PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

Quem é o homem ?.
Vygotsky e o Sócio-interacionismo
Psicologia e práticas educativas.
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
Dinâmica e Gênese dos Grupos
PSICOLOGIA.
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
Profª Ms. Claudia Barbosa FONTE:
Psicologia Histórico-Cultural
Desenvolvimento = Aprendizagem Modelos conexionistas

Professora Suraia Rahmé
Conceitos de aprendizagem
SISTEMA HISTÓRICO-CULTURAL
Educação.
8 de Novembro de 2010 Teoria Sócio-Construtivista de Vigotsky no Contexto de Ensino (questões) Trabalho Realizado por: Ricardo Baptista; Ricardo Alves;
Questões introdutórias
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
A EDUCAÇÃO DO EDUCADOR SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação; construindo a cidadania. São Paulo : FTD.1994.
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
Vygotsky – Pensamento e linguagem
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
PSICOMOTRICIDADE.
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Profª. Taís Linassi Ruwer
Teoria Sociocultural.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
O aparecimento da consciência humana
Professor: Karina Oliveira Bezerra
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
1. Pressupostos Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas:
Teoria da Atividade e Periodização do Desenvolvimento
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA
Mediação Semiótica em Vygotsky

Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed 1897/1934 – Filosofia, Literatura, Medicina Crítica às abordagens da Psicologia da época: empiristas e racionalistas Materialismo.
O homem e a cultura - Leontiev
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
VYGOTSKY VIDA E OBRA.
Psicologia da educação, Ed. Física e C. Biológicas Vygotsky e a Psicologia da Educação 1Luciana Souza Borges.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Psicologia da Educação
“A construção cultural da imaginação”
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Aprender é reconhecer em si e nos outros o direito de ser, dentro de inevitáveis repetições porque aprender é caminhar com seus pés um caminho já traçado...
A aprendizagem da escrita - abordagem histórico-cultural 1. Pressupostos histórico-culturais Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas: Rabiscos.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
 Por que o SOCIAL é tão importante na abordagem Luriana e Vigotskiana???
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
Flávia Motta Representações Sociais do Desenvolvimento Humano Flávia Encarnação Motta Mestranda do PPGP - UFES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA.
CONCEITOS EM ELABORAÇÃO JOANA DE JESUS DE ANDRADE.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Transcrição da apresentação:

PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana o estudo da linguagem “O fato central da Psicologia é a mediação.” MEDIAÇÃO: processo de intervenção de um elemento (Z) na relação entre dois elementos (X e Y). A relação deixa de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento.

mundo sujeito outros sujeitos consigo próprio MEDIAÇÃO INSTRUMENTAL importância da produção de instrumentos culturais, de conservá-los e de aprender a usá-los. MEDIAÇÃO SOCIAL importância fundamental da participação do Outro no processo de desenvolvimento e aprendizagens. MEDIAÇÃO SEMIÓTICA importância fundamental dos signos e símbolos. MEDIAÇÃO

Funções dos instrumentos: provocar mudanças externas Funções dos instrumentos: provocar mudanças externas. Permitem consciência sobre as ações, seus objetivos e os resultados delas. Criança Papel Garatuja Lápis de Cor Consciência

Auxiliam/transformam os processos psicológicos. Funções dos signos: orientados também para o próprio sujeito, para dentro do indivíduo; dirigem-se ao controle de ações psicológicas, seja do próprio indivíduo, seja de outras pessoas. Auxiliam/transformam os processos psicológicos. Educadora Placa Criança Signo: algo que representa algo, em alguma medida, para alguém, em alguma circunstância. Criança Banheiro ocupado Placa Percepção, atenção, Memória Linguagem -Pensamento Controle do impulso, etc.

LEI GERAL DO DESENVOLVIMENTO (Vigotski, 2000). EM SI PARA O OUTRO PARA SI

“A personalidade é drama”. SOMENTE ATRAVÉS DO OUTRO O SUJEITO ADQUIRE SIGNIFICAÇÕESPARA SI MESMO E SE CONSTITUI COMO ALGUÉM QUE TAMBÉM PRODUZ SIGNIFICAÇÕES SOBRE O MUNDO QUE O CIRCUNDA, MOMENTO EM QUE SE DÁ A EMERGÊNCIA E CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DO ESTADO DE CULTURA, A PARTIR DAS RELAÇÕES SOCIAIS. HETEROGENEIDADE “A personalidade é drama”.

mundo sujeito outros sujeitos consigo próprio sujeito outros sujeitos MEDIAÇÃO PALAVRA Social Cultural

os homens são diferentes dos outros animais por causa da vida em sociedade; tudo o que é especificamente humano e distingue o homem de outras espécies, origina-se de sua vida em sociedade; todo o funcionamento psicológico é constituído nas relações sociais;  o ser humano nasce num mundo humano, constituído de objetos e fenômenos já existentes; para compreendê-los, o ser humano precisa participar de práticas sociais;

desde o nascimento, a criança está em constante interação com os outros, que compartilham com ela seus modos de viver, de fazer as coisas, de dizer e de pensar, integrando-a aos significados que foram sendo produzidos e acumulados historicamente;  as atividades que a criança realiza são interpretadas pelos adultos, adquirindo significado no sistema de comportamento social do grupo a que pertence; portanto, o Outro é CRUCIAL para o desenvolvimento humano;

o homem cria e se apropria de instrumentos (tudo aquilo que se interpõe entre o sujeito e o ambiente, ampliando e modificando suas formas de ação); os instrumentos transformam também o próprio comportamento humano, exigindo a formação de competências e habilidades para manipulá-los e se apropriar deles;  a apropriação dos modos de utilização de instrumentos e dos signos tem que ocorrer sempre na relação com o Outro; isto ocorrer especialmente através da linguagem.

Como se desenvolve a memória? A memória se altera ao longo de desenvolvimento? o número médio de palavras memorizadas mecanicamente por crianças de diversas idades e adultos não se desenvolve significativamente (11, 12 palavras em média); os adultos lembram-se de menos palavras que um adolescente.  Psicologia Tradicional: argumentos a favor do não desenvolvimento e da deteriorização. Psicologia Histórico-cultural modos diferentes de usar a memória as diferenças são qualitativas

Exemplo de desenvolvimento da Memória e Atenção: Jogo das palavras proibidas: Primeira fase: sem apoio mediador. Segunda fase: a criança recebia cartões coloridos que podia utilizar, se quisesse, como auxiliares.

Intersubjetivo Intrasubjetivo inferior/imediata - controlada pelas características dos estímulos (força, nitidez, novidade). II. involuntária/arbitrária - exterior pela fonte e social pela origem e natureza. III. arbitrária, auto-reguladora: interna pela fonte e social pela origem e natureza. Intersubjetivo Intrasubjetivo

“O processo de desenvolvimento humano é marcado por evoluções, involuções, revoluções. O destino final deste desenvolvimento é marcado dentro dos limites das atividades concretas do grupo social em que cada sujeito se insere e a partir do qual se constitui”. (Góes).