O ESTATUTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

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Transcrição da apresentação:

O ESTATUTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

1ª SESSÃO – 90m

O QUE ASSOCIAMOS AO CONCEITO DE CONHECER ? (EXERCÍCIO) acto conhecimento crença justificação observação hipótese relação sujeito objectos razão opinião experiência lei sabedoria ignorância verdade falsidade método explicação informação desinformação prova demonstração teoria sistema problema solução previsão testemunho possibilidade erro 1

A RELAÇÃO DO CONHECIMENTO «No conhecimento, há apenas dois pontos a considerar, a saber: Nós que conhecemos e os objectos a conhecer» R. Descartes,Regras para a Direcção do Espírito,XII, p. 66, Editorial Estampa CONHECE SUJEITO OBJECTO É CONHECIDO Qual a natureza desta relação ? Como se estabelece ? RACIONALIDADE EMPIRIA 2

O OBJECTO DO CONHECIMENTO Segundo Aristóteles o conhecimento é o estudo do ser enquanto ser, ou seja, tudo o que é, é objecto desse estudo OBJECTOS IDEIAIS FACTUAIS FICCIONAIS AFECCIONAIS VISÍVEIS INVISÍVEIS 3

DIFERENÇAS ENTRE CONHECIMENTO VULGAR CIENTÍFICO FILOSÓFICO Empírico Teórico-Empírico Teórico Acrítico Crítico Crítico Subjectivo Objectivo Argumentativo Não-sistemático Sistemático Sistemático Não-metódico Metódico Metódico Superficial Aprofundado Reflexivo Particular Universal Universal Não-Rigoroso Rigoroso Rigoroso Não Explicativo Explicativo Sujeito a discussão 4

A EPISTEMOLOGIA E A CIÊNCIA Epistemologia (do grego ἐπιστήμη [episteme], ciência, conhecimento; λόγος logos], discurso) – Ramo da filosofia da ciência que estuda os problemas filosóficos relativos à crença e ao conhecimento. O que é a ciência ? O que separa a ciência das pseudo-ciências ? Como funciona o método científico ? Qual o âmbito da validade das leis científicas ? O que é o conhecimento objectivo ? Qual a relação entre explicar, compreender e prever ? As leis científicas correspondem à realidade ou apenas permitem fazer boas previsões ? O que leva a alterar teorias ? "Scientia" provém de "Scire" que significa "aprender" ou "conhecer". 5

AO QUE SE PROPÕE A CIÊNCIA ? Coligir e organizar informação sistematicamente e que permita compreender os factos e os fenómenos. Coligindo e seleccionando criteriosamente a informação de acordo com o sentido da investigação ou interpretando e integrando as informações resultantes dessa mesma pesquisa num todo coerente e consistente Como ? Explicar os factos e os fenómenos, como casos particulares, segundo leis e enunciados mais gerais Lei geral (toda) a água ferve a 100ºC A água deste recipiente foi aquecida à temperatura de 100ºC Facto particular Logo, esta água evaporou-se Fenómeno a explicar Prever factos e fenómenos com base em leis, modelos e teorias 6

2ª SESSÃO – 90m

UMA SIMPLES OBSERVAÇÃO EMPÍRICA AS LEIS CIENTÍFICAS Uma lei ou teoria é apenas experimental. (Popper, Conjecturas e Refutações, p. 83) UMA SIMPLES OBSERVAÇÃO EMPÍRICA 2 + 2 = 4 MAÇÃS 7

AS LEIS CIENTÍFICAS 2 + 2 = 4 PEÇAS DE FRUTA MUDA-SE A EXPLICAÇÃO 7a Uma lei ou teoria é apenas experimental. (Popper, Conjecturas e Refutações, p. 83) MUDA-SE A EXPLICAÇÃO PEÇAS DE FRUTA 2 + 2 = 4 7a

FORMULA-SE UMA LEI GERAL AS LEIS CIENTÍFICAS Uma lei ou teoria é apenas experimental. (Popper, Conjecturas e Refutações, p. 83) FORMULA-SE UMA LEI GERAL Lei científica = uma regra que descreve um fenómeno que ocorre com certa regularidade mas que não determina se um facto deve ou não ocorrer apenas verifica a sua ocorrência, analisando as causas e os efeitos relacionados e que se aplica a todas as diferentes ciências. ? + ? = X + Y = Z Texto_1_Ciência 7b

OS MODELOS CIENTÍFICOS A TEORIA S/REAL O MODELO O OLHO HUMANO A MÁQUINA FOTOGRÁFICA O HOMEM O ROBÔ Modelo = elemento metodológico (racional ou físico) que constitui uma representação simplificada da realidade, que faz parte de uma teoria e tem como função representar, explicar ou revelar fenómenos ainda não observados 8

AS TEORIAS CIENTÍFICAS Orientam os objectos da ciência (delimitação do campo de investigação); Oferecem um sistema de conceitos (fornecer concepção, vocabulário científico, relação entre factos estudados, etc); Resumem o conhecimento (sintetizar o que já se sabe sobre o objecto de estudo); Prevêm novos factos e relações. Teoria = conjunto de conceitos, definições e proposições logicamente relacionados entre si, que apresentam uma visão sistemática dos fenómenos especificando relações entre variáveis e cujo objectivo é explicativo e predictivo 9

EXERCÍCIO O simples facto de alguém possuir uma dada informação, significa que se está logo de posse de conhecimento ? Sim ? Não ? Porquê ? O facto de alguém possuir informação organizada, significa que está de posse de conhecimento ? Sim ? Não ? Porquê ? O facto de alguém acreditar no que presenciou é garantia de objectividade ? Os dados dos sentidos serão suficientes para fornecer conhecimento fiável ? Se um fenómeno ou facto ocorrer na presença de duas testemunhas, o seu relato constituirá só por si prova de conhecimento científico ? Uma explicação ou uma hipótese científicas serão alteráveis ? Explicar bioquimicamente o amor é o mesmo que viver esse sentimento ? Prever que o Sol irá erguer-se no horizonte como sempre sucedeu todas as manhãs é garantia suficiente de que tal sucederá para sempre ? 10

A DIVISÃO DAS CIÊNCIAS - I Idade Média Arte dos homens livres ARTES LIBERAIS TRIVIUM QUADRIVIUM Aritmética Lógica/Dialéctica Geometria Gramática Música Retórica Astronomia Ciências do discurso Ciências do cálculo 11

Ciências (a posteriori) A DIVISÃO DAS CIÊNCIAS - II Idade Contemporânea Ciências (a priori) Ciências (a posteriori) NATURAIS SOCIAIS/HUMANAS Lógica Matemática Geometria Física Química Biologia Geografia Geologia Astronomia Antropologia Sociologia Psicologia Economia Dedução Explicação Compreensão 12

O MÉTODO CIENTÍFICO Observação Hipótese CLÁSSICO Experimentação Método – do grego (μέθοδος) significa caminho para chegar a um fim, i.e., conjunto de regras, procedimentos e de etapas (racionais ou práticas) necessárias à aquisição e demonstração de um conhecimento objectivo. Observação Hipótese CLÁSSICO Experimentação Algum conhecimento científico ou Lei Baseado em teorias e modelos MODERNO Crítico-Hipotético-Dedutivo Conjecturas-Refutações 13

3ª SESSÃO – 90m

Sir Karl Raimund Popper (1902 - 1994 ) Filósofo austríaco, nascido em Viena e que dedicou grande parte da sua obra à filosofia da ciência. 14

OS DOIS DOGMAS EPISTEMOLÓGICOS QUE POPPER TENTOU COMBATER 1- A ciência deve repousar numa base observacional. 2 - A ciência deve utilizar um método indutivo, por oposição ao método especulativo das pseudociências e da metafísica. 15

A POSIÇÃO POPPER QUANTO À OBSERVAÇÃO Da observação não se pode inferir uma teoria. Pelo contrário é a teoria que antecede qualquer observação, pois a observa- ção é selectiva, orientada por interesses e expectativas racionais. «não é possível inferir uma teoria de enunciados de observação» K.Popper, Conjecturas e Refutações, p. 83 «Ao construir uma máquina indutiva, nós, os arquitectos dessa máquina, temos de decidir a priori o que é que constitui o seu “mundo”; quais são as coisas que nele devem ser tomadas como semelhantes ou iguais; e que espécie de “leis” pretendemos para nós que a máquina seja capaz de “descobrir” nesse seu “mundo”». IDEM, Op. Cit., p. 75 No entanto, a observação pode chegar a refutar uma teoria «isso não afecta a possibilidade de se refutar uma teoria por meio de enunciados de observação» IDEM, Op. Cit., p. 83 16

FACE AO MÉTODO INDUTIVO A POSIÇÃO DE POPPER FACE AO MÉTODO INDUTIVO A impossibilidade de observar ou verificar todos os casos a partir de enunciados universais A base de partida para o conhecimento não são as observações, mas sim as teorias, conjecturas, hipóteses, expectativas. Não se pode basear a ciência num hábito (psicológico), de base empírica que parte da crença de que existe uma regularidade na Natureza. Não se pode basear a ciência na projecção de que tudo se repete na Natureza. 17

O MÉTODO CIENTÍFICO- EXPERIMENTAL CLÁSSICO Observação Hipótese Algum conhecimento científico Experimentação 5. Lei 18

também singularidades lentes, telescópios,etc. Quem observa ? Quem experimenta ? Quem formula hipóteses? Quem formula leis ? A NATUREZA DA RELAÇÃO EXERCÍCIO Dinâmica Metódica Problemática Relação de conhecimento nomeadamente o científico SUJEITO R.C.C. OBJECTO O sujeito pode incorrer em erros de observação e em generalizações abusivas (indução) bem como sofrer alterações A Natureza não é apenas regular ou uniforme O método científico clássico A natureza sofre transformações Os sentidos podem enganar (Descartes) OBS HIP EXP ? Conhecimento Não é possível observar todos os casos Eventualmente LEI A parcialidade do observador Do futuro não há experiência Razões de ordem ética: limitação às experiências com seres humanos O futuro é inobservável e o passado pode ser enganador: estrelas que morreram são inobserváveis embora visível a sua luz Podem haver regularidades e também singularidades Razões Instrumentais: lentes, telescópios,etc. PUN = Falso (Hume) Só se pode partir de Hipóteses/Conjecturas Conclusão Lei absoluta e universal = Falso MAPA CONCEPTUAL EXECUTADO NA AULA COM OS ALUNOS 19

4ª SESSÃO – 90m

O PROBLEMA DA DEMARCAÇÃO Como se demarca a Ciência das pseudo-ciências ? Resposta tradicional: a Ciência distingue-se da pseudo-ciência – ou da ‘metafísica’ – pelo seu método empírico, que é essencialmente indutivo, procedendo da observação ou da experiência. (Popper,Conjecturas e Refutações, p. 55) Resposta de Popper: O critério do estatuto científico de uma teoria é a sua falsificabilidade,ou refutabilidade, ou testabilidade. (Popper,Conjecturas e Refutações, p. 60) Texto_II_Popper 20

O CRITÉRIO DE DEMARCAÇÃO Critério da Verificabilidade Critério da Falsificabilidade Uma hipótese ou teoria é científica se puder ser provada, isto é, verificada empiricamente Uma hipótese ou teoria é científica se puder ser falsificada, isto é, se puder ser sujeita a testes e refutada Hipótese → consequência. Verificação da consequência. Logo, a hipótese é válida. Hipótese → consequência Não se verifica a consequência. Logo, a hipótese não é corroborada P Q Logo, P Falácia Ponens P Q ~Q Logo, ~P Modus Tollens 21

Não se trata de mentir ou adulterar… A FALSIFICABILIDADE DE UMA TEORIA Não se trata de mentir ou adulterar… O que é portanto “falsificar” uma teoria ? P → Q Enunciado geral: Todos os corvos são brancos ~Q Modus Tollens Enunciado de observação : Um corvo, que não é branco, foi encontrado no espaço x, no tempo y Logo, nem todos os corvos são brancos ~P 22

MÉTODO DE CONJECTURAS E REFUTAÇÕES Ou seja, o novo método científico proposto por Popper, consiste em, enunciar: O problema, ou fenómeno a explicar A formulação de uma Hipótese, ou conjectura As tentativas de refutação da teoria científica, através de enunciados de observação deduzidos dela, e que conduzem a testes empíricos Texto_II_Popper 23

EXERCÍCIO Porquê ? Porquê ? A proposição particular existencial “há cisnes brancos” não é falsificável, mas é verificável. A proposição: “ou faz chuva ou não chove” é falsificável ? Porquê ? A proposição universal “todos os cisnes são brancos” não é verificável, mas é falsificável. Porquê ? O que é falsificar uma teoria ? (Ex.: Proposição) Um cisne, que não é branco, foi encontrado no espaço x, no tempo y O que se segue ? Logo, nem todos os cisnes são brancos 24

5ª SESSÃO – 90m

MÉTODOS CIENTIFICOS MÉTODO DEDUTIVO MÉTODO INDUTIVO MÉTODO HIPOTÉTICO PARTE DE UM ENUNCIADO PARA CHEGAR A OUTRO ENUNCIADO ATRAVÉS DE UMA NECESSIDADE LÓGICA MÉTODO DEDUTIVO (Lógica/Matemática Ciências Formais) Ex.: Todo o Homem é animal Sócrates é Homem Logo, Sócrates é animal PARTE DE UM CONJUNTO DE ENUNCIADOS PARTICULARES, FRUTO DE OBSERVAÇÕES DE FENÓMENOS PARA CHEGAR A UM ENUNCIADO UNIVERSAL POR GENERALIZAÇÃO MÉTODO INDUTIVO Ex.: O metal x1 expandiu-se quando aquecido na ocasião t1 O metal x2 expandiu-se quando aquecido na ocasião t2 O metal xn expandiu-se quando aquecido na ocasião tn (Ciências Empíricas) Logo, todos os metais se expandem quando aquecidos PARTE DE HIPÓTESES CIENTÍFICAS E PROCEDE À DEDUÇÃO DAS SUAS CONSEQUÊNCIAS, CONFRONTANDO-AS COM A EXPERIMENTAÇÃO EMPÍRICA. MÉTODO HIPOTÉTICO DEDUTIVO Ex.: Hipótese: Todos os répteis são ovíparos; Teste: Confrontam-se espécies particulares de répteis numa experimentação orientada pela hipótese inicial; Resultado: Se as observações estiverem de acordo com a hipótese, ela diz-se corroborada; caso contrário ela diz-se refutada. 25

PROPOSTA DE POPPER DO NOVO MÉTODO CIENTÍFICO Aproximação à verdade HIPÓTESE III A partir de uma HIPÓTESE II Deduz-se HIPÓTESE I TEORIA (x) Teoria (n) Teoria II Teoria I Proceder a: TESTES VEROSIMILHANÇA (VERA+SIMILE) Corroborada RESULTADOS Refutada P1 → TT → EE → P2 26

CRITICAS AO FALSIFICACIONISMO Qual o número necessário de enunciados de teste necessários para falsificar uma teoria ? Ex.: ( quando é que se diz de alguém que é calvo ? ) Uma teoria pode sempre estar protegida contra falsificações ao deflectir a falsificação para qualquer outra parte da complexa teia de assumpções. Ex.: ( um enunciado pode não ser apropriado para teste ) Uma teoria não pode conclusivamente ser falsificada, pois essa possibilidade não pode ser extraída a partir de alguma parte da complexa situação de teste, senão da própria teoria em teste que é responsável por previsões erróneas. Ex.: ( a questão de saber se o que falha é a parte ou o todo ? ) O falsificacionismo procura mais o progresso do que demonstrar a verdade ou a sua probabilidade. 27

F I M 36

UMA SIMPLES OBSERVAÇÃO EMPÍRICA FORMULA-SE UMA LEI GERAL AS LEIS CIENTÍFICAS Uma lei ou teoria é apenas experimental. (Popper, Conjecturas e Refutações, p. 83) SLIDE ANIMADO UMA SIMPLES OBSERVAÇÃO EMPÍRICA FORMULA-SE UMA LEI GERAL MUDA-SE A EXPLICAÇÃO Lei científica = uma regra que descreve um fenómeno que ocorre com certa regularidade mas que não determina se um facto deve ou não ocorrer apenas verifica a sua ocorrência, analisando as causas e os efeitos relacionados e que se aplica a todas as diferentes ciências. PEÇAS DE FRUTA 2 X ? + 2 Y ? = 4 Z MAÇÃS 28