Novos Desafios no Ensino Superior Tema: Impacto do ensino virtual com relação ao ensino presencial em MedicinaTema: Impacto do ensino virtual com relação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Advertisements

- REGULAMENTADO PELA RESOLUÇÃO N. 9 DE 24 DE MAIO DE DE ACORDO COM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO -DEVERÁ INCLUIR NECESSARIAMENTE.
CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
O papel do professor frente às mudanças
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
DIRETRIZES CURRICULARES
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Desafios e oportunidades do EAD
Evasão em Cursos A Distância.
Processo de Avaliação.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
O livro didático de ciências
Habilidades de Informática Médica Prof. MSc. Patrick Abdala F. Gomes
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Didática e Metodologia no Ensino Superior
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Curso de Especialização em Docência para Educação Profissional
Curso de Docência Universitária
Para onde caminhamos na Educação a Distância
ABED – SALVADOR 11° Congresso Internacional de Educação a Distância. ABED Avaliação – compromisso para a qualidade e Resultados.
REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.
Professor ADEMIR BASILIO
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Gestão da Tecnologia da Informação
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Capacitação em Simulação Realística
DIDÁTICA Aula 09: Planejamento didático e elementos que o constitui: metodologia e recursos didáticos Profa. Therezinha Conde.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Práticas Pedagógicas e Síndrome de Down
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
OBJETIVO GERAL Oportunizar a alunos de escolas públicas, qualificação no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
A Experiência de Sorocaba em Liga de Cirurgia Pediátrica
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Caso ferramenta de ensino-aprendizagem
Sistema Integrado de Gestão de Informação Médico-Acadêmica
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Instituto Edumed Campinas Renato M.E. Sabbatini,
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
Contact Center Modelo: 100% presencial, com metodologia voltada para solução de problemas práticos (webquest)*. Carga horária: 400 horas mais.
Aula Teórica Estágio PAE 1º semestre 2015.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed Campinas.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Learning Design, uma especificação mais abrangente para Objetos de Aprendizagem Renato Luís de Souza Dutra Liane Tarouco Mary Lucia Pedroso Konrath.
O Uso das Metodologias Ativas no Ensino Aprendizagem de Ciências
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
Docência universitária: repensando a aula
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
Apresentação da Disciplina Prof.ª Marielen A. C. da Silva Msc. em Desenvolvimento Rural Eng. Agrônoma Administração do agronegócio.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Educação à Distância Forma de ensino que possibilita auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados.
vídeo
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Aula 7_IEEC_2015 Joana Andrade.  “...comprometer-se ideologicamente com uma causa que envolva o ser humano.”  “tornar-se professor exige mudanças de.
Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Novas Tecnologias para Educação Superior e os Procedimentos de Ensino Apuena Vieira Gomes Secretaria de Educação a Distância – SEDIS Universidade Federal.
COMO ESCREVER PROJETOS ACADÊMICOS Lívia. TÍTULO Conciso + Claro; Qualquer momento; Palavras-chave; Expressar especificamente sobre o que é seu trabalho.
Psicologia Social Comunitária no Brasil Marcos Antônio de Carvalho Anhanguera Educacional Psicologia – comunidade - grupos.
Transcrição da apresentação:

Novos Desafios no Ensino Superior Tema: Impacto do ensino virtual com relação ao ensino presencial em MedicinaTema: Impacto do ensino virtual com relação ao ensino presencial em Medicina Problemática: Aprendizado passivo versus aprendizado ativo (construção do conhecimento)Problemática: Aprendizado passivo versus aprendizado ativo (construção do conhecimento) Acervo: slides, peças anatômicas dissecadas, peças anatômicas intactas, objetivos comportamentais; técnicas cirúrgicas in vivo, telemedicina, teleanatomia, viodeocirurgia, neuroanatomy interactive syllabusAcervo: slides, peças anatômicas dissecadas, peças anatômicas intactas, objetivos comportamentais; técnicas cirúrgicas in vivo, telemedicina, teleanatomia, viodeocirurgia, neuroanatomy interactive syllabus

Exemplos de Recursos Informatizados Uso de imagens realísticas obtidas por meio de MRI, fMRI e outras abordagens da área de medicina nuclearUso de imagens realísticas obtidas por meio de MRI, fMRI e outras abordagens da área de medicina nuclear Uso de computação gráficaUso de computação gráfica

fMRI of Creative Intelligence John Geake and Peter Hansen

Questões para reflexão: Qual é a necessidade de os alunos estarem em contato direto com peças na atômicas, em contato direto com o paciente, de acompanharem procedimentos cirúrgicos e ambulatoriais em tempo real para a formação médica?

Questões para reflexão: Avaliar a necessidade de aulas teóricas e práticas presenciais no ensino das ciências médicas versus uso de metodologias alternativas de ensino, como estudo baseado em problemas, uso de programas de neuroanatomia com abordagem autodidata, uso de aulas práticas gravadas em videocassete, e transmissão via embratel de cirurgia, consultas ambulatorias, exame físico, seguidos de fóruns de discussão e de braisntorms

Modelos do passado Aulas presenciais teóricas e práticas; Aulas presenciais teóricas e práticas; Treinamento em serviço As vivências como estudantes construíram muitas das representações e valores que hoje atribuem sentido às suas práticas e que perpetuam certas rotinas e vícios.

O Professor como modelo Afeta diretamente o estudante Avaliação teórica, prática e oral Capacitação do estudante para autonomia na busca do conhecimento. Estratégias didáticas que tornem o conteúdo mais compreensível Despertar o interesse do estudante pelo conteúdo. Desenvolver o espírito crítico.

Lousa Tutor Estudo dirigido

Plano de trabalho: Apresentação de duas estratégias vivenciais GO/GV Grupo de discussão Grupo de observação Feedback