UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.

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Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS DA ESF CENTRAL 01 DE MARAU, RS Gabriel Frizon Greggianin Orientadora: Danieli Bluhm da Silva Janeiro de 2015

Introdução: O município Principais características

Introdução: A UBS População adscrita A equipe O processo de trabalho

Situação da atenção a hipertensos e diabéticos antes da intervenção Busca ativa precária; Ausência de registro específico; Ausência de agendamento programático; Ausência de controle de qualidade e integralidade do atendimento; Ausência de monitoramento dos cuidados;

Objetivos: Geral: Melhorar a atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos na ESF Central 01, Marau, RS. Específicos: Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa Melhorar o registro das informações Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular Promover a saúde de hipertensos e diabéticos

Metodologia: Ações nos 4 eixos pedagógicos: Monitoramento e avaliação Organização e gestão do serviço Engajamento público Qualificação da pratica clínica

Objetivos, metas e resultados: Objetivo 1: Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos Meta: Cadastrar 80% dos hipertensos da área de abrangência De acordo com a estimativa possuímos 608 hipertensos, e durante os 3 meses da intervenção conseguimos cadastrar 86 hipertensos o que representa 14,1%. O indicador de cobertura mostrou evolução de 5,4%(33) no primeiromês, 10,5%(64) no segundo mês e 14,1%(86) no terceiro mês.

Evolução mensal do indicador de cobertura de atenção ao hipertenso

Meta: Cadastrar 40% dos diabéticos da área de abrangência De acordo com as estimativas temos 150 diabéticos em nossa área e conseguimos cadastras 23 destes em 3 meses de intervenção. Para diabéticos o indicador de cobertura mostrou evolução de 4%(6) no primeiro mês, 8,7%(13) nos segundo mês e 15,3%(23) no terceiro mês.

Evolução mensal do indicador de cobertura do programa de atenção ao diabéticos.

Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a usuários hipertensos e/ou diabéticos Meta: Realizar exame clínico apropriado, garantir a realização de exames complememtares, priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular e realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico, em 100% dos hipertensos e diabéticos. Resultado: atingimos as todas as metas de qualidade em 100% dos pacientes.

Objetivo 3: Melhorar a adesão dos usuários hipertensos e/ou diabéticos ao programa. Buscar 100% dos hipertensos e diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Resultado: não tivemos nenhum faltoso as consultas agendadas.

Objetivo 4: Melhorar o registro das informações Meta: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Resultados: todos os pacientes cadastrados na intervenção possuem ficha de acompanhamento adequadamente preenchida.

Objetivo 5: Mapear usuários hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular. Meta: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Resultados: todos os pacientes cadastrados no programa tiveram estratificação de risco cardiovascular.

Objetivo 6: Promover a saúde dos usuários hipertensos e diabéticos Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável, sobre atividade física, riscos do tabagismo e saúde bucal, a 100% dos hipertensos e diabéticos. Resultados: todos os pacientes cadastrados receberam orientações sobre todos os aspectos acima mencionados.

Discussão Importância da intervenção: √ Para a equipe √ Para o serviço √ Para a comunidade Rotina do serviço: √ Ações plenamente incorporadas √ Mudanças necessárias

Reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem:

Agradecimentos