino e o atendimento às necessidades de aprendizagem dos alunos? Inferior (até 10%) Abaixo da média (10 a 49%) Médio (50 a 69%) Acima da média (70 a 89%) Superior (90 a 100%)