Prof2000 Formação contínua de professores à distância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uso do Ambiente de Ensino On-line
Advertisements

Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
Plano formação a distância 2004 Propostas apresentadas pelo CFAEs.
Centro de Estudos e Investigação
Líderes e Prof2000 Balanço de actividades e estragégias [ na perspectiva do CT ]
PROF 2000 Programa de formação de professores a distância.
COMPROMISSO PORTUGAL: O CAPITAL HUMANO Luís Valadares Tavares
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Pontifícia Universidade Católica
1. Identificação do Produto Global Nós
Universidade de Aveiro
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Reorientação curricular
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Direção de Ensino – Núcleo de Aprendizagem Virtual Atividades do NAV Submissão de Curso a Distância de.
E o futuro assim será..... Ambientes virtuais Por Marcos A. Pisetta O que fazer?
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
Conhecimento e Inovação com as TIC.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Referencias de Qualidade adotados na Adaptação de um Curso a Distância
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
1. 2 Objectivo Geral Promover a pedagogia, a formação e a certificação dos Formadores de formação a distância.
Departamento do Ensino Secundário
Formação Inicial de Líderes Apresentação geral da acção.
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Generalidades sobre e-learning
Santarém Março a Julho de 2007
CURRICULO +.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Programa Prof2000 Ovar, 26 de Outubro 2001 Formação contínua de professores à distância.
A economia social em Portugal O desenvolvimento local
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Estratégias de actuação: Articulação curricular
O novo programa de Matemática para o ensino básico
O que mudou no eTwinning?. O espírito de comunidade. O trabalho colaborativo. O trabalho de equipa. A disponibilidade. O espírito de partilha. A vontade.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Formação Inicial de Líderes Papel do Líder de escola Prof2000.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
As TIC no processo de educação-formação de Matemática A visibilidade das TIC na formação geral e específica Qualquer tecla para continuar.
III Encontro Nacional EAD da Rede de Escolas de Governo Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010 “Redes Colaborativas: Compartilhamento para Construção de.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
O ESTADO ATUAL DO DEBATE SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.
Formação contínua de professores à distância
Lisboa, 22 de Março de 2000 Programa Prof2000 Formação contínua de professores à distância.
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
Modelo de Auto-Avaliação da Biblioteca Escolar
PROGRAMA DE INOVAÇÃO DOCE(NTE) PID DO PIMENTA ANO 2015.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
O papel pedagógico do órgão gestor
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Formação contínua de professores à distância
Transcrição da apresentação:

Prof2000 Formação contínua de professores à distância Lisboa, 22 de Março de 2000 Programa Prof2000

Prof2000 Formação de Professores a distância A Aprendizagem TRENDS A Experiência de uma Rede Humana A Criação de um Modelo Inovador Os Cenários de Formação Os Factos e os Números Os Factores de Sucesso Lisboa, 22 de Março de 2000 Programa Prof2000

Prof2000 na Continuidade do TRENDS O TRENDS foi um projecto europeu para lançar serviços de Formação à distância para Professores e decorreu entre Jan 96 e Dez 98. O Prof2000 herda um Modelo de Formação e uma Prática experimentada, avaliada e refinada ao longo de três anos. Envolve 85 escolas, 29 Centros de Formação de Professores e um Centro de Treino e Serviços Lisboa, 22 de Março de 2000 Programa Prof2000

Prof2000 A Rede humana confiante, solidária e inovadora Com base numa parceria sólida entre o ME/DREC e a PT-Inovação foi possível construir uma Rede humana Confiante, Solidária e Inovadora de Professores nas Escolas nos Centros de Formação no Centro de Treino Lisboa, 22 de Março de 2000 Programa Prof2000

Prof2000 Modelo de Formação Baseado na oferta de uma rede de Centros de Formação Suportado por uma rede de Líderes locais e por um Centro de Treino Mantém os procedimentos de oferta de Acções Formação certificadas pelo CCPFCP Adopta Formato de Curso / Oficina 50 h (25 On-line / 25 Off-Line) para a Produção de materiais pedagógicos - 8 a 10 semanas. Misto de sala de aula virtual e auto-aprendizagem apoiada pelos Líderes de Escola Lisboa, 22 de Março de 2000 Programa Prof2000

Prof2000 Os Cenários de Formação à Distância Lisboa, 22 de Março de 2000 Programa Prof2000

Prof2000 Factos e Números Nº Professores registados : 4900 Nº Documentos Web Criados : 48000 Nº Mails trocados por dia: 3500 Nº Páginas Web consultadas por dia : 6.000 Nº Escolas e Líderes : 85 Nº Centros de Formação : 29 Nº Acções de Formação Acreditadas : 60 Nº Formandos à Distância: 1200 Lisboa, 22 de Março de 2000 Programa Prof2000

Prof2000 Os Factores de Sucesso Metodologia : Aprender/Fazer em equipa pluridisciplinar Autonomia Técnica das Escolas com base nos Líderes de Escola Ligação aos Processos no terreno: CFAEs; CCPFCP Qualidade dos Líderes, do Centro Treino e Formadores Forte Ligação às Comunidades Educativas Facilidade, conforto, custo e acessibilidade da Formação Oferta e Acesso globais às Acções de Formação Decisão rápida e descentralizada na DREC Apoio e formação técnica de alta qualidade: PTinovação Lisboa, 22 de Março de 2000 Programa Prof2000

Prof2000 Formação diversificada, estimulante e inovadora http://www.prof2000.pt Tecnologia e Serviços suportados pela PT Inovação Administração e Gestão com Recursos da DREC/ME Lisboa, 22 de Março de 2000 Programa Prof2000

http://www.prof2000.pt Lisboa, 22 de Março de 2000 Programa Prof2000

Vínculo Lisboa, 22 de Março de 2000 Programa Prof2000

Nivel de ensino Lisboa, 22 de Março de 2000 Programa Prof2000

Tempo de serviço Lisboa, 22 de Março de 2000 Programa Prof2000

Lisboa, 22 de Março de 2000 Programa Prof2000

Lisboa, 22 de Março de 2000 Programa Prof2000