FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Maria Clara Di Pierro Faculdade de Educação da USP
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Elisa Maria de Assis
Plano de Trabalho Docente
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Antonio R. Navarro Campos do Jordão, 2008
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
O que é o EduCampo O Instituto de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Sustentável – ou simplesmente EduCampo –, 
FORGES 2011 – LEITE & RAMOS Política de Avaliação da Docência Universitária: elementos para um debate em construção a partir de experiências.
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Pesquisa e Prática em Educação
  Mª da Conceição Carrilho de Aguiar - UFPE
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
Pedagogia Universitária
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Flexibilização Curricular
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
A APRENDIZAGEM DOCENTE EM FOCO
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
Dr. Adriano S. Coelho; Ms. Andressa de Oliveira; Esp. Filipe Piazzi
Formação de Professores na UFMS:
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Políticas educacionais, formação de professores e práticas pedagógicas
1ª CONFERÊNCIA DO FORUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra de.
Elaboração: Profª Elena Mª Billig Mello
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Profª: Kátia Paulino dos Santos
Pautas do Forgrad 2008/2012 Chapecó, abril de 2012.
Universidade Federal de Uberlândia
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
GABINETE DA SECRETÁRIA DIRETORIA GERAL Superintendência da Educação Superintendência de Desenvolvimento Educacional Diretoria de Tecnologias Educacionais.
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Formação de Professores Educação do Campo GeoAgrária Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Geografia.
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Concepções em Educação Matemática
3ª Conferência FORGES Educação Superior: elementos na relação professor-aluno que contribuem com a inovação do processo de ensino-aprendizagem Kaline.
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Recife, 2013 Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de.
Recife
O professor Universitário em tempos adversos – imagens da docência.
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
3ª Conferência FORGES – UFPE/Recife – Dezembro/2013 Kaline SILVA & Kátia RAMOS 3ª Conferência FORGES Formação para a Docência na Educação Superior: um.
Socialização Profissional de Professores Ingressantes na Universidade: Formação, Identidade e Saberes Universidade Federal de Uberlândia/MG UFU/PROGRAD/DIREN.
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Transcrição da apresentação:

FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO   Gestão Pedagógica na Educação Superior: refletindo sobre uma experiência de desenvolvimento profissional docente universitário Kátia Maria da Cruz Ramos - UFPE katiamcramos@gmail.com Telma de Santa Clara Cordeiro - UFPE telmasantaclara@hotmail.com FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO

FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO Gestão Pedagógica na Educação Superior: refletindo sobre uma experiência de desenvolvimento profissional docente universitário Situando a temática Papel da universidade na produção e disseminação do conhecimento e estabelecimento de relações sociais; Avanço da ciência e da técnica que se alia à crise de paradigmas, traz novos desdobramentos para o campo da educação; Gestão universitária indiciando um processo de reconhecimento da pertinência do caráter pedagógico da sua ação. FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO

FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO Gestão Pedagógica na Educação Superior: refletindo sobre uma experiência de desenvolvimento profissional docente universitário Propósito do estudo Tratar da questão da gestão pedagógica na educação superior tendo como foco uma experiência de desenvolvimento profissional docente universitário. FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO

FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO Gestão Pedagógica na Educação Superior: refletindo sobre uma experiência de desenvolvimento profissional docente universitário Pontos para apoiar a reflexão Gestão pedagógica: uma reflexão sobre a responsabilidade social da Universidade; Formação continuada didático-pedagógica para docentes universitários: objeto de investigação e intervenção; Desenvolvimento profissional docente universitário: um debate em construção. FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO

FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO Gestão Pedagógica na Educação Superior: refletindo sobre uma experiência de desenvolvimento profissional docente universitário Gestão pedagógica: uma reflexão sobre a responsabilidade social da Universidade A universidade vem enfrentando inúmeros desafios no cumprimento de suas finalidades historicamente definidas, constituindo-se numa complexa teia de relações; A universidade inicia um processo de ressignificação do caráter pedagógico da gestão universitária, reconhecendo o desenvolvimento profissional docente como elemento de pertinência da gestão em geral e da gestão pedagógica em particular. FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO

FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO Gestão Pedagógica na Educação Superior: refletindo sobre uma experiência de desenvolvimento profissional docente universitário Desenvolvimento profissional docente universitário: um debate em construção O debate acadêmico, em torno do papel da universidade, aponta a necessidade de revisão nos conceitos e práticas educacionais, no sentido da construção de uma nova pedagogia; A compreensão dos saberes e fazeres da docência na sua complexidade; A formação continuada didático-pedagógica do professor universitário apresenta-se como um espaço de possibilidades; A complexidade do desenvolvimento profissional docente universitário. FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO

FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO Gestão Pedagógica na Educação Superior: refletindo sobre uma experiência de desenvolvimento profissional docente universitário Formação continuada didático-pedagógica para docentes universitários: objeto de investigação e intervenção O investimento em ações de formação continuada do professor universitário se impõe no sentido de responder às demandas e aos desafios do tempo contemporâneo; Um grupo de professores da UFPE tomam para si a tarefa da gestão pedagógica da política de formação continuada, através da institucionalização do Núcleo de Formação Continuada Didático-Pedagógica dos Professores da UFPE (NUFOPE); O NUFOPE desenvolve estudos e pesquisas tendo como objeto a docência universitária e a formação didático-pedagógica como objeto de investigação e intervenção. FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO

FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO Gestão Pedagógica na Educação Superior: refletindo sobre uma experiência de desenvolvimento profissional docente universitário Atividades foco de atenção do NUFOPE Curso de Atualização Didático-Pedagógica Desenvolvimento de pesquisa Seminários Cursos presenciais e semi-presenciais no campo da educação a distancia, uso de tecnologias na educação Rodas de Conversa Sessões de estudo FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO

FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO Gestão Pedagógica na Educação Superior: refletindo sobre uma experiência de desenvolvimento profissional docente universitário No mais, Ratificamos a importância de compreender a docência universitária como elemento (re)configurador da gestão universitária, na medida em que a mediação didática, enquanto objeto da formação continuada, expressa o princípio de indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão. E, por sua vez, esta formação em seu caráter investigativo e interventivo torna-se espaço instituinte da gestão pedagógica na complexa dinâmica uno-diverso que caracteriza a universidade. Obrigada! FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO

FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO Gestão Pedagógica na Educação Superior: refletindo sobre uma experiência de desenvolvimento profissional docente universitário Algumas referências Arciga Zavala, Blanca (Org.) (2009). Contextos, identidade y academia en la educación superior. México: Plaza y Valdés. Cordeiro, Telma (2006). A aula universitária, espaço de múltiplas relações, interações, influências e referências: um ninho tecido com muitos fios. Tese de Doutorado, Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil. Cunha, Maria Isabel (Org.) (2007). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas: SP: Papirus. Day, Christopher (2001). Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente (Maria Assunção Flores, Trad.). Porto: Porto Editora. (obra original publicada em 1999). Lucarelli, Elisa (Org.). (2004). El asesor pedagógico en la Universidad: de la teoría a la práctica en la formación. Buenos Aires: Paidós. Ramos, Kátia & Cordeiro, Telma (2009). Pedagogia Universitária: fazendo da formação continuada didático-pedagógica de docentes universitários objeto de investigação e intervenção. Actas do II Congresso Internacional CIDInE: novos contextos de formação, pesquisa e mediação, Aveiro: Edição CIDInE. Zabalza, Miguel (2006). Uma nova DIDÁCTICA para o ensino universitário: respondendo ao desafio do Espaço Europeu de Ensino Superior. Porto: U.Porto. FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO