SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

A educação profissional na atual LDB
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Formação por competências
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
secretaria de educação profissional e tecnológica
Educação Profissional Técnica de Nível Médio para a Saúde
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
CONCEITUAÇÃO DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROJETO POLÍTICO
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
Universidade Federal de Uberlândia
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Política Educacional Brasileira
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Ministério da Educação
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Bases Legais Resoluções CEB/CNE 03/2010 CEB/CEE 239/2011.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Revisita ao PPP.
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
Transcrição da apresentação:

SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS 27, 28 e 29 de abril / 2011 BRASÍLIA – MT

MESA REDONDA Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica da ETSUS.

Eixo Temático O PNE para a educação profissional, particularmente, para a educação profissional técnica de nível médio, parâmetros e diretrizes que conformam a integração do processo ensino com os serviços como prática pedagógica estruturante dos processos de habilitação profissional técnica.

PROPOSTA DE Plano Nacional de Educação -pne decênio 2011-2020 perspectiva de resgate da compreensão dos meios de produção contemporâneos, das relações sociais e das relações de trabalho-(domínio do trabalho). ênfase no SER humano- tipo de formação precisa contemplar, sobretudo, o trabalho, a cultura, a ciência e a tecnologia.

Pne : METAS PARA A EPT “Meta 10: Oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos na forma integrada à educação profissional nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.” “Meta 11:Duplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta.”

ESTRATÉGIAS PARA A CONSECUÇÃO DAS METAS PNE Integração da EJA com a ETP; Expansão e melhoria da rede física, laboratórios e aquisição de equipamentos de escolas públicas que atuam na EJA integrada à EPT; Produção de materiais didáticos; Desenvolvimento de currículos e metodologias específicas para avaliação, formação continuada de docentes para a rede pública, ofertantes da EPT; Interrelação entre teoria e prática nos eixos da ciência, do trabalho, da tecnologia e da cultura e cidadania. Expansão de matrículas e da oferta de educação profissional técnica de nível médio, inclusive em Educação a Distância - EaD; Democratização do acesso à educação profissional pública e gratuita; Programas de reconhecimento de saberes para fins de certificação profissional em nível técnico; e Sistema de avaliação de qualidade.

LDB e marco regulatório Lei 9.394/96 – LDB Decreto 2.208/97 (revogado) Decreto 5.154/2004 Lei 11.741/ 2008 – alterações na LDB- Cap. III(da Educação profissional e Tecnológica)

ASPECTOS LEGAIS E PEDAGÓGICOS EM DESTAQUE

PRINCIPIOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DCN do Ensino Médio DCN da Educação Profissional de Nível Técnico DCN do Ensino Fundamental Igualdade, acesso e permanência. Liberdade de Aprender e Ensinar. Valorização dos Profissionais de Educação. Respeito aos valores estéticos, políticos e éticos. Estética = sensibilidade Qualificação = Fazer humano para a PRÁTICA. Cidadania= ativa e crítica. Igualdade = direito a todos à Educação para o trabalho, constituição de competências laborais relevantes, num mundo em constante mutação. Está atrelado ao princípio da DIVERSIDADE.

SABER CONHECIMENTO FAZER AGIR COMPETÊNCIA Ser competente é ser capaz de mobilizar conhecimentos, informações e até mesmo hábitos, para aplicá-los, com capacidade de julgamento, em situações reais e concretas, individual e coletivamente.

Conceito de Competência Profissional Capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação: Conhecimentos Habilidades Atitudes Valores Emoções Desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho, para responder aos novos desafios da atuação profissional e do exercício social da cidadania Competências Profissionais devem ser definidas com clareza, a partir da identificação de perfis profissionais de conclusão: Básicas: garantidas essencialmente pela Educação Básica, em especial no Ensino Médio Gerais: comuns ao conjunto de profissionais do mesmo Eixo Tecnológico Específicas: próprias da habilitação profissional técnica de nível médio ou da graduação tecnológica Competências Técnicas exigem conhecimento tecnológico e cultivo dos valores da cultura do trabalho. O Saber do Trabalho informa o Saber Tecnológico e vice-versa

Alterações na legislação articulação com outras modalidades e o ensino médio; organização por eixo tecnológico; resgate do histórico e da lógica dos conhecimentos científico-tecnológicos; base politécnica comum; formas de oferta: integrada, concomitante, subsequente.

conceitos e concepções formação integral cidadania categorias indissociáveis da formação humana: trabalho, cultura, ciência e tecnologia trabalho como princípio educativo produção do conhecimento: pesquisa como princípio pedagógico Educação:processos e prática- Práxis Social(espaço de garantia dos direitos)

Fundamentos Técnicos e DIMENSÕES DA COMPETÊNCIA PROFISSIONAL Competências Básicas Competências Específicas Fundamentos Técnicos e Científicos Capacidades Técnicas Sociais Organizativas Metodológicas Capacidades Metodológicas Capacidades que permitem responder a situações novas e imprevistas que se apresentem no trabalho, com relação a procedimentos, seqüências, equipamentos e produtos, encontrar soluções apropriadas e tomar decisões autonomamente. Capacidades Organizativas Capacidades de coordenar as diversas atividades, participar na organização do ambiente de trabalho e administrar racional e conjuntamente os aspectos técnicos, sociais e econômicos implicados, bem como utilizar de forma adequada e segura os recursos materiais e humanos à disposição. Capacidades Profissionais Conjunto de capacidades técnicas, organizativas, sociais e metodológicas, as quais, ao lado das competências básicas, constituem as competências exigidas em determinada Qualificação Profissional. Capacidades Sociais Capacidades que permitem responder a relações e procedimentos estabelecidos na organização do trabalho, e integrar-se com eficácia, em nível horizontal e vertical, cooperando com outros profissionais de forma comunicativa e construtiva. Capacidades Técnicas Estão relacionadas com o saber e o saber fazer próprios de uma qualificação profissional. Capacidades que permitem operar eficientemente os objetos e variáveis que interferem diretamente na criação do produto. Implicam o domínio dos conteúdos do âmbito do trabalho e a posse de conhecimentos e habilidades necessários em sua atividade. Competências de Gestão 14

Princípio Educativo - Ser humano é produtor de sua realidade e por isso, se apropria dela e pode transformá-la. - Somos sujeitos de nossa história e de nossa realidade. CARACTERÍSTICAS DESEJÁVEIS -Sentidos : ontológico: como produção da existência; histórico: fundamenta e justifica a formação específica para o exercício de profissões

A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA LDB A melhoria na qualidade da Educação Profissional pressupõe uma Educação Básica de qualidade e constitui condição indispensável para o êxito num mundo pautado pela competição, inovação tecnológica e crescentes exigências de qualidade, produtividade e conhecimento. Conjunção do direito à Educação e do direito ao Trabalho

X ED. PROFISSIONAL CIDADÃO Permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva Preparar o cidadão para o TRABALHO com competências profissionais mais abrangentes segundo a lógica do conhecimento e da inovação tecnológica. Formação integral Reconhecimento de saberes Certificação por Competência Flexibildade/Interdisciplinaridade Contextualização Articulação Perfil Profissional de Conclusão Princípio educativo Diversidade dos sujeitos Pensamento crítico Autonomia intelectual

ITINERÁRIOS FORMATIVOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO HABILITAÇÃO TÉCNICA QUALIFICAÇÕES TÉCNICAS - SAÍDAS INTERMEDIÁRIAS ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA

CATÁLOGO NACIONAL DE CURSOS TÉCNICOS-CNCT Linha central de estruturação de um curso, definida por uma matriz tecnológica, que dá a direção para o seu projeto pedagógico e que perpassa transversalmente a organização curricular do curso, dando-lhe identidade e sustentáculo. O Eixo Tecnológico curricular orienta a definição dos componentes essenciais e complementares do currículo, expressa a trajetória do itinerário formativo, direciona a ação educativa e estabelece as exigências pedagógicas. CATÁLOGO NACIONAL DE CURSOS TÉCNICOS-CNCT

Pressupostos para a organização curricular por eixos tecnológicos . Pressupostos para a organização curricular por eixos tecnológicos matriz tecnológica; b) núcleo politécnico comum relativo ao eixo tecnológico em que se situa o curso; c) os conhecimentos nas áreas de linguagem, ciências humanas, ciências da natureza e matemática vinculados à educação básica e à educação para o mundo do trabalho; d) a pertinência, coerência, coesão e consistência de conteúdos, articulados do ponto de vista lógico e histórico, contemplando as ferramentas conceituais e as metodológicas; e) lógica do conhecimento e da inovação tecnológica.  

Princípio orientador do processo formativo: trabalho: ponto de partida para a produção do conhecimento; ciência: conforma conceitos e métodos cuja objetividade permite a transmissão para diferentes gerações, podendo ser questionados e superados; tecnologia: extensão das capacidades humanas; e cultura: articulação entre o conjunto de representações e comportamentos e o processo dinâmico de socialização.

Dimensão pedagógica e o Trabalho como princípio educativo Formar e educar cidadãos e profissionais com autonomia ética, política, intelectual e tecnológica; Considerar o sujeito trabalhador; Valorização da relação entre teoria e prática; Contextualização e a compreensão crítica para a construção de novos significados, transformando a realidade; Caráter mediador ; Ato educativo; Escola-Serviço –Comunidade.

Pressupostos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio I – Formação integral do educando; II – Trabalho como princípio educativo; III – Indissociabilidade entre educação básica e educação profissional; IV – Indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos da aprendizagem; V – Integração entre educação, trabalho, ciência, tecnologia e cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular; VI – Integração de conhecimentos gerais e profissionais realizada na perspectiva da interdisciplinaridade, tendo a pesquisa como princípio pedagógico; VII – Indissociabilidade entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem; VIII – Articulação com o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental dos territórios onde os cursos ocorrem; IX – Reconhecimento das diversidades dos sujeitos, das formas de produção, dos processos de trabalho e das culturas a eles subjacentes.  

TIPOS DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO: Estágio definido como pré requisito no Plano de curso para conclusão do curso e obtenção do Diploma( § 1º do art. 2º da Lei nº 11.788/08). NÃO OBRIGATÓRIO: É uma atividade opcional acrescida à carga horária regular e obrigatória (§2º do art.2º da Lei 11.788/08).

ESTÁGIO PROFISSIONAL SUPERVISIONADO ESTÁGIO: É ato educativo intencional de competência da Instituição de Ensino que deve integrar a Plano de Curso, devendo ser planejado, executado e avaliado de conformidade com os objetivos propostos Profissional: o Estágio deve ser realizado em locais que tenham efetivas condições de proporcionar aos alunos estagiários experiências profissionais pela participação em situações reais de trabalho Supervisionado: O Estágio como ato educativo escolar supervisionado deve ter acompanhamento efetivo do docente orientador da Unidade Operacional e por Supervisor da parte concedente do Estágio, comprovado pelos instrumentos.s de registros.

PPP - aportes para sua construção: - Diversidades dos sujeitos PPP - aportes para sua construção: - Diversidades dos sujeitos. - Eixo formativo centrado no trabalho como princípio educativo focado no mundo em constante transformação. -Perfil profissional de conclusão é o compromisso ético da Escola para com seus alunos, os empregadores dos seus formandos e a comunidade beneficiária da ação profissional; -Elaboração, execução e avaliação do PPP é essencial para a concretização da autonomia da escola. PROJETO: precisa ser pensado pelo coletivo da escola e a realidade. POLÍTICO: toda prática tem uma dimensão política (diretrizes e regimento escolar = a sustentação legal). PEDAGÓGICO: tem haver com a realização do processo ensino e aprendizagem, as metodologias aplicadas, o contexto e as dimensões do trabalho. 26

EIXOS ESTRUTURANTES DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EFICAZ Formação Docente Prática Pedagógica Eficaz Ambiente de aprendizagem Concepção Educacional Concepção Metodológica

PRINCÍPIOS FACILITADORES DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA - Tomar o trabalho como foco Articulação Interdisciplinaridade - Contextualização - Desenvolvimento de capacidades - Privilegiar o aprender a aprender (processos) - Integrar teoria e prática Construção de significados - Afetividade Avaliação da aprendizagem

PAPEL DO DOCENTE - Promover processo crítico-reflexivo. - Atitude orientada pela e para a responsabilidade social e ambiental. - Problematizador. - Mediador. - Relação dialógica. CARACTERÍSTICAS DESEJÁVEIS

SISTEC – O QUE É ? OBJETIVO: É um Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica . OBJETIVO: Disponibilizar informações de escolas que ofertam cursos técnicos, bem como seus respectivos cursos e alunos dessa modalidade. Criar banco de dados de Consulta Pública do “Currículo do Trabalhador” disponibilizando o histórico profissional dos alunos da Rede de Educação Profissional. Dar validade nacional aos diplomas de cursos técnicos. Subsidiar dados para a supervisão por parte dos órgãos reguladores (Conselhos Estaduais de Educação).

O real compromisso da escola é com o desenvolvimento crescente da autonomia intelectual do seu educando, de modo que o mesmo tenha condições de continuar aprendendo e articulando as várias dimensões de educação, trabalho, ciência e tecnologia. DESAFIO: Este é o grande compromisso da nova escola técnica e, também, o seu grande desafio.

Suely Cândida Catharino OBRIGADA! Suely Cândida Catharino http:\\www.cee.mt.gov.br suelycatharino@hotmail.com Conselheira de Educação/CEE/MT