PSICOLOGIA PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS Capítulo 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
Advertisements

A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
A Psicologia ou as Psicologias
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Senso moral e consciência moral
CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA LIMA MARTINS PASCHOAL.
Compartilhe seus conhecimentos Quem não gosta de aprender algo novo, de sentir que a vida ainda pode trazer algumas surpresas e receber novamente aquele.
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. O experimento é o mais tradicional meio de se realizar uma pesquisa. Consiste em determinar um objeto de estudo e.
Por: Vanda Oliveira  Aplicamos o termo Psicologia em nosso cotidiano em diversas situações, como por exemplo: 1. Quando dizemos.
ROBERT SARAIVA MATOS. Metodologia Científica?  Meta = ao largo; odos = caminho; logos = estudo Uma forma concreta de buscar o conhecimento!  E o que.
REVISÃO DE CONTEÚDOS PROFESSORA ROSANA ROSSATTO.  Para Descartes, a prova da nossa existência é o fato de percebermos que pensamos; portanto, se pensamos,
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA ( 2008) O que é a psicologia? Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
A Psicologia Científica e o Senso Comum
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Wilhelm Wundt
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
METODOLOGIA DE PESQUISA AULA 2 PROF. PATRÍCIA BUENO DAS NEVES
Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC
Fundamentos das Ciências Sociais
Método Científico – Parte I
MITOS E CRENÇAS.
Qual a origem e a possibilidade do conhecimento?
Origem da palavra Ética e Moral
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
OS VALORES Diante de pessoas e coisas, estamos constantemente fazendo juízos de valor. Fazemos juízos de realidade, dizendo que esta caneta, esta moça,
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
CIÊNCIA E TECNOLOGIA: CONCEPÇÃO MODERNA
Ciência, Tecnologia e Análise do Comportamento
Introdução ao estudo da Psicologia
Lógica aristotélica.
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
Métodos e técnicas em psicologia
Abordagem Comportamentalista
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
TEMPERATURA E CALOR Prof. Hebert Monteiro.
O MÉTODO científico NAS CIÊNCIAS HUMANAS
Psicologia Raphaella Pizani.
TIPOS DE CONHECIMENTOS. OBJECTIVOS DA AULA: 1. Conhecer os diferentes tipos de conhecimentos 2. Caracterizar os diferentes tipos de conhecimentos; 3.
A Psicologia Científica e o Senso Comum
Realidade e Senso Comum
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
“O PENSAMENTO CRIADOR” Palestra Pública Baseado no livro “Mecanismos da Mediunidade” pelo espírito André Luiz.
Fundamentos do Psicodiagnóstico
Métodos e técnicas em psicologia
Ciência da vida mental Consciência
Ciência, Métodos e Metodologia Científica
Filosofia da Educação Primeiras Reflexões.
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
Introdução à Estética.
A personalidade.
Metodologia Científica Adriana Carvalho Aula 2. O conhecimento Na aula 1, vimos que os tipos de conhecimentos são saberes que fazem parte de nosso dia-a-dia.
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
Áreas da Filosofia.
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS. CIÊNCIA E SENSO COMUM Quantas vezes no dia usamos a PSICOLOGIA? Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários.
PSICOLOGIA Lusiane Casimiro Pires. USAMOS O TERMO PSICOLOGIA NO COTIDIANO COM VÁRIOS SENTIDOS Quando falamos do poder de persuasão de um vendedor, dizemos.
O Que é Ciência?.
Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier.
A palavra técnica vem do grego téchne, que se traduz por “arte” ou “ciência”. Uma técnica é um procedimento que tem como objetivo a obtenção de um.
Clássicos da sociologia: Max weber
Profª. Regina Célia Veiga da Fonseca
Uso da Informação em Ambientes Educacionais Módulo 2 Pensamento Científico na Gestão Educacional (3) 20h/a Cléa Mara Reis Félix
Nome do Professor Aula 1 Título do tema da aula Nome do Professor Aula 1 O conhecimento.
SOCIOLOGIA Criação e evolução de uma ciência PROFESSOR ADRIANO PASSOS.
Pesquisa Científica
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba Piúma/ES, 2º trimestre de 2019
Metodologia da Pesquisa Dinabel Vilas-Boas MSc. em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Transcrição da apresentação:

PSICOLOGIA PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS Capítulo 1

CONCEITO DE PSICOLOGIA FORMADA POR DUAS PALAVRAS GREGAS: 1.PSIQUE – ALMA, MENTE. 2.LOGOS – ESTUDO, CIÊNCIA. ETMOLÓGICAMENTE PSICOLOGIA SIGNIFICA: ESTUDO DA ALMA.

CONCEITO DE PSICOLOGIA COM O PASSAR DOS TEMPOS, A PSICOLOGIA TEM SIDO USADA PARA INDICAR O ESTUDO DA MENTE E DO COMPORTAMENTO DOS ORGANISMOS.

CIÊNCIA E SENSO COMUM Qualquer um entende um pouco de psicologia. “De psicólogo e louco todo mundo tem um pouco”. As pessoas em geral têm a sua psicologia no dia a dia.

CIÊNCIA E SENSO COMUM A PSICOLOGIA USADA NO COTIDIANO PELAS PESSOAS EM GERAL, É DENOMINAD DE PSICOLOGIA DO SENSO COMUM.

CIÊNCIA E SENSO COMUM ESTA PSICOLOGIA É UTILIZADA COMO FORMA DE EXPLICAR COMO UM VENDEDOR CONSEGUE VENDER MUITO, COMO ALGUÉM CONSEGUE CONQUISTAR O SEU AMOR, AQUELE AMIGO DISPOSTO A OUVIR ETC.

CIÊNCIA E SENSO COMUM ISTO SIGNIFICA QUE AS PESSOAS TÊM UM CERTO DOMÍNIO, MESMO QUE PEQUENO E SUPERFICIAL, DO CONHECIMENTO ACUMULADO PELA PSICOLOGIA CIENTÍFICA.

EXEMPLOS  RAPAZ COMPLEXADO  MENINA HISTÉRIA  FICAR NEURÓTICO Se usarmos estes termos seremos compreendidos, porém são termos científicos.

SENSO COMUM: CONHECIMENTO DA REALIDADE O SENSO COMUM É O DOMÍNIO DA VIDA COTIDIANA, DA REALIDADE SENTIDA COMO SERES HUMANOS.

SENSO COMUM: CONHECIMENTO DA REALIDADE É a vida do cotidiano. Sentimos realidade. O senso comum é uma forma de sentir que estamos vivos e fazemos parte de um todo.

CIÊNCIA É UMA ATIVIDADE REFLEXIVA. BASEIA-SE NA REALIDADE. COTIDIANA E PENSA SOBRE ELA.

CIÊNCIA AFASTA-SE DESTA REALIDADE E VAI PROCURAR REFLETIR E CONHECER ALÉM DAS APARÊNCIAS. A CIÊNCIA SEMPRE SE REFERE AO REAL.

CIÊNCIA A CIÊNCIA ABSTRAI A REALIDADE PARA COMPREENDÊ- LA MELHOR E A TRANSFORMA EM OBJETO DE INVESTIGAÇÃO.

CIÊNCIA E COTIDIANO O COTIDIANO E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO ACERCA DA REALIDADE APROXIMAM-SE E AFASTAM-SE.

CIÊNCIA E COTIDIANO APROXIMAM-SE PORQUE A CIÊNCIA SE REFERE AO REAL. AFASTAM-SE PORQUE A CIÊNCIA REFLETE SOBRE A REALIDADE PARA COMPREENDÊ-LA MELHOR.

CIÊNCIA E COTIDIANO EX: NEWTON – PARTINDO DA FRUTA QUE CAÍA DA ÁRVORE (FATO DO COTIDIANO) FORMULOU A LEI DA GRAVIDADE (FATO CIENTÍFICO).

CIÊNCIA E COTIDIANO EX: USO DA GARRAFA TÉRMICA – SABE-SE O TEMPO EM QUE O CAFÉ FICARÁ QUENTE, MAS AS VEZES DESCONHECEMOS AS LEIS DA TERMODINÂMICA.

CIÊNCIA E COTIDIANO EX: AO ATRAVESSAR A RUA SABEMOS MEDIR A DISTÂNCIA E A VELOCIDADE DE UM CARRO – MAS PODEMOS DESCONHECER A TEORIA QUE MEDE A DISTÂNCIA E A VELOCIDADE.

CIÊNCIA E COTIDIANO É ESTE TIPO DE CONHECIMENTO QUE SE VAI ACUMULANDO NO COTIDIANO QUE É CHAMADO DE SENSO COMUM.

CIÊNCIA E COTIDIANO É O SENSO COMUM, CONHECIMENTO INTUITIVO, ESPONTÂNEO, TENTATIVAS E ERROS QUE FACILITA A VIDA DOS SERES HUMANOS.

CIÊNCIA E O SENSO COMUM ESTE SENSO COMUM PERCORRE UM CAMINHO QUE VAI DO HÁBITO À TRADIÇÃO E, QUANDO ESTABELECIDO, VAI DE GERAÇÃO A GERAÇÃO. ELE PRODUZ SUAS PRÓPRIAS TEORIAS.

CIÊNCIA E O SENSO COMUM O SENSO COMUM SE APROPRIA DE OUTROS SABERES PRODUZIDOS, MISTURANDO E RECICLANDO, REDUZINDO-OS A UM TIPO DE TEORIA SIMPLIFICADA, PRODUZINDO UMA DETERMINADA VISÃO DE MUNDO MAIS SIMPLISTA.

É UM CONJUNTO DE CONHECIEMENTOS SOBRE FATOS OU ASPECTOS DA REALIDADE, EXPRESSO POR MEIO DE LINGUAGEM PRECISA E RIGOROSA. O QUE É CIÊNCIA?

1. OS CONHECIMENTOS DEVEM SER OBTIDOS DE MANEIRA PROGRAMADA, SISTEMÁTICA E CONTROLADA, PARA QUE SEJA VÁLIDO. O QUE É CIÊNCIA?

SOMENTE DESTA FORMA, O SABER PODE SER TRANSMITIDO, VERIFICADO, UTILIZADO E DESENVOLVIDO. O QUE É CIÊNCIA?

ISTO POSSIBILITA NOVOS SABERES. DESTA MANEIRA, A CIÊNCIA CARACTERIZA-SE COMO UM PROCESSO. O QUE É CIÊNCIA?

2. OUTRO ASPECTO INTERESSANTE DA CIÊNCIA: OBJETIVIDADE – SUAS CONCLUSÕES DEVEM SER PASSÍVEIS DE VERIFICAÇÃO, ISENTAS DE EMOÇÃO, TORNANDO- SE VÁLIDAS PARA TODOS. O QUE É CIÊNCIA?

3. A CIÊNCIA TEM UM OBJETO ESPECÍFICO DE ESTUDO, UMA LINGUAGEM RIGOROSA, MÉTODOS E TÉCNICAS ESPECÍFICAS, PROCESSO CUMULATIVO DE CONHECIMENTO E OBJETIVIDADE. O QUE É CIÊNCIA?

É ESSE CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS É O QUE PERMITE QUE DENOMINEMOS CIENTÍFICO A UM CONJUNTO DE CONHECIMENTOS. O QUE É CIÊNCIA?

OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA  O HOMEM.  COMPLEXIDADE DEVIDO À DIVERSIDADES DE FENÔMENOS QUE O ENVOLVE.  FENÔMENOS PSICOLÓGICOS SÃO OS PROCESSOS QUE ACONTECEM NO NOSSO MUNDO INTERNO E QUE SÃO CONSTRUÍDOS DURANTE NOSSA VIDA.

 COMPORTAMENTALISTA: É O COMPORTAMENTO HUMANO.  PSICALANISTA: INCONSCIENTE.  COGNITIVO: CONSCIÊNCIA.  PERSONALIDADE.  PSICOLOGIA SOCIAL VÊM O HOMEM COMO SER DATADO, DETERMINADO PELAS CONDIÇÕES HISTÓRICAS E SOCIAL QUE O CERCAM.

 MATÉRIA PRIMA DA PSICOLOGIA É A VIDA DOS SERES HUMANOS.  A PSICOLOGIA CONTRIBUI PARA COMPREENDER A TOTALIDADE DA VIDA HUMANA, A SUBJETIVIDADE.  SUBJETIVIDADE É O MUNDO CONSTRUÍDO INTERNAMENTE PELO SUJEITO, A PARTIR DAS RELAÇÕES SOCIAIS, VIVÊNCIAS, AFETOS E COMPORTAMENTOS.

 O MUNDO INTERNO POSSUI A RIQUEZA E A REALIDADE DO MUNDO EXTERNO, SÓ QUE CONSTRUÍDO DE FORMA PARTICULAR.

A PSICOLOGIA E O MISTICISMO  A PSICOLOGIA TRABALHA O PSIQUISMO HUMANO.  CUIDADO COM CHARLATÃO.  TARÔ, LEITURA DE MÃO.  CONFUSÃO.