ORIENTAÇOES PARA A SEMANA DE AVALIAÇAO E PLANEJAMENTO (SAP) 2019

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Orientação Facudade de Ciências da Saúde do Trairi-FACISA Orientação Acadêmica- FACISA.
Advertisements

RESOLUÇÃO No 227/2009-CONSEPE, de 03 de dezembro de 2009 Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FÓRUM DOS COORDENADORES DE GRADUAÇÃO 19/04/2012.  Abertura (14h00 – 14h30)  Cancelamento por abandono (14h30 – 15h00)  Oferta de vagas (15h00 – 15h45)
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
LICENCIATURA EM MÚSICA. Horário Calendário Acadêmico.
Coordenadora: Prof. Daniele da Rocha Carvalho, MSc Vice-Coordenador: Prof. Luiz Vieira de Oliveira Sobrinho, MSc Natal/RN, TRABALHO FINAL DE CURSO.
Curso de Sistemas de Informação Estágio Supervisionado Trabalho de Conclusão de Curso.
Estratégias de preparação do aluno para a modalidade ead Alcir Vilela Junior.
AGRUPAMENTO VERTICAL DE OLIVAL Decreto-Lei n.º 3/2008.
FMT - FLUXOGRAMA – BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO (CHT 3
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
23 dias letivos 03 dias letivos 23 dias letivos 24 dias letivos
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Pet-Saúde graduaSUS - Enfermagem
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

O SETOR DE ESTUDOS E ASSESSORIA PEDAGÓGICA DO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO (SEAP-CAC) RECIFE-2017.
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
Fórum de Coordenadores
Direção e Coordenação Acadêmica: Tutores:
Programa Mais Educação (Antigo)
Estrutura Curricular do Curso de Mestrado em Estudos da Mídia Regimento Interno do PPgEM (Anexo da Resolução nº 098/2015-CONSEPE)
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL1212
39º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 2016
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Relatório de Autoavaliação Institucional
Seminário de Estágio Supervisionado Campus Anápolis de CSEH-UEG
SINAES ENADE.
1963 “A Extensão Universitária na Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp” 2014.
Ensino Médio Integrado
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba 07/02/2018
Matrícula Web
I Encontro de Licenciaturas da
Coordenação Adjunta de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis
O PPGLL no contexto das Políticas de Pós-graduação no Brasil
Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
APRESENTAÇÃO DOS CURSOS 30 DE MAIO
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Avaliar desempenho de servidores
Plano de Ação Enade Implementação
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
SINAES CURSO INSTITUIÇÃO ENADE 1- Missão e PDI 2- Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão; 3- Responsabilidade social, 4- Comunicação.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA– INTEGRAL – 46300/200 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QFL4705 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais.
O PPGLL no contexto das Políticas de Pós-graduação no Brasil
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL4705
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º EDF0290 ou EDF0292 ou EDF0294 ou EDF0296 ou.
4º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA Mesa redonda 2: ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO EM NUTRIÇÃO NO PARANÁ: REALIDADE E DESAFIOS Ms. Lucievelyn.
um desafio contemporâneo
ESTATÍSTICA BÁSICA COM RECURSOS COMPUTACIONAIS
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
ESTUDO PARA INOVAR MÉTODOS EDUCACIONAIS COM COMPETÊNCIA DIGITAL
Avaliar desempenho de servidores
Duas décadas de experiência de avaliação pedagógica no PNLD
Curso de Especialização em Educação Física Escolar - Turma VIII
TCC I: Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso
Estrutura Administrativa Reitoria - IFRR 2014
Coordenadoria de Estágios Fórum de Coordenadores
Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação
E AS FERRAMENTAS DE GESTÃO PARA COORDENADORES DE CURSO
Eleições de representantes para compor o Conselho Escolar
FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES QUADRIÊNIO
Infográfico – Ligas Acadêmicas
Pró - Reitoria de Ensino - PROEN
A docência na educação superior
Orientações para Construção do Projeto Político Pedagógico
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

ORIENTAÇOES PARA A SEMANA DE AVALIAÇAO E PLANEJAMENTO (SAP) 2019 Centro de Tecnologia

RESOLUÇÃO No 181/2017 - CONSEPE 14 de novembro de 2017 Política de Melhoria da Qualidade dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação da UFRN. RESOLUÇÃO No 181/2017 - CONSEPE 14 de novembro de 2017

COMISSÃO DE GRADUAÇÃO SAP PATCG Art. 6o Fica criada a Comissão de Graduação com o objetivo de avaliar e acompanhar os PATCG na UFRN. COMISSÃO DE GRADUAÇÃO SAP PATCG Art. 9o Fica institucionalizada a Semana de Avaliação e Planejamento definida no Calendário Universitário da UFRN, sob a responsabilidade dos Departamentos ou Centros e Unidades Acadêmicas Especializadas Art. 5o Todos os cursos de Graduação da UFRN deverão ter um Plano de Ação Trienal do Curso de Graduação, propondo estratégias para enfrentamento das fragilidades e encaminhamentos de melhorias dos indicadores.

SEMANA DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO (SAP/2019) - 04 A 08/02/2019 04/02/2019 I. ABERTURA ORGANIZADA PELOS CENTROS – UNIDADES ACADÊMICAS: Inclusão de alunos com deficiência nas Universidades Federais; Tecnologias ativas de ensino; Perspectivas para os próximos ENADE´s, etc., ... 05/02/2019 II. DEPARTAMENTO - UNIDADE ACADÊMICA: REUNIR SEUS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO. PATCG e PAQPG: Papel dos professores na realização e acompanhamento; estratégias para a melhoria dos cursos (interação graduação e pós); Avaliação da docência; etc., ... 06/02 A 08/02/2019 III. COORDENAÇÃO DE CURSO: Apresentar dados de Evasão e Retenção, Atualização do PPC, Orientação Acadêmica, Estágios, Atualização do PATCG com os dados do ENADE 2017 etc., ... SUGESTÕES:

TEMAS PARA SEMANA DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO - SAP 1 Orientação Acadêmica 2 Evasão, retenção e insucessos 3 Alunos com deficiência e necessidades educacionais especiais e as demandas de acessibilidade metodológica, instrumental, comunicacional e digital 4 Utilização de tecnologias e adoção de ações inovadoras no âmbito do curso 5 O papel do Núcleo Docente Estruturante – NDE 6 Inserção Curricular da Extensão SUGESTÕES

TEMAS PARA SEMANA DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO - SAP 7 Estágio: - Campo de estágio (adequação), vagas; - Acompanhamento (supervisores, preceptores, orientadores); - Avaliação; - Parcerias. 8 Temas de conteúdo obrigatório para os cursos Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação (IACG): - Educação Ambiental; - Direitos Humanos; - Educação de relações Étnico-raciais; - Ensino da cultura Afro-brasileira, africana e indígena; - Libras. 9 Trabalho de Conclusão de Curso: - Orientações; - Organização. 10 Prática como componente curricular: - Laboratórios; - Aulas de Campo; - Outros. 11 Formação continuada e cursos de atualização pedagógica dos professores - Programa de Atualização Pedagógica – PAP 12 Submissão de projetos de ensino, pesquisa e extensão: - PIBIC; - PIBID; - Residência Pedagógica; - Monitoria; - Tutoria; - Extensão; - PAMQEG; - PET; - Outros. SUGESTÕES

TEMAS PARA SEMANA DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO - SAP 12 Mobilidade Nacional e Internacional de estudantes e professores (internacionalização) - SRI 13 Articulação da Graduação e Pós-graduação 14 Planos Trienais e quadrienais (coordenadores dos cursos de graduação e pós graduação, chefias de departamentos e unidades acadêmicas especializadas) 15 ENADE 16 PPC: Componentes curriculares: ajustes, substituições, expressões, ementas; - Programas e planos de ensino (conteúdos, objetivos, metodologia, avaliação, bibliografia; - Integração entre componente e docente por período ou área de conhecimento 17 ............... SUGESTÕES

Extraordinária/Está- ORIENTAÇÃO ACADÊMICA Matrícula: olhar especial aos alunos no RODA. Rematrícula/Mat. Extraordinária/Está- gios supervisionados obrigatórios e não obrigatórios. Encontro com alunos para verificar possíveis dificuldades. Fechamento do semestre: analisar as retenções, se houve evasão e diagnosticar o PORQUÊ. A ORIENTAÇÃO ACADÊMICA deve promover encontros (quinzenal/mensal):

ORIENTAÇÃO ACADÊMICA (viés distintos) Alunos no RODA; Alunos em Estágio supervisionado não obrigatório; Alunos em Estágio supervisionado obrigatório; Alunos aptos a fazer e os que estão matriculados em TCC (ajudar a encontrar orientadores, quando necessário) ; Alunos que estão com algum acompanhamento pela CAENE; Alunos com deficiência (PCD); Alunos formandos; Alunos aptos a realizar o ENADE; e Orientação e sugestão aos estudantes quanto as atividades complementares (como obter tais horas necessária).

Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Coordenações)

Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Coordenações) 01 02 03 04 05

Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Coordenações) Insucessos/Orientação Acadêmica (Relatório 01): Alunos no RODA

Retenções/Evasão (Relatório 02): Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Coordenações) Retenções/Evasão (Relatório 02):

Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Coordenações) Insucessos (Relatório 03): por componente curricular

Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Coordenações) Retenções/Evasão (Relatório 04):

Orientação Acadêmica (Relatório 05): Alunos sem orientação acadêmica Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Coordenações) Orientação Acadêmica (Relatório 05): Alunos sem orientação acadêmica

Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Coordenações) 06 07 08

Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Coordenações) Insucessos (Relatório 06): trancamentos

Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Coordenações) Insucessos (Relatório 06): Suspensão de programa

Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Coordenações) Insucessos (Relatório 07): Trancamentos com motivo

Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Centros)

Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Centros)

Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Centros)

Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Centros)

Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Centros)

Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Centros)

Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Departamentos) Avaliação de docência

Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Departamentos) Avaliação de docência

Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Departamentos) Avaliação de docência