“ O saber e o fazer docente”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VISÃO DE MUNDO Pedagogia Tradicional
Advertisements

Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
TEORIA CRÍTICA E EDUCAÇÃO
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
POWER POINT.
Bases pedagógicas para prática autônoma e significativa
DAS INSTÂNCIAS COLEGIADAS COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR/SEED
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Didática e Metodologia no Ensino Superior
NRE- Itinerante Equipe Pedagógica Educação Especial
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
A prática docente e a aprendizagem: questões teórico-metodológicas.
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Práxis pedagógica segundo Paulo Freire.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
EMEI CONJUNTO RESIDENCIAL ELÍSIO TEIXEIRA LEITE
Plano de Trabalho Docente
Universidade Católica de Pelotas Programa de Aperfeiçoamento Docente
Ensaios Pedagógicos PARA UMA CULTURA DAS DIFERENÇAS Lino de Macedo
Portfólio de Estágio Supervisionado
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.” Paulo Freire.
Intervenção Participativa dos Atores: uma abordagem pedagógica para fortalecer o poder local i n p a.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
METODOLOGIA CIENTÍFICA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
Tendência Progressista Libertadora
Elaboração: Profª Elena Mª Billig Mello
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
Diferentes modelos epistemológicos em pesquisa
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
A prática do psicologo no CRAS
PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
“A BORDAGEM TEMÁTICA : U MA POSSIBILIDADE PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR ” Oficineiras: Camilla Rosa, Graciela Constante, Jeneffer Castro.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Estágio Supervisionado II
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
O que entendemos por teoria e por prática.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
Caminhos e Descaminhos da Educação: uma reflexão entre a Filosofia e a práxis do educador Caminhos e Descaminhos da Educação: uma reflexão entre a Filosofia.
Transcrição da apresentação:

“ O saber e o fazer docente” Pensando... “ O saber e o fazer docente” Profª Ms. Ieda Lourdes de Assumpção Escola de Educação UCPel

“O prazer no exercício da docência encaminha-se da Pedagogia do diálogo... em direção ao Pensamento Complexo... É o sentido dos novos tempos; importante é refletir sobre a direção/busca de uma educação mais humana”

“O saber e o fazer docente” “ ... o ensinar e o aprender estão alicerçados numa visão de mundo e de ciência...” (CUNHA,1998,p.17)

Caminhos do saber e do fazer docente... S Pensamento Conservador A Conhecimento- B Racionalidade Científica E reducionismo, linearidade R F Ação Docente A Prática Repetitiva Diretiva Z Conservadora E Saber e fazer docente desarticulados Pensamento Contemporâneo Pressupostos Construção do saber Sócio-interacionismo, complexidade – dialética Ação Docente Práxis Relacional Inventiva Interativa Flexível Interdisciplinar Saber e fazer docente articulados

Busca de superação de um fazer... Como fazer? Para quem? Quando? Por quê? (Romper com práticas domesticadoras, buscar na flexibilidade do pensar e agir a direção da contemporaneidade..)

Por uma ação docente relacional... - desperta a consciência crítica - desafiadora - transformadora requer o diálogo crítico a comunicação a convivência

Pressupõe.... Diálogo ←→ relação horizontal Reconhece afeto, humildade, esperança, fé, confiança. Requer respeito ao educando como sujeito integrado à prática social. Cultiva a tolerância no convívio com o diferente para discutir antagonismos.

Considera... Modo dialético de pensar teoria e prática articuladas Teoria, método e prática formam um todo; guiadas pela relação entre o conhecimento e o conhecedor...(GADOTTI;2005)

Por uma ação docente relacional... A complexidade propõe uma Educação que: possibilita a reflexão sobre o cotidiano, propicia o questionamento da realidade proporciona condições para a transformação social.

Conseqüentemente... Percebe o conhecimento numa rede de relações. Acredita nas relações de dependência multidimensional entre saberes. Entende a complexidade como uma forma de pensamento que não isola, mas articula e busca as relações necessárias e interdependentes de todos os aspectos da vida humana.

... Considera a totalidade das influências recebidas, internas e externas. Enfrenta a incerteza e a contradição.

Organização do saber e fazer docente “O ser como sinônimo do saber, O saber como uma razão de ser, uma relação simbiótica e não dicotômica”. (Akiko Santos,2004)