SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Estudos Sociais do
Advertisements

CPA Comissão Própria de Avaliação
Avaliação Discente do Curso de Ciências Biológicas 19/04/2006.
CPA – COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FIQUE SABENDO Porto Velho 2010/2011.
CANDIDATA AO CARGO DE DIRETOR(A) DO DEDC XV
Membros: Maria José Soares Mendes Giannini (FCF/Ar)
Dimensão 7 Infra-estrutura física
UFG Universidade Multicâmpus Nova Realidade e seus desafios.
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES
Avaliação dos componentes curriculares : Satisfação dos docentes
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
COMPETÊNCIAS SAI (PAIPUFRGS)
Seminário de Avaliação da Faculdade de Farmácia
Relatório respostas estudantes NAU-FAGRO.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: IMPACTOS INSTITUCIONAIS
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Disciplina / Professor
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Comissão Própria de Avaliação
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
I SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PLANO DE GESTÃO CAMPUS FLORESTAL.
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO SINAES GRUPO 3 Relator: Orlando Nobre.
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar
PROGRAMA DE GESTÃO RENOVAR PARA AVANÇAR (biênio )
IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora PROPOSTA ORGANOGRAMA 2011
Indicadores de Evaluación Institucional de la UFRGS Prof. Daltro José Nunes (Secretario de Evaluación Institucional UFRGS)
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
CPA A Comissão Própria de Avaliação está prevista na Lei nº , de
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Pró-Reitoria de Planejamento
Auto-avaliação Institucional Auto-avaliação institucional RESULTADOS Comissão Própria de Avaliação - CPA JULHO/2010.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) Prof
Prefeitura Municipal de Mariana Pimentel/RS
SAI – 2009 SISTEMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A forma de como a comunidade percebe os resultadosA forma de como a comunidade percebe os resultados A Etec.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Auto Avaliação: Direção Coordenação Secretaria de Registro Acadêmico Departamento Financeiro Serviços de Reprografia Corpo Docente/Discente Coordenação.
Universidade Estadual de Campinas Utilização do Paradigma da WWW no Apoio à Cursos de Informática Médica.
Workshop de Acompanhamento (relativo aos anos 2007 e 2008)
VISITA MEC NA IES Bibliotecária: Rose Cristiani Franco Seco Liston
UFRGS Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES - Marlis Polidori 2009.
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/UFJF
Avaliação Institucional Sistemas de Informação. Avaliação Institucional - Equipe Andrea Menezes José Francisco Maíra Nascimento Raphael Barros.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Questionário do Estudante Enade
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
Projeto Avaliação Institucional 2010 FEOL – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE OLIVEIRA OLIVEIRA/MG.
PREFEITURA UNIVERSITÁRIA DE ARARAS Funções: Promoção, desenvolvimento e execução de serviços de apoio ao ensino, pesquisa, infraestrutura, atividades socioculturais.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
Fórum CPA Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui? Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato. Preocupa-me.
Perspectivas Internas e Externas
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA. É uma comissão constituída por membros representantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e sociedade.
CEFET-RN ESTRUTURA FUNCIONAL UNIDADESEDE GESTÃOSISTÊMICA UNED Zona Norte de Natal UNED Mossoró UNED Ipanguaçu UNED Currais Novos.
Transcrição da apresentação:

SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO SINAES GRUPO 5 Relator: Jairzinho Rabelo

DIMENSÃO 7: INFRA-ESTRUTURA FÍSICA E RECURSOS DE APOIO DIMENSÃO 10: SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA

DIMENSÃO 7: INFRA-ESTRUTURA FÍSICA E RECURSOS DE APOIO INDICADORES N.º de salas de aula N.º de instalações administrativas N.º e condições das salas de docentes N.º e condições das salas de reuniões N.º e condições dos gabinetes de trabalho N.º e condições das salas de conferência e auditórios N.º e condições das instalações sanitárias Existência de áreas de convivência Acessos para portadores de necessidades especiais N.º de equipamentos (informática, laboratórios, apoio administrativo) N.º de Bibliotecas (central e setoriais); Acesso a bases de dados e bibliotecas virtuais No. de livros, periódicos e títulos em geral N.º e condições de laboratórios de informática

DIMENSÃO 7: INFRA-ESTRUTURA FÍSICA E RECURSOS DE APOIO INDICADORES Nº. de equipamentos de informática e condições de uso e acesso pelos estudantes N.º e condições de laboratórios específicos Descrição do plano de segurança, proteção de riscos e proteção ambiental Questionários de satisfação dos usuários sobre as instalações em geral e especialmente sobre a biblioteca, laboratórios e equipamentos de informática Análise das condições elétricas; Fornecimento da água, envolvendo a quantidade e qualidade; Informatização das bibliotecas setoriais: quantidade e atualização do acervo bibliográfico e climatização; Política de manutenção dos equipamentos; Análise do sistema de comunicação, buscando o reparo nos problemas de informatização; Funcionamento da ouvidoria.

DIMENSÃO 10: SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA INDICADORES Custo corrente/aluno equivalente Aluno tempo integral/técnico-administrativo Planilha de contratação de pessoal docente Planilha de contratação de pessoal técnico-administrativo Planilha financeira que compõe o PDI Tabela de cursos oferecidos (graduação, pós-graduação, seqüenciais e a distância) pela IES Folhas de pagamento dos docentes e dos técnico-administrativos (últimos 6 meses); Planilha de liberação de verbas para capacitação de docentes e técnico-administrativos; Planilha de liberação de verbas para auxílio de custo para participação em eventos pelos discentes, docentes e técnicos; Planilha de gastos com multas (trabalhistas e outras); Relação orçamento/gastos (semestral e anual); Relação ingressantes/concluintes; Relação docentes em capacitação/docentes capacitados (em nível de pós-graduação – especialização, mestrado e doutorado);

DIMENSÃO 10: SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA INDICADORES Relação dos técnicos-administrativos em capacitação/capacitados (em nível de pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado) Divulgação da prestação de contas da UFPA; Divulgação da prestação de contas dos recursos captados pela FADESP; Nível de participação da comunidade acadêmica na definição e distribuição dos recursos; Divulgação e prestação de contas dos recursos captados pelo DAVES; Acompanhamento do PDI; Publicização dos valores e cronograma de execução de obras; Relação entre os valores de mercado e valores pagos pela UFPA, pela realização de obras, serviços e aquisição de equipamentos; Qualidade do material d consumo e de equipamentos adquiridos pela UFPA; Participação da comunidade acadêmica na aplicação dos recursos de ensino, pesquisa e extensão.

OBSERVAÇÃO Percebe-se que há um desconhecimento do PDI e que não existe um acompanhamento da sua aplicação. O tempo foi curto para avançar nos trabalhos. Sugere-se que sejam organizados outros momentos para a discussão sobre os mecanismos e atores.