Modelagem Matemática: Elaboração de Atividades

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito.
Pedagogia da pesquisa-ação
ENSINANDO ATRAVÉS DE JOGOS
ensinando através de jogos
ensinando através de jogos
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Discutindo práticas em Matemática
Modelagem Matemática na Física
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
VIVENCIANDO A MATEMÁTICA
LOCAL: Centro Espírita “LAR DE MARIA”
Explorar e Investigar para Aprender Matemática Através da Modelagem Matemática William Kfouri Professor do Ensino Médio e Superior e aluno do programa.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Aulas Práticas no ensino de Ciências
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
SITUAÇÃO-PROBLEMA LIGADA À REALIDADE
Programa Ler e Escrever
Currículo por Competências e Habilidades.
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
Conexão entre literatura infantil e matemática
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
UNESP Estudo de caso E Pesquisa ação. Metodologia de Pesquisa em
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática
PESQUISA APLICADA AO JORNALISMO
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
19ª Mostra de Pôster – FATEC 2014
O Recurso a Modelos Matemáticos em sala de aula
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
1 - Introdução à Modelagem Matemática
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Profª. Taís Linassi Ruwer
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
FÍSICA APLICADA NAS SITUAÇÕES DO TRÂNSITO
DIREITOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
“A BORDAGEM TEMÁTICA : U MA POSSIBILIDADE PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR ” Oficineiras: Camilla Rosa, Graciela Constante, Jeneffer Castro.
Como elaborar um plano de aula
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL.
Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

Modelagem Matemática: Elaboração de Atividades I Encontro Regional das Sociedades 5, 6 e 7 de Dezembro de 2005 Belém - PA MC-16 Modelagem Matemática: Elaboração de Atividades Profa. Msc: Maria Isaura de Albuquerque Chaves isaura_chaves@hotmail.com - NPI- UFPA

Objetivo do Curso: Mostrar algumas maneiras de se organizar e de se conduzir atividades de Modelagem Matemática em sala de aula, para que sirvam de inspiração à professores desejosos em utilizar a referida estratégia de ensino-aprendizagem em suas respectivas realidades educacionais.

Programação: 1º Dia (05): O que é Modelagem Matemática? Como podemos utilizá-la em nossas salas de aula? 2º dia (06): Apresentação de alguns exemplos de atividades em Modelagem Matemática, com seus respectivos critérios de elaboração. 3º dia (07): Simulação de elaboração Avaliação do Minicurso

Modelagem Matemática Modelo Matemático É um processo dinâmico utilizado para a obtenção e validação de modelos matemáticos. Consiste, essencialmente, na arte de transformar situações da realidade em problemas matemáticos cujas soluções devem ser interpretadas na linguagem usual. ( BASSANEZI 2002). Modelo Matemático Um conjunto de símbolos e relações matemáticas que representam de alguma forma o objeto estudado e, sua eficiência, reside na nossa consciência de que estamos sempre trabalhando com aproximações da realidade. (BASSANEZI, 2002). Organizar atividades de Modelagem Matemática está intimamente relacionada à forma como se concebe o método. Deve constar de todo modelo a parte mais significativa da realidade segundo o desejo e/ou a necessidade do modelador.

Outras definições: É o processo que envolve a obtenção de um modelo matemático. (BIEMBENGUT E HEIN, 2003) É todo processo de abordagem de um problema não matemático, envolvendo a construção de um modelo matemático. (BARBOSA, 2003) É um processo que traduz uma situação /questão proposta pela realidade, já transcrita, ou não, na linguagem corrente, em linguagem simbólica da matemática, fazendo aparecer um modelo matemático que, por ser uma representação significativa do real, se analisado e interpretado segundo as teorias matemáticas, devolve informações interessantes para a realidade que se está questionando. (CHAVES, 2005)

Etapas do processo de Modelagem (BIEMBENGUT E HEIN, 2003) Interação – fase preliminar em que ocorre o envolvimento com o tema (realidade) a ser estudado /problematizado, através de um estudo indireto ou direto. Matematização – após a interação ocorre a “tradução” da situação-problema para a linguagem matemática. É aqui que se formula um problema e escreve-o segundo um modelo matemático que leve à solução. Modelo Matemático – em seguida ocorre a “testagem” ou validação do modelo obtido, através da análise das respostas que o modelo oferece quando aplicado à situação que o originou, no sentido de verificar o quanto as mesmas são adequadas, ou não.

Modelagem Matemática como estratégia de ensino-aprendizagem No âmbito da Educação Matemática, Modelagem pode ser definida como uma estratégia de ensino-aprendizagem que parte de uma situação/tema e sobre ela desenvolve questões, que tentarão ser respondidas mediante o uso do ferramental matemático e da pesquisa sobre o tema. (BIEMBENGUT e HEIN, 2003)

Nessa abordagem, um tema é escolhido e o professor utiliza as mesmas etapas e sub-etapas do processo de modelagem, isto é: Interação – reconhecimento da situação-problema e familiarização; Matematização – formulação e resolução do problema; e Modelo Matemático – interpretação e validação para o desenvolvimento do conteúdo programático. (BIEMBENGUT e HEIN, 2003)

A modelagem é um método da matemática aplicada, usado em grande variedade de problemas econômicos, biológicos, geográficos, de engenharia e de outros que foi apreendido e re-significado para o ensino-aprendizagem como uma das formas de se utilizar a realidade nas aulas de matemática. Nesse sentido, há várias maneiras de conceber e materializar a Modelagem na sala de aula, através de projetos de curta ou longa duração, através de situações ou atividades propostas aos alunos. ( BARBOSA, 1999)

Barbosa (2003), concebe Modelagem como “um ambiente de aprendizagem no qual os alunos são convidados a problematizar e investigar, por meio da matemática, situações com referência na realidade”. Para a materialização, ou seja, para a utilização em sala de aula, o autor identifica “três regiões de possibilidades”, as quais ele chama de “casos”.

Caso 1 Caso 2 Caso 3 Professor/Aluno Resolução Professor Coleta dos dados Simplificação Elaboração da situação-problema Caso 1 Caso 2 Caso 3

Atividades de Modelagem Matemática: alguns exemplos Caso 1 : O professor coleta os preços de uma companhia que oferece serviço de internet, organiza os dados em uma tabela que apresenta aos alunos pedindo que decidam qual o melhor plano a seguir (BARBOSA, 2004) Caso 2: O professor apresenta a turma somente a pergunta: “Quanto custa ter acesso a internet?”

Caso 3: trata-se de projetos desenvolvidos a partir de temas não-matemáticos, que podem ser escolhidos pelo professor ou pelos alunos. Aqui a formulação do problema, a coleta de dados e a resolução são tarefas dos alunos. (BARBOSA, 2004). Pode ser uma fonte de problemas para o uso em outras turmas. Ideal para professores que tem dificuldades em encontrar atividades de Modelagem (BARBOSA, 2004).

Que “caso” escolher ? ATENÇÂO O “onde” e o “para quê” a Modelagem Matemática vai ser utilizada são determinantes para o “como”. ATENÇÂO A Modelagem por ser um método importado da Matemática aplicada, comumente, muitos professores a associam exclusivamente a noção de trabalho com projetos. Entretanto, é preciso que se leve em conta as especificidades do contexto escolar, no qual a Modelagem mostra-se interessante para ensino-aprendizagem da Matemática e para o desenvolvimento sócio-crítico do aluno, o que difere quanto ao propósito de sua utilização pelos matemáticos aplicados

Atividades de Modelagem Matemática – Caso 1: alguns critérios para elaboração A escolha de um tema (abrangente, acessível, relevante para formação discente) Os conteúdos de ensino = Objetivo da atividade Oferecer “pontes” aos alunos O primeiro critério já está apontado no título. Em que perspectiva de MM posso trabalhar no contexto escolar educacional em que me encontro => no diagnóstico Através das etapas: interação, problematização e construção de modelos.

Bibliografia BARBOSA, J.C. O que pensam os professores sobre a modelagem matemática? Zetetiké, Campinas, v.7, n.11, 1999. Disponível em: http://sites.uol.com.br/joneicb . Acesso em: 05/06/2004. _____. Modelagem matemática na sala de aula. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2004, Recife. Anais ... Recife: SBEM/PE, 2004, 1 CD-ROM BASSANEZI, C.B. Ensino –aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002. BIEMBENGUT, M. S. & HEIN, N. Modelagem matemática no ensino. 3.ed. São Paulo: Contexto, 2003. CHAVES, M.I.A. Modelando matematicamente questões ambientais relacionadas com a água a propósito do ensino-aprendizagem de funções na 1ª série-EM. Belém: UFPA-NPADC, 2005 (Dissertação, Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas). Disponível em: http://www.ufpa.br/npadc/gemm/index.htm