01/04/2017.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS PESSOAS ENTRAM NAS NOSSAS VIDAS POR ACASO, MAS NÃO É POR ACASO QUE ELAS PERMANECEM
Advertisements

Habilitação, Existência e Validade
Ação de Divórcio Consensual (art. 226, § 6º, CF c/c art
Novidades Legislativas Novas Tendências
ERROS, OMISSÕES, RETIFICAÇÕES, RESTAURAÇÕES E SUPRIMENTO
REGISTROS PÚBLICOS TEMA: REGISTRO CIVIL DE PESSOAS NATURAIS
Personalidade jurídica é a projeção da personalidade intima, psíquica de cada um;
DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO
30/03/2017.
Ação Cautelar de Produção Antecipada de Provas ( art. 846 a 851, CPC)
DIREITO CIVIL Il AULA 12 TEMA 09
01/04/2017.
01/04/2017.
01/04/2017.
Profa.Dirce do Nascimento Pereira
02/04/2017.
Casamento - continuação
AULA 07 Casamento sob moléstia grave. Art. 1539, CC.
Relação conjugal Espécies: matrimonial e extra-matrimonial.
Aula 05 AULA 05 Formalidades.
AÇÃO DE ADOÇÃO.
Profa.Dirce do Nascimento Pereira
RELAÇÃO JURÍDICA (Maria Helena Diniz)
DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO CURSO DE DIREITO – RUYTER BARCELOS
Alimentos provisionais 852 a 854 do CPC
Ação de DIVÓRCIO LITIGIOSO
LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Aprovada em 1996 pelo poder executivo, na administração.
Registro de Imóveis Rurais Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho.
Ação de reconhecimento de união estável cc. dissolução
AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER CUMULADA COM COMINATÓRIA
Aula 05 AULA 05 Formalidades.
Da medida cautelar de atentado – art. 879 à 881 do CPC
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
AULA 07 Casamento sob moléstia grave. Art. 1539, CC.
DIREITO CIVIL – FAMÍLIA.  HABILITAÇÃO DE CASAMENTO  VIA INTERNET PROJETO DE LEI DO SENADOR. ALUIZIO MERCADANTE PROPÕE AOS NOIVOS ENVIAREM OS DOCS PARA.
Ação negatória de paternidade
Recuperação Judicial Juízo do local do principal estabelecimento
AÇÃO PAULIANA (Revocatória).
U NIDADE 9 A ÇÃO R EVOCATÓRIA Profª Roberta C. de M. Siqueira Direito Empresarial IV ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria.
Celebrações de casamento:
Inventário e Partilha extrajudiciais Lei /07
Andrezza Eliab Oliveira Simões
Impedimentos matrimoniais
AÇÃO DE REGULAMENTAÇÃO DE GUARDA
CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO
Causas de anulação do casamento - Impedimentos relativos Art. 1550, CC. Não se tratam de causas impeditivas, como denominava o Código de 1916, e sim causas.
Dissolução da Sociedade e do vínculo Conjugal
AÇÃO DE RESCISÃO CONTRATUAL
CASAMENTO 1.Conceito: Maria Helena Diniz: é o vínculo jurídico entre homem e mulher que visa o auxilio mútuo material e espiritual, de modo que haja uma.
ADOÇÃO Mais completa das modalidades de colocação em família substituta, a adoção consiste na atribuição, por sentença, da condição de filho a alguém (art.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
RECIVIL Módulo 6 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
O recurso de Agravo na Lei n /2005
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
ADOÇÃO SILVIA OZELAME RIGO MOSCHETTA. ADOÇÃO Previsão legislativa Previsão legislativa - arts a 1619 do Código Civil; - arts a 1619 do Código.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 5- Registro de Casamento Aula 4- Casamento religioso com efeito civil, casamento em moléstia grave,
Sílvia Ozelame Rigo Moschetta
Sílvia Ozelame Rigo Moschetta
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 5 - Registro de Casamento Aula 1 - Disposições iniciais, impedimentos e causas suspensivas.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 6 - Registro de Óbito Aula 1 – Competência, prazos e declarantes do óbito.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 4 – Registro de Nascimento Aula 1 - Disposições iniciais, prazos, competências, declarantes e registro.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I. Aula 6 – CAUSAS DE EXTINÇÃO DO PROCESSO.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
CASAMENTO 1.Conceito: Maria Helena Diniz: é o vínculo jurídico entre homem e mulher que visa o auxilio mútuo material e espiritual, de modo que haja uma.
O FIM DO VÍNCULO Professor Paulo Hermano. Fundamentos Legais: Constituição Federal: Art. 226, § 6º Código Civil/2002: Arts até Lei 6.515/77.
Ianny Cristina de Campos O e Carvalho
Impedir confusão dos patrimônios (1489,II-CC) Evitar a “Turbatio Sanguinis”- ( 1523, II, e parágrafo único -CC)- deve provar o nascimento de filho, ou.
DIREITO DO PROMITENTE COMPRADOR
Transcrição da apresentação:

01/04/2017

3.1. Lineamentos históricos: – os cuidados de forma e solenidade envolvendo o casamento objetivavam: 1) evitar o perigo de um consentimento afoito; 2) obrigar os noivos a refletirem sobre a transcendência do ato que vai ser realizado; 3) o reconhecimento de que o formalismo contribui para a vitalidade e estabilidade das instituições.

3.2. Habilitação: – os interessados devem demonstrar aptidão específica, legitimação para contrair matrimônio; – o procedimento compreende: a habilitação, a publicidade e a celebração;

– a comprovação da idade núbil dos pretendentes, mediante prova do termo de nascimento; – os incapazes necessitam de autorização de seus representantes legais (art. 1.517); – o art. 1.525 e incisos estipula os documentos que devem constar do requerimento de habilitação.

3.3. Suprimento do consentimento: – o representante do incapaz negando o consentimento, deve ser pleiteado seu suprimento judicial, na forma do art. 1.519; – ação de rito ordinário, em que o legitimado será o nubente que teve a autorização recusada; – deferido o pedido, o casamento será celebrado no regime de separação de bens.

3.4. Procedimento de habilitação: – a habilitação processa-se perante o oficial do registro civil e após audiência do Ministério Público será homologada pelo juiz (art. 1.526); – o art. 1.527 diz que o oficial de registro civil deverá lavrar os proclamas; – a eficácia da habilitação será de 90 dias;

– o procedimento de habilitação completa-se com o registro dos editais no cartório que os houver publicado; – o art. 1.528 estipula que é dever do oficial esclarecer os nubentes sobre os fatos que podem invalidar o casamento; – o procedimento de habilitação, inclusive o da oposição de impedimentos, é regulado pelo art. 67 da Lei de Registros Públicos; – estando em ordem o processo de habilitação, o oficial extrai certificado de habilitação (art. 1.531).

3.4.1. Dispensa de proclamas: – a autoridade competente, havendo urgência, poderá dispensar a publicação de editais, mediante a apresentação dos documentos exigidos (art. 1.527, parágrafo único); – o art. 1.218 do CPC regula o processo para esta pretensão.