Metodologia de Elaboração do PPA-Plano Plurianual – 2012/2015

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano Plurianual e o Orçamento do Governo Federal
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Avaliação do Plano Plurianual
Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral Revisão PPA Cuiabá, março de 2005.
Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado PMDI GERAES
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
ROCHA, Arlindo Carvalho
Orçamento na CF/88 Princípios
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Melhorias na Gestão por Resultados A Experiência do Governo Federal Afonso Oliveira de Almeida Secretário de Planejamento e.
PLANO PLURIANUAL SOCIEDADE JUSTA E SOLIDÁRIA
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos - SPI Vitória, 01 de junho de 2009 Desafios e perspectivas do Planejamento.
Como o Governo formula sua Estratégia
Plano Plurianual Participativo 2008 – 2011
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
Congresso Acopesp/Serra Negra - Novembro de 2004
Plano Plurianual: desafios e perspectivas
PLANO ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
PRÊMIO GESTOR PÚBLICO Um estímulo à Administração de Resultados
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
Cuiabá-MT, jan/2011. GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO GERAL DO ESTADO DE MATO GROSSO - SEPLAN Atualização do Plano.
PLANEJAMENTO E COODENAÇÃO GERAL
ORÇAMENTO PÚBLICO “É uma lei de iniciativa do poder executivo, aprovada pelo poder legislativo, que estima a receita e fixa a despesa da administração.
Gestão Estratégica na Política Pública
Relatório da Ação Governamental RAG
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
Prof. Esp. Caio Rodrigues do Vale
DOCUMENTOS UTILIZADOS
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos PPA Avaliação 2009 (Ano Base 2008) Ciclo de Gestão do Plano.
Integração - Modernização - Descentralização
Orçamento Tradicional:
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Educação básica de qualidade para todos
1. ABERTURA E APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES 2. APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA 3. APRESENTAÇÃO DA NOVA PROPOSTA DO PDR APRESENTAÇÃO DA REDETEC.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Lei Orçamentária Anual - LOA
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
Plano Plurianual Professor: Ednei Isidoro de Almeida.
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
AUDIÊNCIA PÚBLICA, Para apresentar e discutir a elaboração da LOA - Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2016.
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA: 18 de NOVEMBRO DE 2013 OBJETO: PLANO PLURIANUAL (PPA): 2014/2017 LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA): 2014.
Introdução à Gestão Pública
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
PLANO PLURIANUAL (PPA ).
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Agosto de 2015 COMISSÃO TEMÁTICA VII Capacidade e sustentabilidade financeira.
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
Art Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I – o plano plurianual; II – as diretrizes orçamentárias; III – os orçamentos anuais. será.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Fases Metodológicas do Planejamento Social
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL PLANEJAMENTO, CONTROLE, TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIZAÇÃO.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTIM Secretaria de Finanças AUDIÊNCIA PÚBLICA, para apresentar a LOA para o exercício de 2015.
GESTÃO DE FINANÇAS PÚBLICAS UNINORTE UNINORTE Plano Plurianual Plano Plurianual (PPA) (PPA) Prof. R. Nonato Contador Esp.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

Metodologia de Elaboração do PPA-Plano Plurianual – 2012/2015 Cuiabá, Março de 2011

Estratégia e PPA Plano Estratégico de Desenvolvimento – MT+ 20 2012/2032 Orientações Estratégicas de Longo Prazo Plano Plurianual – 2012/2015 Programas e Projetos Orçamento Anual – 2012 Programas e projetos

Instrumentos de Planejamento Governamental Abrangência Responsabilidade Prazo Plano Estratégico Grandes eixos ou opções estratégicas Plano da sociedade (não do governo) Longo (20 anos) Plano Plurianual Diretrizes, programas e projetos c/despesas de capital e correlatas Plano de ação governamental (mesmo incluindo parcerias) Médio (4 anos) Orçamento Projetos ou atividades c/explicitação dos gastos públicos em geral Despesas do governo Curto (1 ano)

Processo de Elaboração do MT+20 Revisão do Estudo Retrospectivo Potencialidades e Estrangulamentos Sistema de Gestão Avaliação - Metas e indicadores Visão de Futuro Eixos Macro-objetivos Metas globais Linhas estruturantes OFICINAS TÉCNICAS Pesquisa Qualitativa Revisão dos Cenários do MT Instrumentos Revisão dos Cenários do contexto externo Oportunidades e Ameaças

Formulação Técnica e Participação no MT+20 Análise, Tratamento e Elaboração Técnica Reflexão Estruturada da Sociedade

Plano Estratégico Plano Estratégico constitui um referencial agregado que explicita os grandes eixos estratégicas que orientam as iniciativas dos governos e dos parceiros numa perspectiva de longo prazo Plano estratégico dá o norte ou a direção geral para a ação e promoção do desenvolvimento do Estado: eixos estratégicos, macro-objetivos, metas globais e indicadores

Eixos Estratégicos Eixos estratégicos - grandes blocos de ações prioritárias que representam os pilares básicos em torno dos quais se estruturam e organizam as ações Eixos estratégicos agregam e organizam ações com afinidade temática ou foco de interesse (desta forma, os programas são o detalhamento dos eixos estratégicos Os eixos estratégicos organizam e são operacionalizados por projetos– no nível do PPA e do Orçamento – instrumentos de ação operativa para alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados 7

Eixos Estratégicos, Macro-objetivos e Metas Globais Uso sustentável dos recursos naturais. Conhecimento e inovação tecnológica. Diversificação e adensamento das cadeias produtivas. Descentralização territorial e estruturação da rede urbana. Infraestrutura econômica e logística. Qualidade de vida, cidadania, cultura e segurança pública. Governabilidade e gestão pública. MACRO OBJETIVO 1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS METAS GLOBAIS Ampliação da educação com universalização da educação básico (infantil, fundamental e média) elevação do nível e da qualidade dos ensinos médio e fundamental ao patamar de excelência mundial 1. aumento do nível de escolaridade da população. 2. redução da taxa de analfabetismo e do analfabetismo funcional. 3. elevação do acesso da população jovem ao ensino superior 1. Redução na taxa de analfabetismo funcional, estimada hoje em 24,3% da população com 15 anos ou mais, de 12 pontos percentuais até alcançar 10% da população, em 2026, e 15%, em 2015. 2. Elevação da taxa de acesso ao ensino superior de 29,6%, da população

Eixos Estratégicos e Programas Uso sustentável dos recursos naturais. Conhecimento e inovação tecnológica. Diversificação e adensamento das cadeias produtivas. Descentralização territorial e estruturação da rede urbana. Infraestrutura econômica e logística. Qualidade de vida, cidadania, cultura e segurança pública. Governabilidade e gestão pública.

Macro-objetivos macro-objetivos são os grandes resultados que a sociedade pretende alcançar no futuro macro-objetivos devem ser plausíveis no horizonte de planejamento e dentro das possibilidades definidas pelas circunstâncias (analisadas nos cenários) macro-objetivos expressam a visão de futuro no prazo definido pela estratégia 10

Metas globais e indicadores Metas - apresentação dos macro-objetivos de forma quantitativa (expressão quantitativa) que podem, efetivamente, ser alcançados no prazo de execução dos mesmos (Ex. elevar a escolaridade para 10 anos) Indicadores - forma de medição das metas representando uma relação entre duas variáveis, constituindo, portanto, uma forma quantificável e mensurável que, muitas vezes, será uma aproximação dos objetivos (Ex. “Nível de escolaridade” é o número de anos médios de estudo de uma determinada faixa etária da população) 11

(projeção de recursos) MT+20 e PPA Eixos Estratégicos – 2030 Macro-objetivos Metas Globais MT+20 REVISADO Linhas Estruturantes PPA – 2012/2015 Programas Projetos Atividades Cenário Fiscal (projeção de recursos)

Processo Elaboração do PPA Análise Setorial e Temática ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS (Linhas Estruturantes) Despesas obrigatórias e essenciais Avaliação do PPA Diagnóstico setorial e temático MT+20 Eixos Estratégicos Macro-objetivos Metas Globais Consolidação dos programas e projetos Oficinas setoriais e temáticas Priorização Apresentação e Discussão no CONDES Programas e projetos Cenário econômico Recurso disponível Cenário fiscal: receita e despesa obrigatória PPA e Lei do PPA

PPA-Plano Plurianual PPA “estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e metas da administração pública estadual para as despesas de capital e outras delas decorrentes – despesas correntes de manutenção - e para as relativas aos programas de duração continuada” (lei do PPA) PPA define prioridades das ações programáticas governamentais de médio prazo, integrando ações finalísticas e de apoio administrativo

Programas e Projetos Programa é a unidade básica de organização do PPA e instrumento de integração do Plano com o orçamento anual Programa é um instrumento que articula projetos para obtenção dos objetivos na direção das diretrizes estratégicas Projeto - conjunto de ações inter-relacionadas, coordenadas e orientadas para o alcance de resultados, com prazos e recursos definidos (se agrupam e convergem em Programas de acordo com a sinergia entre eles e melhoria da gestão dos projetos (complementaridade) . Atividade - é um conjunto de ações que detalham e operacionalizam os projetos concentradas na operação e gestão do governo

PPA - estrutura Desafios futuros (diagnóstico e análise do contexto externo - Cenários) Macro-objetivos de desenvolvimento Metas globais e estimativa de recursos (2012- 2015) Eixos estratégicos de desenvolvimento Estimativa de recursos (disponibilidade do Governo e potenciais parceiros) - Despesa de capital, Outras dela decorrentes (despesas decorrentes da despesa de capital e relacionada com a manutenção da ação), e Programas de duração continuada. Programas e projetos por órgão Projeto de Lei do PPA

Tipologia de Projetos Projetos Finalísticos – são os projetos de execução direta em obras ou gastos para promoção de resultados na realidade (econômica, social, ambiental, tecnológica, etc.) segundo definido nos objetivos e metas Projetos administrativos (meio) – são os projetos de ações tipicamente administrativas voltadas para o funcionamento das instituições públicas municipais (executivo, legislativo, e judiciário), incluindo formulação, coordenação, supervisão e avaliação das políticas e projetos governamentais

Programa, Projeto e Atividade Programas articulam projetos com afinidade e complementaridade convergindo para fins determinados Projeto é um instrumento de ação que detalha e operacionaliza o Programa e organiza conjunto de operações, limitadas no tempo, para gerar um resultado Atividade é um instrumento de ação que detalha e operacionaliza o Programa e que envolve um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente na programação governamental

Projetos setoriais e estruturantes Diagnóstico e Avaliação setorial Programas e projetos setoriais MT+20 Eixos Estratégicos Macro-objetivos Metas Globais Linhas estruturantes Consolidação e organização de Programas e Projetos Análise por Linhas Estruturantes (blocos temáticos) Programas e projetos estruturantes

Estrutura matricial de análise de linhas estruturantes Grupo temático 1 Grupo temático 2 Grupo temático 3 Grupo temático 4 Grupo temático 5 Grupo temático 6 x x x Y Y z z

Elaboração de Projetos Setoriais MT+20 Eixos Estratégicos Macro-objetivos Metas Globais Diretrizes do Secretário Propostas de ações Diagnóstico do setor – problemas e potencialidades específicos Propostas de programas e projetos da Secretaria Elaboração de Projetos e programas setoriais Avaliação a implantação do PPA 2008/2011

Elaboração de Projetos Estruturantes MT+20 Eixos Estratégicos Macro-objetivos Metas Globais Linhas estruturantes Formação de Grupos temáticos por Blocos de Linhas Estruturantes Oficinas temáticas Diagnóstico do Bloco Temático Formulação de projetos estruturantes Sistematização e consolidação dos projetos estruturantes

Processo de elaboração dos projetos Ações para enfrentar Estrangulamentos (Planilha 1) (MT+20) Eixos Estratégicos Macro-objetivos Metas Globais Organização e tratamento das propostas de ação Priorização das ações propostas (Planilha 3) Programas e Projetos (Planilha 4) Propostas de Ações decorrentes da Avaliação do PPA (Planilha 2)

Planilha de análise das despesas obrigatórias e essenciais Instrumento para o Diagnóstico do Setor Planilha 1 Planilha de análise das despesas obrigatórias e essenciais Órgão   Unidade Orçamentária Núcleo Sistêmico Origem da planilha Do núcleo Da Unidade Orçamentária x Tipo Fonte Recurso Exercícios 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 Desp. obrigatória de pessoal y Outras desp. obrigatórias Desp. essenciais administrativas Subtotal Y Total x+Y Observações

Instrumento para Avaliação do Programas/projetos do Setor Planilha 2 PROJETOS DO PPA META O QUE FOI REALIZADO QUANTO FOI REALIZADO DESEMPENHO (REALIZADO/PREVISTO) CAUSAS DA DIFERENÇA Denominação do Projeto/Atividade O que estava previsto em meta física Descrição do que foi realizado (qualitativo) – estágio de execução Realização física Análise da relação entre o previsto e o realizado (metas e realização) Análise dos fatores que facilitaram ou dificultaram o alcance das metas   META FINANCEIRA Projetos (o que deve continuar e corrigir)

Instrumento para Avaliação do Programas/projetos do Setor Planilha 3 PROGRAMAS META O QUE FOI REALIZADO QUANTO FOI REALIZADO DESEMPENHO (REALIZADO/PREVISTO) CAUSAS DA DIFERENÇA Denominação do Programa Indicador de resultado previsto Descrição do que foi realizado (qualitativo) – estágio de execução Realização física Análise da relação entre o previsto e o realizado (metas e realização) Análise dos fatores que facilitaram ou dificultaram o alcance das metas   META FINANCEIRA Público alvo Programas (o que deve continuar e corrigir)

Priorização dos Programas e Projetos Disponibilidade de Recursos Próprios e Fontes Eixos Estratégicos Macro-objetivos Metas Globais Propostas de Programas e Projetos das Secretarias Priorização e distribuição de recursos (ALTA DIREÇÃO) Consolidação e Análise de Consistência das Propostas (Estruturantes e Setoriais) Propostas de Programas e Projetos Estruturantes Programas e Projetos do PPA

Cenário fiscal Meta de melhoria da Gestão Fiscal (indicadores) Evolução das Finanças Públicas do Estado (Indicadores fiscais) Estimativa das despesas obrigatórias e capacidade de financiamento Cenário econômico de MT Projeção do PIB no Cenário de Referência Projeção da Receita Futura do Governo Disponibilidade de Recursos (2012/2015)