Macapá Conflitos Ambientais Contemporâneos 04/03/2009

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Sistema de Informação Gerencial
Pedagogia da pesquisa-ação
Revisão.
Sistemas de Gestão Integrada
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
POR QUE PLANEJAR!.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
Planejamento do gerenciamento de riscos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
Aspectos Fundamentais da Gestão das Águas
I - PROCESSO CONCEITO: Método de resolução de conflitos, caracterizado por atos realizados em contraditório pela atuação do Estado-Juiz e das partes a.
Legística I Antecedentes
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Comportamento Organizacional
Conceitos Básicos de Estoques
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
Instrumentais técnicos
Cristian de Souza Freitas, MSc
DISCIPLINA: INICIAÇÃO EM FISIOTERAPIA PROFª RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
O DIREITO NO PENSAMENTO SOCIAL CONTEMPORÂNEO. O pensamento social contemporâneo está cada vez mais confuso em relação à idéia do que seria o direito,
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
CONCEITO: Método de resolução de conflitos, caracterizado por atos realizados em contraditório pela atuação do Estado-Juiz e das partes a fim de ser prestada.
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Autores: Eng. Gerson Luiz Chaves Eng. Vandro Luiz Pezzin.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
CULTURA JURIDICA.
Prof. jose PLANEJAMENTO.
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
A Sociedade humana: generalidades
Os desafios da regularização fundiária de assentamentos informais consolidados em áreas urbanas Edésio Fernandes.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Seminário do Setor Portuário
4º Período Ciências Contábeis Aulas 23 e 24 Contabilidade e Responsabilidade Socioambiental 1.
Princípios de Direito e Justiça na Distribuição de Recursos Escassos Paulo Gilberto Cogo Leivas Ministério Público Federal, RS Setembro 2009 VIII Congresso.
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
Coordenadoria Municipal de Auditoria Governamental – CMG/SUM
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
EFICÁCIA DE PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE REALIZADO EM CONDIÇÕES MACROESTRUTURAIS ADVERSAS UIPES / ORLA / Sub-Região Brasil 1ª Vara da Infância e.
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE INSTITUTO DOM MOACYR
Orientações para o Planejamento Escolar 2013
Medicamentos no contexto local indígena Guarani (Litoral de SC)
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Curso Técnico em Meio Ambiente
FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
Conceitos, Fases e os níveis do planejamento
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
GESTÃO : PLANEJAMETO/ADMINSTRAÇÃO
Profa. Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho.
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
PLANEJAMENTO DE USO DE BACIA HIDROGRÁFICA
Parlamento Jovem 2010 Estudo de casos RESÍDUOS SÓLIDOS Gerência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - GGCT / ALMG - março de 2010.
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
Alguns conceitos básicos relacionados à gestão da informação em saúde Ministério da Saúde Secretaria Executiva Assessoria Especial de Informação em Saúde.
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
ALOISIO RUSCHEINSKY T E M A G E R A D O R da EDUCAÇÃO AMBIENTAL AGUA.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
ESTADO DE DIREITO INTRODUÇÃO.
AMBIENTE E O CONTEXTO 1 FEDERASSANTAS A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais – FEDERASSANTAS – foi criada em janeiro.
4. FIRS 4. Forum Internacional de Resíduos Sólidos PAINEL Aspectos Jurídicos da aplicação da Lei /10.
Política de Responsabilidade Socioambiental no SFN Resolução n o 4.327, de 25 de abril de 2014 Departamento de Regulação do Sistema Financeiro Denor Banco.
Empresa Brasileira de Planejamento em Saneamento - EBPS Proposta de criação da Empresa Brasileira de Planejamento em Saneamento - EBPS FRENTE NACIONAL.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

Macapá Conflitos Ambientais Contemporâneos 04/03/2009 A Eficácia, Eficiência e Efetividade do Direito Ambiental no Contexto da Gestão dos Conflitos Ambientais na Escala Internacional Harrysson Luiz da Silva – Pós-doutor –UFSC/IGETECON Luciana Ribeiro Lepri Moreira – Promotora de Justiça Estado do Paraná Macapá Conflitos Ambientais Contemporâneos 04/03/2009

Eficácia: é a capacidade da gestão INSTITUCIONAL reparar os danos ambientais, e produzir o efeito desejado, o resultado previsto. Eficiência: é a capacidade da estrutura institucional de utilizar de forma racional e econômica, a gestão da reparação dos danos ambientais Efetividade: é a capacidade que o processo de gestão tem de produzir uma diferença positiva num dado contexto, de forma permanente, a partir da reparação dos danos ambientais.

Eficácia Eficiência Efetividade X Gestão Internacional dos Conflitos Ambientais Incomensurabilidade e Imprevisibilidade dos Riscos Ambientais Transdisciplinaridade Problema: 1. Intervenção; 2. Produção de Conhecimento

ESTRUTURA DO CONFLITO AMBIENTAL QUEM IMPACTOU QUEM SOFREU O IMPACTO ASPECTO PROMOTOR DO IMPACTO PASSIVOS DANOS PATRIMONIAIS EXTRA-PATRIMONIAIS DANOS

CAMPOS DE RELAÇÃO DOS CONFLITOS AMBIENTAIS CONFLITO AMBIENTAL QUEM IMPACTOU QUEM SOFREU O IMPACTO ASPECTO PROMOTOR DO IMPACTO PASSIVOS DANOS PATRIMONIAIS EXTRA-PATRIMONIAIS DANOS AMBIENTAL EMPRESARIAL EDUCACIONAL POLITICO-TERRITORIAL ECONÔMICO FINANCEIRO PSICOPATOLÓGICO PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO PROPRIEDADE INTELECTUAL ETC.

TRATAMENTO DOS OBJETOS DE TUTELA MEIO AMBIENTE Direito Ambiental Regularidade de ocor rências, num universo isolado dado) SINGULAR FLORESTA MATA CILIAR RIOS SUB-SOLO COSTEIRA ENCOSTA ÁGUA SOLO AR FAUNA MAR Objetos de Tutela = Regulação Doutrinária = Indisponíveis FUNDAMENTOS JURÍDICOS NÃO POSSIBILITAM AÇÕES DE IMPLICAÇÃO ECOSSISTÊMICA

TRATAMENTO DOS OBJETOS DE TUTELA MEIO AMBIENTE Tratamento Legal Regularidade de ocorrências, num universo isolado dado. SINGULAR MATA CILIAR FLORESTA RIOS SUB-SOLO COSTEIRA ENCOSTA ÁGUA SOLO AR FAUNA MAR Objetos de Tutela = Regulação Isolada = Fatos Ambientais FUNDAMENTOS CRENÇA (RAZÕES) NÃO POSSIBILITAM IMPLICAÇÃO ECOSSISTÊMICA

VANGUARDA DO DIREITO AMBIENTAL TEMPÍSTICA SEQUÊNCIA INCONFORMISMO MODELOS MENTAIS DOS OPERADORES DO DIREITO CADÊNCIA INTENSIDADE

VANGUARDA DO DIREITO AMBIENTAL TEMPÍSTICA SEQUÊNCIA “Conjunto de ações e iniciativas que deveriam vir antes ou depois, e sua ordem de inserção, na reparação dos danos ambientais, com implicações relativas ao momento em que uma ação deve ser idealmente aplicada relativamente a outras ações que também deverão ser executadas”

VANGUARDA DO DIREITO AMBIENTAL TEMPÍSTICA INCONFORMISMO “Conjunto de SITUAÇÕES relativas a falta de gestão na reparação dos danos ambientais, fazendo com que os operadores do Direito se organizem para uma ação efetiva de mudança de procedimentos processuais”

VANGUARDA DO DIREITO AMBIENTAL TEMPÍSTICA MODELOS MENTAIS DOS OPERADORES DO DIREITO “Estrutura teórico metodológica que fundamenta a compreensão dos operadores do Direito, acerca da gestão dos conflitos ambientais para efetivação de seus atos administrativos“

VANGUARDA DO DIREITO AMBIENTAL TEMPÍSTICA CADÊNCIA “Rapidez com que o sistema legal conseguirá se transformar, assimilar novas práticas, técnicas e atitudes, e assim criar uma nova prática de gestão dos conflitos ambientais”

VANGUARDA DO DIREITO AMBIENTAL TEMPÍSTICA INTENSIDADE “Processos relacionados a operação do direito ambiental, que poderão ser exeqüíveis ou não conforme os recursos disponíveis, bem como, o grau de mobilização dos operadores do Direito”

GESTÃO CONFLITOS AMBIENTAIS RESULTADOS GESTÃO CONFLITOS AMBIENTAIS “A fundamentação que sustenta a compreensão de Sociedade de Risco é de base metafísica, portanto não cientifica (Risco é elevado a categoria de Substância Última)” “A Transdisciplinaridade não é um processo de produção de conhecimento, mais um movimento moral e político, que rompe com a interdisciplinaridade”.

RESULTADOS GESTÃO AMBIENTAL “A partir da metafísica e da política não poderemos produzir conheci mento cientifico acerca da possibilidade da gestão dos conflitos ambientais no plano internacional. Da mesma forma, o Direito Ambiental resultante da adoção dessa compreensão não será eficaz, eficiente e efetivo”.

CONFLITOS DE COMPETÊNCIA COMUM E CONCORRENTE: CANAL DA BARRA DA LAGOA SITUAÇÃO REAL

COMPETÊNCIAS RECONHECIDAS COM FISCALIZAÇÃO CANAL DA BARRA DA LAGOA SITUAÇÃO LEGAL

RESULTADOS GESTÃO AMBIENTAL “ A saída para a eficácia, eficiência e efetividade na Reparação dos Danos Ambientais na escala internacional, não se circunscreve a área do Direito, e principalmente do Direito Ambiental” “Será através da Antropologia da Ciência, como fundamento da produção do conhecimento e de sua ontologia respectiva, que se fundamentará um Direito Ambiental que tornará possível a Gestão Internacional dos Conflitos Ambientais” .