Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1: 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

Auto-avaliação avaliação de desempenho docente (2009/2011)
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Bem vindos! 5ºA Novo Ano....
Formar Professores em Rede - Évora, Dezembro de MÓDULO: Base de Dados em Educação.
Do Projecto Curricular de Escola ao Projecto Curricular de Turma
INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO Programa de Acompanhamento e Formação em Matemática O conceito de competência Uma parte do problema.
O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito.
Organização Curricular da Escola
DESENVOLVIMENTO HUMANO
dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
Produção de Apresentações Electrónicas com o PowerPoint
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo e 16 Dez 09, 6 Jan 10
O Portefólio “Outra forma de avaliar”
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1: 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Metas de Aprendizagem na área das TIC
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Planejamento - Professor
(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Generalidades sobre e-learning
Santarém Março a Julho de 2007
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Coordenadores TIC 1ª reunião de trabalho Centro de Competência CRIE FCUL 21 Novembro 2007.
Centro de Competência CRIE FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Meteorologia e Estações Meteorológicas
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
Seminário Utilização Educativa de Quadros Interactivos Centro CRIE – FCUL 13 Dezembro 2007.
Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis Centro de Competência CRIE FCUL 1.ª Reunião de Trabalho Janeiro 2007.
Matemática e as TIC Recursos virtuais, Actividades colaborativas Madalena Santos Centro de Competência CRIE FCUL – Abril 2007
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Matemática e as TIC Recursos virtuais, Actividades colaborativas Madalena Santos, Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL – Março 2007
antecedentes na FCUL… Projecto MINERVA ( ) Programa Nónio ( ) Programa EduTIC (2005) Programa CRIE ( ) Plano Tecnológico da.
Construção de Sites com o Google Pages Creator Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Esc. Sec. com 3.º Ciclo Pedro.
Utilização Educativa da plataforma Moodle
A culpa foi dos Bichos da Seda ou da Plataforma Moodle? Mónica Silva, Teresa Faria e Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL 10 Julho 2006 – Baixa-Chiado.
Moodle : uma experiência de utilização na formação pós-graduada.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
“Aprender conteúdos & desenvolver capacidades” Cesar Coll e outros
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 2: 20 de Maio 10
Integração pedagógica de uma ferramenta da Web 2.0 na prática lectiva
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico (PFCM_1_2) Reunião com Agrupamentos de Escolas Centros.
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Relações Espaço, Objetos, Ensino e Saúde
Papel do Tutor em EAD.
Plataforma Moodle o quê e para quê Madalena Pinto dos Santos Centro de Competência FCUL 28 de Outubro 2009
1 Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS 6 de Março de 2010 Escola Superior de Educação de Viseu.
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Construção de Sites com o Google Pages Creator 2ª sessão Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março 2007 na Esc. Sec. com 3.º Ciclo.
Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro e ducação e e Portfolio s ePortfolios CCUA e ducação e e Portfolio s ePortfolios
Conceção de Cursos para Ambiente Online workshop.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
A escola como agente de socialização
Transcrição da apresentação:

Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1: 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10

2 Sessão 2: Agenda de Trabalho 1) Acesso a disciplina pessoal 2) Identificação de elementos relevantes na estruturação de uma disciplina 3) Exploração das actividades seleccionadas:. Lição/SCORM. Trabalho. Teste 4) Pontecialidades, limitações, exigências Centro Competência FCUL 2009/2010

3 para quê… este tipo de espaços? a que necessidades podem responder? que relação com espaços já existentes? o que lhes acrescentam? o que é preciso modificar? para quem e com quem devem ser desenhados? que práticas se pretende implementar? que hábitos se pretende promover/evitar? como actuar para os induzir? que aprendizagens quer promover e deseja fazer? como se pensa sobre o que é aprender? para onde se quer caminhar? pressupõe reflectir sobre … Centro Competência FCUL 2009/2010

Centro Competência FCUL Outubro Lição/SCORM

Centro Competência FCUL Outubro Trabalho

Centro Competência FCUL Outubro Teste

7 intencionalidade relevância dos conteúdos, actividades e organização organização com flexibilidade desenho prévio mas atento ao emergente dinamização, mediação, sustentação quem, com que preocupações e ética, reflexividade abertura ao ponto de vista dos outros, auto-avaliação espírito de colaboração sentido de responsabilidade, partilha e co-construção visibilidade da presença e da actuação exige (e desenvolve)… Centro Competência FCUL 2009/2010

8 Para pensar … A relação entre o presencial e o não presencial O que é participar no presencial e à distância Os desafios que coloca: - ao professor / aluno - à organização académica / escolar - às práticas académicas / escolares - às relações de trabalho - às responsabilidades da Universidade