Genichi Taguchi Anderson Luis da Costa Douglas Schuster

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GENICHI TAGUCHI GESTÃO DA QUALIDADE.
Transcrição da apresentação:

Genichi Taguchi Anderson Luis da Costa Douglas Schuster Henrique Vassali Pietro Maxwell Teixeira Rodrigo Follmer

Biografia Nasceu em 1º de Janeiro de 1924 em Tokamachi no Japão. Taguchi iniciou seus estudos essencialmente em engenharia têxtil. Em 1950, ele aderiu à Electrical Communications Laboratory (ECL), apenas no controle de qualidade estatística.

Passou doze anos no desenvolvimento de métodos para o aumento na qualidade. No ano de 1966 ele iniciou um trabalho com Yuin Wu, que mais tarde imigrou para os Estados Unidos e, em 1980 convidou Taguchi para palestrar Foi o criador do movimento Robust Design, ganhou quatro vezes o Prêmio Deming, do Japão.

Em 1990 recebeu do imperador japonês a Blue Ribbon Award pela sua contribuição para o desenvolvimento da indústria japonesa.

Objetivo do controle da qualidade na linha de produção: Uniformidade. Minimizar perda da qualidade e custo. Controle de processo é essencial para controlar a qualidade do produto.

No pós-guerra, chega ao Japão o CEP. Técnicas Estatísticas -> Produtos competitivos e de alta qualidade. Características do produto devem ser identificadas e medidas. Redução e controle da VARIABILIDADE.

A perda e o impacto da variação da qualidade.

Ajustar fatores do que se tem controle. Tornar processo robusto às variações não- controláveis.

Estrutura dos fatores Controláveis Não-controláveis Fatores de Ruído: alteram a dispersão do processo É inviável sua manipulação devido ao alto custo ou até mesmo por serem desconhecidos.

Taguchi define a qualidade em termos das perdas geradas por esse produto para a sociedade. Essas perdas podem ser estimadas em função do tempo que compreende a fase de expedição de um produto até ao final da sua vida útil. São medidas em dólares.

É essencial a utilização de experimentação para que as diversas condições sejam testadas a fim de que sejam determinadas as condições ótimas para a operação do processo. Acrescenta ao conceito de qualidade uma dimensão de consistência. Para Taguchi, a qualidade deve ser garantida através do design e robustez do produto.

A qualidade deve ser incorporada no produto desde o início e não através das inspeções. Os melhoramentos devem ocorrer na fase de desenho de um produto ou processo e continuar durante a fase de produção. Atinge-se melhor a qualidade minimizando os desvios em relação as metas.  Os custos da qualidade devem ser medidos em função dos desvios do desempenho do produto. Isto inclui custos do retrabalho, inspeção, garantias, devoluções e substituições.