Tratamento conservador em pacientes com hérnia de disco

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REABILITAÇÃO CARDÍACA
Advertisements

Método dos Anéis de Bad Ragaz
Microdiscotomia lombar e sua reabilitação
Fusão da coluna lombar - Artrodese Eletiva
Diretrizes gerais tratamento coluna
Espondilolistese Deslocamento sagital de uma vértebra sobre a outra subjacente. Classificação: displásico, ístmico, degenerativo,traumático, e patológico.
Treinamento Funcional – Membros Inferiores
Antonio Rezende Emanuel Pereira Natália Prado. Dor na região lombar da coluna. Todas as pessoas terão 1 episódio de dor em coluna lombar durante a vida.
SISTEMA ESQUELÉTICO Prof° Leandro Penitente. DIVISÃO DO CORPO HUMANO.
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2016.
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2016.
Movimentação Manual e Mecânica de cargas SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 1 Data: 18/12/2010 Ismael Ramos.
Envelhecimento do Sistema Musculo Esquelético. Introdução  O envelhecimento, processo natural pelo qual todos os seres humanos passam, é caracterizado.
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo. PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS Ensinar o esporte – como proceder ao ensinar os esportes, qual a abordagem metodológica.
Gestão de Projetos Aula 1 Esp. Luciene de Oliveira Vieira.
E o que são as c cc cartilagens? Vamos então fazer uma pequena viagem pelos ossos do nosso corpo… tecido mais maleável que o tecido ósseo. …não havia ossos.
Estruturas de Repetição
Sistemas de Informação Capítulo 1
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Seminário Lombalgia Rosália Rosa RA.:C Vanusa Reis RA: A2815D0  
NEUROECONOMIA & INFLAÇÃO
COMEX EMPREENDEDORISMO
Estatística 2. Estatística indutiva
Criação: Caroline Brasileiro Atualização: Laura Matos
Eviline Neermann Coordenadora da Qualidade
Funções de administração
Fluxograma CRUZ, T. Sistemas, Organização & Métodos. São Paulo: Atlas, (Parte II - Cap. 5 até 7); CRUZ, T. Sistemas, Métodos e Processos. São.
Área dos Conhecimentos
EFEITO RESIDUAL DO ALONGAMENTO PASSIVO UNILATERAL NA AMPLITUDE DE MOVIMENTO DE TORNOZELO 1-2Da Silva, Josinaldo Jarbas; 1-3Gomes, Willy Andrade; 1Soares,
PARA VOCÊ FAZER ! Novidades no seguro para
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DE CUSTOS
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO.
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Aula 21/03 Atitudes e valores humanos nas organizações
1 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Aulas 2 - Objetivo desta Aula: Gestão de Pessoas
FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO
Avaliação Músculo-Esquelética
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Sistema esquelético.
DOR NO NERVO CIÁTICO - Tratamento
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Kick Off Meeting Gestão de Empreendimentos
DESCOBERTA DE CONHECIMENTO ATRAVÉS DE MÉTODOS DE APRENDIZAGEM DE MÁQUINA SUPERVISIONADOS APLICADOS AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SIGAA/UFPI Aline.
CAMINHANDO PARA O PARTO NORMAL: O QUE FAZER NOS MESES DE ESPERA Sabrina Baracho Fisioterapeuta.
Fisioterapia RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS USADOS NO TRATAMENTO DA OA.
Evolução e posição de OS&M
ATIVIDADE FÍSICA E EQUILÍBRIO EM IDOSOS. ATIVIDADE FÍSICA EM GERAL.
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
A situação do idoso no Brasil.  Todos sabem que o ser humano começa a envelhecer desde o momento em que nasce.
O que VOCÊ busca para SEU amanhã. Temos o mapa da mina
CONFLITOS ÉTICOS.
PARA VOCÊ FAZER ! Novidades no seguro para
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
O que você deve saber sobre : ALONGAMENTO MUSCULAR. Educação Física
Funções de administração
CONFLITOS ÉTICOS.
Atividades Lúdicas voltadas a capacidades físicas. PRATICA
Nome Aluno, Nome Orientador
RESISTÊNCIA MUSCULAR E FORÇA NO ENVELHECIMENTO
Osmar Rodrigues embrapa.br Livramento,12 de Agosto de 2014 Ecofisiologia aplicada à alta produtividade em trigo III Encontro de Produtores.
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃ O.
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Profº Alesson Belo. ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Conceito: Conceito: Atividade física é qualquer movimento corporal, produzido pelos.
CAMPOS DOS GOYTACAZES, 28 DE JUNHO DE 2019 Trabalho de Conclusão de Estágio Ac. Fernanda Cristina de Souza Ângelo, Preceptor: Dr Diogo Arêas.
O Prontuário Eletrônico do Cidadão como ferramenta para qualificar o cuidado e a gestão da AB Rio Claro 18 de Abril de 2018.
Treinamento físico.
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
FRATURAS E LUXAÇÕES Alunos: Deborah E. Furtado Hugo Vianna Professora: Carolina Sampaio.
Atividade Continuada e Final Desenho de Proposta Principais atividades e Diagnóstico Organizacional da Empresa Metodologia a ser utilizada Publico trabalhado.
Prof. Elisson de Andrade
Transcrição da apresentação:

Tratamento conservador em pacientes com hérnia de disco

Tratamento conservador em pacientes com hérnia de disco Vejamos os dois fluxogramas a seguir O primeiro vai tratar da dor lombar e na perna O segundo vai tratar da tomada de decisão Nosso protocolo esta centrado nas informações a partir dos dois elementos de análise que vamos discuti-los. Nossa proposta esta dividida em 4 fases, que vamos descrevê-las na seqüência.

Plano geral do tratamento Fase 1 – duração de até 4 semanas Objetivos Alívio de dor Trabalho de retomada da prensa abdominal isométrico, exercícios de pequena amplitude com a coluna lombar estável, exercícios de envolvam anteversão e retroversão pélvica em decúbito dorsal. Em até quatro semanas espera-se ter atingido melhora da dor em pelo menos 50%

Plano geral do tratamento Fase 2 – duração de até 4 semanas Objetivos Alivio de dor residual Mobilidade articular Alongamento ativo do disco intervertebral (Schort é uma boa opção) Mobilidade interfacetaria Isotonia na AMA Exercícios que envolvam a mobilidade articular como Wilians, Cailett, Risser e Kinoplich podem ser utilizados Não trabalhar acima da ADM presente Em até oito semanas espera-se ter atingido melhora da dor em pelo menos mais 50% e ter ganho mobilidade funcional

Plano geral do tratamento Fase 3 – duração de até 4 semanas Objetivos Mobilidade articular Alongamento ativo do disco intervertebral (Schort é uma boa opção) Mobilidade interfacetaria Alongamento muscular Ganho de força muscular Exercícios que envolvam a mobilidade articular e agora com objetivo de ganhar força como Wilians, Cailett, Risser e Kinoplich podem ser utilizados Trabalhar na da ACM presente. Em até doze semanas espera-se ter atingido melhora da força muscular e dor em níveis muito baixo ou sem dor e mobilidade funcional normal.

Plano geral do tratamento Fase 4 – duração de até 4 semanas Objetivos Restabelecer todas as atividades funcionais Reorganizar as atividades funcionais considerando as limitações impostas para o manejo conservador da hérnia discal Elaboração, planejamento e treinamento de programa domiciliar que envolva: Mobilidade articular Alongamento ativo do disco intervertebral Alongamento muscular Manutenção de força muscular Em 16 semanas espera-se ter atingido a autonomia necessária para alta.