O Currículo e as Teorias Críticas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

As Teorias Críticas do Currículo
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
TEORIA CRÍTICA E EDUCAÇÃO
Maria Nélida Gonzalez de Gomes
Disciplina: Educação Formal e Não-Formal 3º ano Psicologia 2007
ANTROPOLOGIA, CULTURA E EDUCAÇÃO
cenários e perspectivas.
Reprodução Cultural e Reprodução Social
DCE SOCIOLOGIA 2008.
EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA CRÍTICO-REPRODUTIVISTA
A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS. Antônio gramsci
Pesquisa Ação: Uma introdução metodológica.
Um brevíssimo debate sobre as teorias de currículo
CLASSES SOCIAIS Prof. Antonio Lázaro Sant’Ana
NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
Os clássicos e o trabalho
INSTITUIÇÕES SOCIAIS E DE ORDEM SOCIAL
Pierre Bourdieu.
Prof. Ivan Claudio Guedes
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA DO TRABALHO A existência humana é marcada pela cultura e é ela a própria fundamentação da humanidade. Cultura é criação/aprendizagem/
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
Karl Marx.
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
O CURRÍCULO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Currículo: das teorias tradicionais às críticas
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
OPEC III - Lucila Pesce - Sociologia e teoria crítica do currículo
Perspectivação Económico-Ética da Educação
TEMA: O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
PCN DE GEOGRAFIA ROBERTA GUEDES.
(in Aparelhos Ideológicos de Estado Louis Althusser)
Emile Durkheim e o fato social
Ideologia um conceito complexo
A COMUNICAÇÃO NOS DIAS DE HOJE
DIMENSÕES TEÓRICAS E PROSPECÇÕES Florianópolis, Outono/2008
Karl Marx (1818 – 1883).
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
CURRÍCULO E AS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO SOCIAL HIERARQUIA.
Sociologia Clássica e Educação II
Disciplina de Sociologia Prof.ª: Thayanne Siqueira
MODOS DE PRODUÇÃO OLIVEIRA, Pérsio dos Santos. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, Bibliografia.
CULTURA O QUE É?.
DAMIS, O. T. Planejamento escolar: expressão técnico-política de sociedade. In: VEIGA, I. A. (org.) Didática: o ensino e suas relações. Campinas: Papirus,
AS TEORIAS DA EDUCAÇÃO E O PROBLEMA DA MARGINALIDADE
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
CULTURA PARA SOCIOLOGIA, CULTURA É TUDO AQUILO QUE RESULTA DA CRIAÇÃO HUMANA. NÃO EXISTE CULTURA SUPERIOR OU INFERIOR, MELHOR OU PIOR, MAS SIM CULTURAS.
Educação e sociedade: redenção, reprodução e transformação
Módulo 5 – instituições sociais e consciência coletiva
RAÍZES A RELAÇÃO ESCOLA-SOCIEDADE
Comportamento Organizacional
Karl Marx e o materialismo histórico
Karl Marx.
GÊNERO Gênero - Psicologia Social - Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche.
cenários e perspectivas.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA DISCIPLINA: DIDÁTICA PROFESSORA: Giovana G. Albino TEORIAS DA EDUCAÇÃO Dermeval Saviani.
Pierre Bourdieu - O poder simbólico
Padrões de controle.
As bases do pensamento de Marx
A escola como agente de socialização
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL – UMA PERSPECTIVA CONTEXTUALIZADA GRISPUN, Mirian P.S. Zippin (org.) A prática dos orientadores educacionais. São Paulo: Cortez,
Transcrição da apresentação:

O Currículo e as Teorias Críticas

Althusser, Bowles e Gintis e a educação como aparelho ideológico do estado Elas ganham espaço e visibilidade ao final da década de 60 Diferentemente das teorias tradicionais, desconfiam do status quo, responsabilizando-os pelas desigualdades e injustiças sociais Para as teorias críticas o importante não é desenvolver técnicas de como fazer o currículo, mas desenvolver conceitos que nos permitam compreender o que o currículo faz. Coloca ênfase nos mecanismos de reprodução da sociabilidade capitalista: os aparelhos repressivos de estado; e os aparelhos ideológicos de estado (religião, a mídia, a escola, a família)

A escola e a reprodução social Buscam fazer a ligação entre a escola e a economia, entre a educação e a produção. A escola contribui para reprodução da sociedade capitalista ao transmitir através das matérias escolares, as crenças que nos fazem ver os arranjos sociais existentes como bons e desejáveis. A reprodução social e relações sociais da escola: disciplina, pontualidade, assiduidade, respeito á hierarquia, de saber se conduzir de forma autônoma. Teoria da correspondência Esses estudos bebem na fonte de teorias marxistas nas quais a economia e a produção estão no centro da dinâmica social.

Bourdieu e Passeron e a Reprodução Cultural O funcionamento da escola e das instituições culturais não é deduzido do funcionamento da economia; A cultura não depende diretamente da economia; A dinâmica da reprodução social está centrada no processo de reprodução cultural É através da reprodução da cultura dominante que a reprodução mais ampla da sociedade fica garantida. A cultura que tem prestígio e valor social é justamente a cultura das classes dominantes: seus valores, seus gostos, seus costumes, seus modos de agir.

Bourdieu e Passeron e a Reprodução Cultural O domínio simbólico, que é o domínio por excelência da cultura, da significação, adquire sua força precisamente ao definir a cultura dominante como sendo a cultura. A classe dominante ao definir a sua cultura como sendo a cultura, oculta-se a força que torna possível impor essa definição arbitrária: de um lado, a imposição, de outro, a ocultação de que se trata de uma imposição; A escola não atua penas pela inculcação da cultura dominante, mas, também, por um mecanismo que acaba por funcionar como um mecanismo de exclusão;