CONCEITO IDÉIAS GERAIS, DESVELADAS PELA OPERAÇÃO INTELECTUAL DE ABSTRAÇÃO, E QUE PERMITE “EXPLICAR” A NATUREZA DO OBJETO EM ESTUDO; É CONSTRUIR TEORIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Técnicas Educativas e Processos Grupais
Conferência realizada no Departamento de Medicina Preventiva e Social
Quem é o homem ?.
Porque ensinar Ciências na Escola?
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Letramento: um tema em três gêneros
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Matemática para todos Educação Básica
IV CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
  ORGANIZAÇÕES.
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Parte I – As origens filosóficas da psicologia
A Aprendizagem Significativa como modelo a ser perseguido pela escola atual. Júlio César Furtado
ESPORTE E EDUCAÇÃO Paula Korsakas. ESPORTE E EDUCAÇÃO Paula Korsakas.
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
ESTÉTICA Arte e realidade
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
As Organizações Vistas como Prisões Psíquicas
O COMPROMISSO DO PROFISSIONAL COM A SOCIEDADE
Professora Suraia Rahmé
Comportamento organizacional
MUDANÇA Organizacional Adm. Aline Mendonça.
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Trabalhando com Grupos
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
A QUINTA DISCIPLINA Parte I A
O que é ensinar história?
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Indivíduo, cultura e sociedade Parte 02
A construção do conhecimento em Durkheim, Weber e Marx
Profª. Taís Linassi Ruwer
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Formalizar mudanças com o pessoal de poder decisório Promover mudança de comportamento ou atitude Facilitar a venda de idéia Dar condições para.
O conhecimento científico
Departamento de Biblioteconomia GERENCIA DE RECURSOS INFORMACIONAIS Prof.ª Ana Claudia Borges Campos Wenceslau 2013/1 – aula 1 – Conceituações elementares.
Teoria Geral da Administração I
Capítulo 1 A administração hoje.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Aula 2. Metodologia científica- Conhecimento
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
O homem e a cultura - Leontiev
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 02 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
Teorias Educacionais.
Psicologia da Educação
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Aprendizagem da matemática
Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro.
LEARNING ORGANIZATION
Transcrição da apresentação:

CONCEITO IDÉIAS GERAIS, DESVELADAS PELA OPERAÇÃO INTELECTUAL DE ABSTRAÇÃO, E QUE PERMITE “EXPLICAR” A NATUREZA DO OBJETO EM ESTUDO; É CONSTRUIR TEORIA SOBRE O FENÔMENO ESTUDADO.

- SEM TEORIA NÃO É POSSIVEL CONCEITUAR CONCEITO -         SEM TEORIA NÃO É POSSIVEL CONCEITUAR

CONCEITO A CONCEITUAÇÃO DEFINE E DANDO SIGNIFICADO, PROMOVE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO, CULTURA E PRESSÃO SOCIAL QUE RESULTA ALTERAÇÃO DA LEI.

CONCEITO O CONCEITO BOA PARTE DAS VEZES PARTE DE UMA INTERPRETAÇÃO ABSTRATA E REDUTORA (LIMITADA), RESULTADO DE UMA UM ESFORÇO SÓCIO-CULTURAL, E NÃO NASCIDAS DOS INDIVÍDUOS, NATURAIS.

“ARQUE” = ORIGEM, ANTIGO. ARQUÉTIPOS “ARQUE” = ORIGEM, ANTIGO. - OS TIPOS QUE NOS DERAM ORIGEM – NOSSOS MODELOS INCOSCIENTES.

ARQUÉTIPOS OS ARQUÉTIPOS SERVEM PARA “DISTORCER” A IMAGEM E ASSIM ADEQUAR A FORMA DE VÊR UMA REALIDADE (METÁFORA – FIGURA DE LINGUAGEM – TRANSPOR O SIGNIFICADO DE UM TERMO PARA OUTRO EM VIRTUDE DE ANALOGIA OU COMPARAÇÃO SUBENTENDIDA.)

O SER HUMANO, NO PROCESSO DE “PENSAR”, PRECISA SE DAR CONTA DE QUE O ARQUÉTIPOS O SER HUMANO, NO PROCESSO DE “PENSAR”, PRECISA SE DAR CONTA DE QUE O “PRÉ–CONCEITO”, INCONSCIENTEMENTE, NOS INDUZEM, MODELAM O NOSSO CONHECIMENTO INTERIOR.

VIOLÊNCIA QUALQUER FORÇA EMPREGADA CONTRA A VONTADE, LIBERDADE OU RESISTÊNCIA DE PESSOA OU COISA. ABUSO DE FORÇA.

VIOLÊNCIA FATO x FENÔMENO SOCIAL CULTURA: VISÃO (MODO DE ENTENDER OU COMPREENDER ALGUMA COISA), CATEGORIZAÇÃO QUALIDADE E QUANTIDADE

VIOLÊNCIA ESTRUTURAL:CONDIÇÕES ADVERSAS DE VIDA (MISÉRIA, DESEMPREGO, ETC.) PESSOAL: AÇÃO DIRETA DE UMA PESSOA CONTRA OUTRA (AGRESSÃO FÍSICA, EXPLORAÇÃO SEXUAL, ETC.)

GESTÃO DA COMPETÊNCIA DESAFIOS APRENDER A APRENDER APRENDER A MUDAR APRENDER A FAZER

TRANSFORMAR COMPORTAMENTO PARA TRANSFORMAR RESULTADOS APRENDIZAGEM TRANSFORMAR COMPORTAMENTO PARA TRANSFORMAR RESULTADOS

APRENDIZAGEM PENSAR EXIGE UMA EXTRATÉGIA. NÃO É ALGO SIMPLES OU INATO AO SER HUMANO – É UMA ARTE DE MUDAR A PARTIR DE UMA AÇÃO DE “PENSAR”, É UMA ESCOLHA.

APRENDIZAGEM SABER E NÃO FAZER É AINDA NÃO SABER.

APRENDIZAGEM O SABER E FAZER, É INCORPORAR O PENSAR AO PATRIMÔNIO INDIVIDUAL, PESSOAL.