PROBLEMA CATEGORIA DO P P LANEJAMENTO E E STRATÉGICO S S ITUACIONAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
Advertisements

O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
O ambiente organizacional
Introdução à Teoria Geral da Administração TGA
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO IMPLEMENTANDO A GESTÃO DA QUALIDADE
Dinâmica e Gênese dos Grupos
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
A Comunicação como Inteligência Empresarial Competitiva
Dez Princípios de Economia
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL Martha Cassiolato
Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas I
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
AUDITORIA.
CONCEITOS ELEMENTARES
FASES DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL.
Ética Profissional A ética e a moral.
Ministério da Saúde Elementos Conceituais Importantes para a Construção da Agenda de Compromissos Apoio Integrado à Gestão Descentralizada do SUS FlorianópolisJunho/2005.
EFICÁCIA DAS NORMAS JURÍDICAS E SEUS EFEITOS SOCIAIS DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: A-01 PROF. ROGÉRIO JOSÉ DE ALMEIDA.
NOÇÕES PRELIMINARES.
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Políticas Públicas.
POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Planejamento Estratégico Situacional
UMA VISÃO SISTÊMICA DO USO DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA Gianna Oliveira Bogossian Roque Marcos da Fonseca.
Elaboração, Avaliação Orçamentação de ações e programas Arvore de apostas MOMENTO NORMATIVO ESQUEMA BÁSICO PROJETO DE GOVERNOPLANO PROBLEMAS POR PROBLEMAS.
ETAPAS DE UM PLANO DE AÇÃO
Cenários - Componentes do Ambiente Operacional
O SISTEMA ECONÔMICO PROFª. ECON. MSC. JARMONIELLE DE OLIVEIRA
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
“Pensar o Serviço Social na contemporaneidade requer que se tenha os olhos abertos para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua recriação.”
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
Emile Durkheim e o fato social
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
Diagnóstico e Recomendações para uma Proposta de Desenvolvimento Local Sustentável para Jirau, Rondônia São Paulo, 05 de junho 2009.
Planejamento Estratégico
PESQUISA.
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
ANALISANDO O AMBIENTE DE MARKETING
Noções gerais de Economia
Planejamento Estratégico Situacional - PES (Guia Prático)
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Território É mais que uma área geográfica é um espaço social em permanente construção com um perfil demográfico, epidemiológico, administrativo, tecnológico.
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão

Uma proposta para organizar Avaliação:
OFICINA DE PLANEJAMENTO PARA EQUIPES DO PSF/PACS
Introdução ao Planejamento
PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA
Prof. Gabriela LottaEDS Apresentação da disciplina Indicadores de Políticas Públicas.
Luciana Tolstenko Nogueira
MERCADO Espaço de transações Contexto de trocas e intercâmbio Oferta de um produto / serviço Procura de um produto / serviço.
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
POLÍTICAS PÚBLICAS: DISCUTINDO MODELOS
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
POLÍTICAS ECONÔMICAS. POLÍTICAS ECONOMICAS  Políticas Econômicas - são as ações tomadas pelo governo, que, utilizando instrumentos econômicos, buscam.
Políticas Públicas de Desenvolvimento e a Tutela dos Direitos Sociais
PUCC 1 Agenda TECNOLOGIA. PUCC 2 Tecnologia Tecnologia: conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um determinado.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Oficina de Elaboração de Projetos Sociais
FASES DE IMPLANTAÇÃO Mapeamento da Estrutura, Contexto e Necessidades da organização Envolvimento dos líderes e colaboradores da empresa na elaboração.
Transcrição da apresentação:

PROBLEMA CATEGORIA DO P P LANEJAMENTO E E STRATÉGICO S S ITUACIONAL

CONCEITOS BÁSICOS OBSTÁCULO ENTRE UMA SITUAÇÃO CONCRETA E AS ASPIRAÇÕES DE UM ATOR Exemplos: Situação: insegurança generalizada Aspiração: segurança relativa

GOVERNAR É ENFRENTAR PROBLEMAS PARCIAIS COM PLENA CONSCIÊNCIA DA MUDANÇA GLOBAL QUE PRETENDEMOS

OS PROBLEMAS SÃO O CENTRO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL E SEU OBJETIVO DEVE SER REDUZIR SUA INTENSIDADE OU SOLUCIONÁ-LOS SE FOR O CASO

IMPORTÂNCIA DA CATEGORIA PROBLEMA entendimento universal 1. É de entendimento universal. Quais são seus problemas? Desde o indivíduo mais simples até o mais ilustrado pode responder à seguinte pergunta: Quais são seus problemas?

2. Não respeita as divisões setoriais, regionais, institucionais e organizativas para identificar as causas e conseqüências. Avaliá-las, propor soluções e fixar responsabilidade objetiva. O analfabetismo não é só um problemas de educação

relações entre as causas, que podem ser problemas, 3. Permite estabelecer as relações entre as causas, que podem ser problemas, e selecionar as mais representativas, para enfrentá-las através de programas e ações adequados e combinados no espaço, no tempo e nas organizações.

monitoramento 4. Possibilita o monitoramento objetivo e inequívoco da sua evolução e do efeito dos programas e ações para solucioná-los controle social 5. Possibilita um controle social objetivo sobre as ações do governo

PROBLEMA O MACROPROBLEMA É O RESULTADO MOMENTÂNEO QUE SINTETIZA TODOS OS PROBLEMAS PARCIAIS RELEVANTES PARA UM ATOR O PROJETO DE GOVERNO DE UM ATOR VISA O PROJETO DE GOVERNO DE UM ATOR VISA MODIFICAR O MACROPROBLEMA Crescimento Desemprego Inflação Déficit público Juros Concentração Crescimento Desemprego Inflação Déficit público Juros Concentração Projeto de Governo Si So

ELEMENTOS DETERMINANTES DE UM PROBLEMA NOME ATOR DATA VETOR DESCRITOR DO PROBLEMA VDP CONSEQUENCIAS

ELEMENTOS EXPLICATIVOS DO PROBLEMA CAUSAS E SUA NATUREZA LEGAL ACUMULATIVA PRODUTIVA ESPAÇOS DE COMPETENCIA DO ATOR DE OUTROS ATORES PÚBLICOS DO SETOR PIVADO

OS PROBLEMAS PODEM SER: FINAIS – QUANDO INTERFEREM DIRETAMENTE A SOCIEDADE; FINAIS – QUANDO INTERFEREM DIRETAMENTE A SOCIEDADE; INTERMEDIÁRIOS – QUANDO ATINGEM DIRETAMENTE AS INSTIUIÇÕES INTERMEDIÁRIOS – QUANDO ATINGEM DIRETAMENTE AS INSTIUIÇÕES

PROBLEMAS IDENTIFICA-SE PELONOME DEVE DELIMITAR EXATAMENTE O AMBITO DOS MESMOS NÃO DEIXANDO MARGEM A DÚVIDAS EX. ANALFABETISMO EM ALAGOAS MORTALIDADE INFANTIL EM ITAMARACÁ DESEMPREGO NO BRASIL

UM PROBLEMA DETERMINA- SE PELO VETOR DESCRITIVO DO PROBLEMA V D P. É RELATIVO AO ATOR QUE DECLARA O PROBLEMA POIS CADA SITUAÇÃO PODE SER: PROBLEMA PARA UM, AMEAÇA PARA OUTRO, ÊXITO PARA UM TERCEIRO, OPORTUNIDADE PARA UM QUARTO, Ex.: Perder as eleições; a fome; o desemprego

O VDP DETERMINA O SIGNIFICADO DO NOME DO PROBLEMA TORNANDO-O VERIFICÁVEL PELOS FATOS QUE O EVIDENCIAM.

O VDP CUMPRE AS SEGUINTES FUNÇÕES: LIMITA A UM SÓ O SIGNIFICADO O NOME DO PROBLEMA; DETERMINA O QUE DEVE SER EXPLICADO; VERIFICA O PROBLEMA DE MANEIRA MONITORÁVEL; POSSIBILITA VERIFICAR A EFICÁCIA DA AÇÃO PARA ENFRENTÁ-LO.

REQUISITOS DOS DESCRITORES DE PROBLEMAS NÃO DEVEM: REITERAR DE OUTRA MANEIRA O DITO POR OUTROS DESCRITORES; EXPLICAR OUTROS DESCRITORES, POIS ENTÃO É CAUSA.

ELEMENTOS DA EXPLICAÇÃO NATUREZA DAS CAUSASFLUXOS-PRODUÇÃO CAUSAS IMEDIATAS RESULTANTES DA PRODUÇÃO E QUE AFETAM O MARCADOR VDP

ACUMULAÇÕES PARA PRODUZIR, NECESSITAM–SE CAPACIDADES, ACUMULAÇÕES; PARA GERAR PRODUÇÃO NECESSITA-SE CAPITAL, CONHECIMENTO E PODER ACUMULADOS ATÉ OU DURANTE O PROCESSO.

REGRAS AS JOGADAS E AS ACUMULAÇÕES PERTINENTES E VÁLIDAS PARA UM PROBLEMA SÃO AS PERMITIDAS PELAS REGRAS DO JOGO DO PROBLEMA

EXPLICAR UM PROBLEMA É CONSTRUIR UM MODELO EXPLICATIVO DE SUA GESTAÇÃO E TENDÊNCIA. V D P, DEVE EXPLICAR-SE O V D P, DETERMINANDO AS CAUSAS, INDICANDO SE SÃO: FLUXOS, ACUMULAÇÕES OU REGRAS

ORGÃO PÚBLICO – ATOR 1- PLANEJADOR ORGÃO PÚBLICO – ATOR2 ORGÃO PÚBLICO OUTRO NÍVEL – ATOR 3 SETOR PRIVADO VDP di1 di2 di3 ESPAÇOS, ATRIBUIÇÕES, CAUSAS E PROBLEMA

TIPOS DE MUDANÇA SITUACIONAL MUDANÇA NA PRODUÇÃO OU FLUXO ( MODO DE JOGAR, DE PRODUZIR) MUDANÇA NAS ACUMULAÇÕES MUDANÇA NAS ACUMULAÇÕES (CAPACIDADES OU INCAPACIDADES PARA JOGAR, PRODUZIR) RELAÇÃO DE FORÇA OU PESO DOS ATORES.

CAPACIDADE DE PRODUÇÃO ECONÔMICA CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIA; MUDANÇAS INSTITUCIONAIS E SISTÊMICAS; MUDANÇA DE INFRA- ESTRUTURA FÍSICA.

MUDANÇA NAS REGRAS (REGULAMENTO DO JOGO) REFORMA DE UM JOGO Pelas vias estabelecidas - Processo Democrático REVOLUÇÃO DE UM JOGO Por vias não estabelecidas previamente Ruptura dos sistemas Revoluções

CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO DE PROBLEMAS 1.VALOR POLÍTICO PARA O ATOR CENTRAL PARA O PARTIDO PARA A POPULAÇÃO EM GERAL PARA A POPULAÇÃO AFETADA

2. TEMPO DE MATURAÇÃO DOS RESULTADOS DENTRO OU FORA DO PERÍODO DE GOVERNO MATURAÇÃO EM TEMPO HUMANA MATURAÇÃO EM TEMPO SOCIAL

3. RECURSOS EXIGIDOS EM RELAÇÃO AO VETOR RELAÇÃO AO VETOR DE RECURSOS DO ATOR EXIGENTES EM PODER POLÍTICO EXIGENTES EM RECURSOS ECONÔMICOS EXIGENTES EM CONHECIMENTO EXIGENTES EM CAPACIDADE ORGANIZATIVA EXIGENTES EM RECURSOS ESCASSOS EXIGENTES EM RECURSOS ABUNDANTES

4. GOVERNABILIDADE SOBRE O PROBLEMA CONTROLE DOS NÓS- CRÍTICOS DE MAIOR PESO NO PROBLEMA DÉBIL CONTROLE DOS NÓS CRÍTICOS NÓS-CRÍTICOS FORA DO JOGO DO ATOR

5. RESPOSTA DOS ATORES COM GOVERNABILIDADE COLABORAÇÃO REJEIÇÃO INDIFERENÇA

6. CUSTO DA POSTERGAÇÃO IMEDIATO E ALTO MEDIATO, LENTO E BAIXO

7. EXIGÊNCIA DE INOVAÇÃO OU CONTINUIDADE 7. EXIGÊNCIA DE INOVAÇÃO OU CONTINUIDADE PROBLEMAS QUE REQUEREM INOVAÇÃO PROBLEMAS QUE REQUEREM CONTINUIDADE E CORREÇÃO

8. IMPACTO REGIONAL EQUILIBRANTES DESEQUILIBRANTES

9. IMPACTO SOBRE O BALANÇO POLÍTICO DE GESTÃO, AO FINAL DO GOVERNO POLÍTICO DE GESTÃO, AO FINAL DO GOVERNO IMPACTO POLÍTICO DA GESTÃO POLÍTICA IMPACTO POLÍTICO DO BALANÇO MACROECONÔMICO IMPACTO POLÍTICO DO BALANÇO DO INTERCÂMBIO DE PROBLEMAS

TIPO DE CAUSAS SEGUNDO: 1. A NATUREZA REGRAS NORMAS FORMAIS, OU DE FATO. SINÔNIMOS: REGULAÇÕES, LEIS PROIBIÇÕES, ESTÍMULOS, PERMISSÕES, ETC..

ACUMULAÇÕES CAPACIDADES OU INCAPACIDADES. SINÔNIMOS: ESTOQUES CAPACIDADES INCAPACIDADES REPRESAMENTO SEDIMENTAÇÃO INTERNALIZAÇÃO, ETC..

PRODUÇÃO – FLUXOS SINÔNIMOS: PRODUÇÃO, MOVIMENTO, JOGADAS, AÇÕES, REALIZAÇÕES, ETC

2. SEGUNDO O GRAU DE CONTROLE DO AUTOR: DENTRO DE SUA GOVERNABILIDADE CONTROLE TOTAL, TUDO DEPENDE DO ATOR FORA DE SUA GOVERNABILIDADE PORÉM COM INFLUÊNCIA OU SEM NENHUMA SOBRE AS CAUSAS FORA DO JOGO CAUSAS PROVENIENTES DE OUTROS PROBLEMAS

REQUISITOS DOS DESCRITORES (VDP) DE PROBLEMAS DEVEM: INDICAR O NOME DAS CAUSAS DO PROBLEMA E NÃO SUAS CONSEQÜÊNCIAS; SER PRECISOS, MONITORÁVEIS E EVIDENCIAR A EXISTÊNCIA DO PROBLEMA; CONTINUA