SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Liege Gomes Machado de Melo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos
Advertisements

Divulgação da IN 015/TCER-2005
SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS – SRP -
TERMO DE REFERÊNCIA OFICINA.
SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS uma ferramenta de gestão pública
FCC/ Analista Judiciário do TRT 9ª Região
PROJETO DE ALTERAÇÃO DA LEI DE LICITAÇÕES
Programa Nacional de Apoio à Administração Fiscal dos Municípios Brasileiros - PNAFM Aplicação das Normas e Procedimentos do BID 07/11/2006.
INSTRUMENTOS LEGAIS DA POLÍTICA DE COMPRAS Dispõe sobre o procedimento de cotação eletrônica, para aquisição de bens e serviços comuns de pequeno valor,
VOT 2012.
REGISTROS PÚBLICOS AULA 3
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
Licitações e Contratos Emerson César da Silva Gomes
Licitações e Contratos
Apresentador: José Djailson F. de Barros
LICITAÇÕES E CONTRATOS
LICITAÇÕES E CONTRATOS
FREQÜENTES EM PROCEDIMENTOS
LICITAÇÕES Alexandre Cândido de Souza
CONTRATAÇÃO SEM LICITAÇÃO
CADASTRO GERAL DE FORNECEDORES - CAGEF
REGISTRO DE PREÇOS.
REGISTRO DE PREÇOS.
Soraya Quixadá Bezerra. Dispõe sobre o procedimento de cotação eletrônica, para aquisição de bens e serviços comuns de pequeno valor, e dá providências.
PROEP INFRA ESTRUTURA EQUIPAMENTOS
COMO O GOVERNO COMPRA: Análise e Procedimentos Adotados
LICITAÇÃO Elizabete Nunes.
Compras Governamentais e Micro e Pequenas Empresas
SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS.
O que é Pregão?.
12ª Reunião Ordinária 5 de outubro de Lei nº , de 15 de dezembro de 2010.
Antônio Luiz Vieira Soares. DIAGNÓSTICODIAGNÓSTICO.
Compras Centralizadas - QGEx Contratação por Sistema de Registro de Preço (SRP)
Departamento de Material e Serviços Auxiliares
Licitação.
LICITAÇÃO Procedimentos (Lei 8.666/93).
Princípios Administrativos
PREGÃO SAEB/CCL SALVADOR, 18 e 19 DE MARÇO DE 2008
SETOR DE COMPRAS CEART/UDESC
Superintendência de Serviços Administrativos Diretoria de Material
Edinando Luiz Brustolin
Licitações e Contratos Administrativos
Lei nº , de 15 de dezembro de Art. 3 o A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção.
LICITAÇÕES PÚBLICAS Lei Federal 8666/93 (Lei de Licitações e Contratos Públicos) Lei Estadual n /06 Escopos da Licitação Garantir a Administração.
A UTILIZAÇÃO DA LICITAÇÃO PARA EXECUÇÃO DOS RECURSOS
RDC – REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÃO
PROCEDIMENTOS PARA O PROCESSO DE COMPRAS
COMO O GOVERNO COMPRA: Análise e Procedimentos Adotados
Registro de Preços.
PROF: JOSÉ PEDRO PEREIRA ANDRADE
Atividades e atos administrativos
LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS
Título do evento Rogerio da Silva Fernandes Auditor-Chefe Substituto Auditoria Interna do Inmetro – Audin Reunião Regional Sul e Sudeste 28 a 31/7/2014.
Auditoria Interna do Inmetro – Audin
Licitação e Contratação para Prestação de Serviços Uma Visão do TCM/SP
TRANSPARÊNCIA NOS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO
Parte II ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
O que é licitação? É um procedimento administrativo formal, isonômico, de observância obrigatória pelos órgãos/entidades governamentais, realizado anteriormente.
Princípio da Isonomia Lei 8.666/93.
1) Etapas: empenho, liquidação e pagamento
Compras/Contratações
PREGÃO ELETRÔNICO: NOÇÕES SOBRE PROCEDIMENTOS
LICITAÇÃO.
George Pierre de Lima Souza Gerente Geral de Licitações e Compras TROCA DE EXPERIÊNCIAS E MELHORES PRÁTICAS: COMPRAS CORPORATIVAS UM PASSO EM BUSCA DA.
Dever de licitar : Licitar é a regra. A Contratação direta é a exceção (art. 2º Lei 8.666/93 e art. 37, XXI CF/88).
AQUISIÇÕES NA ESFERA PÚBLICA (COMPRAS). PRINCIPIO CENTRAL DOS GASTOS PÚBLICOS: -Por não se tratar de recurso próprio (privado), o recurso público precisam.
APRESENTAÇÃO DIRAD - SEAC ENCONTRO DA COMISSÃO DE PADRONIZAÇÃO SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Benefícios dessa Ferramenta de Gestão Como Inserir o Registro.
VI SEMANA TÉCNICA ADMINISTRATIVA OFICINA DE CONTRATOS
1. Objeto Art. 1º do Decreto nº 3.931/2001, na redação dada pelo Decreto nº 4.342/2002, e art. 1º do Decreto nº 7.892/2013: Contratação de serviços e aquisição.
Transcrição da apresentação:

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Liege Gomes Machado de Melo Aquisição de livros Liege Gomes Machado de Melo

Planejamento da licitação O dever de diligência e de planejamento O princípio da eficiência A fase interna e as providências preliminares

Princípio da EFICIÊNCIA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (...)

Princípio da EFICIÊNCIA             HELY LOPES MEIRELLES, definiu o princípio da eficiência, como: “o que se impõe a todo o agente público de realizar suas atribuições com presteza, perfeição e rendimento profissional”.

Objetivo da licitação Art. 3o  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

FASE INTERNA ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA - O setor competente deve fazer um bom Projeto Básico ou Termo de Referência; - Envolve-se pessoas com CAPACITAÇÃO e CONHECIMENTO suficientes para elaborar; - Preço compatível com o de mercado. No caso de MAIOR DESCONTO sobre tabela, é dispensável. JUSTIFICAR – Art. 113, Lei 8.666/93

ATO CONVOCATÓRIO - É o ato pelo qual a Administração torna público seu propósito de licitar e estabelece as regras que disciplinam o certame, “garantindo qualidade na competição”. - É a lei interna da licitação. (Art. 41, LCC)

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Conjunto de procedimentos para registro formal de preços relativos à prestação de serviços e aquisição de bens para contratações futuras; Art 15, Inc V e §§, da LLC. Dec. 3.931/01

Legislação Lei nº8.666/93, de 21/06/1993 - Art. 15: sempre que possível as compras deverão ser realizadas através de Sistema de Registro de Preços. Lei nº10.520, de 17/07/2002 - Art. 11: O registro de preços de bens e serviços comuns poderão adotar a modalidade de Pregão. Decreto nº3.931, de 19/09/2001 - Regulamenta o Sistema de Registro de Preços na Área Federal. Decreto nº4.342, de 23/08/2002 - Altera o Decreto nº3.931/2001, autorizando a utilização da modalidade de pregão. Decreto nº5.450, de 31/05/2005 - Regulamenta o pregão, na forma eletrônica, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências.

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Com o SRP é possível o órgão público fazer a licitação sem a existência de recursos orçamentários, preparando-se para as inevitáveis emergências !

SRP- CARACTERÍSTICAS Modalidades: Concorrência e Pregão. Disponibilidade orçamentária quando da contratação. Não obriga a aquisição da totalidade licitada. Contratação - quando do surgimento da necessidade. Prazo de vigência da ARP é limitado a um ano. A validade da ARP vai além do exercício financeiro.

SRP - agilidade e eficiência O SRP é uma revolucionária ferramenta para dar agilidade as compras e as contratações. O “carona”no SRP pode comprar e contratar sem fazer a licitação. Ata de Registro de Preços equivale a um “termo-compromisso”

SRP- PROCEDIMENTOS 2- Observar o planejamento administrativo; 1- Estimar o quantitativo com base na demanda anual, no caso, a relação das editoras; 2- Observar o planejamento administrativo; 3- Levantamento dos custos; 4- Verificar se o valor final-ano enquadra-se dentro do valor de dispensa; 5- Elaboração do termo de Referência; 6- Realização da licitação (publicação do aviso no DOU e jornal local); 7- Confeccionar, publicar e gerenciar a ARP.

DEFINIÇÕES ADOTADAS Sistema de Registro de Preços –SRP: Conjunto de procedimentos para registro formal de preços relativos àprestação de serviços, aquisição e locação de bens, para contratações futuras. Ata de Registro de Preços: Documento vinculativo, obrigacional, com característica de compromisso para futura contratação, onde se registram os preços, fornecedores, órgãos participantes e condições a serem praticadas.

DEFINIÇÕES ADOTADAS Órgão Gerenciador - Órgão da Administração responsável pela condução dos procedimentos para realização do registro de preços e gerenciamento da Ata dele decorrente. Órgão Participante - Órgão que participa dos procedimentos iniciais do SRP e integra a Ata de Registro de Preços.

TERMO DE REFERÊNCIA “ é o documento em que o requisitante esclarece aquilo que realmente precisa, trazendo a definição do objeto, orçamento detalhado de acordo com os preços de mercado, métodos, estratégia de suprimentos e cronograma. É o planejamento da licitação”. (Profº Joel de Menezes Niebuhr) (Inc I, Art. 8º, Dec. 3.555/00 (PP) e Inc I. Art. 9º do Dec. 5.450/05 - PE:

TERMO DE REFERÊNCIA DO OBJETO (sugestão) O presente termo tem por objeto a Aquisição de livros através do Sistema de Registro de Preços, utilizando como critério de julgamento, maior desconto sobre o preço das editoras e de acordo com as condições estabelecidas no Edital e seus Anexos. § 1º, art 9º, Dec 3.931/01

TERMO DE REFERÊNCIA JUSTIFICATIVA OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA OBRIGAÇÕES DO CONTRATANTE PRAZO DE ENTREGA

TERMO DE REFERÊNCIA CONDIÇÕES DE RECEBIMENTO SANÇÕES RELAÇÃO DAS EDITORAS

“Quando não há reavaliação, a rotina ocupa o lugar das decisões inteligentes” Sucesso a todos!