Experiências com ações integradas com atenção básica no controle de endemias e combate a vetores – Projeto Libélula Realização: Prefeitura Municipal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NEUROAPRENDIZAGEM NA COGNIÇÃO ESCOLAR
Advertisements

COOPE C Cooperativ a de costureiras Educação Ambiental  Objetivo: Educar a população para cuidar melhor do lixo nas ruas. Projeto: Ação Comunitária e.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
TIAGO ZANQUÊTA DE SOUZA
Paulo César Segatti Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas.
Projeto Praça COC Escola: Cognus COC Araras Cidade: Araras
Manoel Messias Santos Alves
Comunidade de Aprendizagem
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA INSTITUIÇÃO
Especialização em Saúde da Família
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
Universidade Federal de Pelotas
Sala 1004 – Prédio da Expansão 9h às 15h 28/09/2017
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
EPIDEMIOLOGIA.
Introdução Resultados Objetivo Metodologia Conclusão
Orientadora: Mariana Gonzalez Cademartori
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
Aluno: Dr. Ciro José Gonçalves Carlos Rêgo Orientadora: Chandra Maciel
PRÁTICAS E SABERES DO PROJETO EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR (PEPAST) NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE (ABS) CARVALHO, Suzana Cardoso[1];
46ª Assembleia Nacional da ASSEMAE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
SAÚDE BUCAL DAS GESTANTES INTERVINDO NA UBS NAVEGANTES
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
Unidade Básica de Saúde Sítio Floresta E. M. E. F. Independência
O que é Educação Ambiental?
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
IDENTIFICAÇÃO DE PRIORIDADES
Mosaico Digital: monitor interativo de realidade aumentada
Orientadora Fabiana Vargas Ferreira
Mirtes Júlia de Sousa Ferreira
Matemática em tudo.Ltda
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
DESFAVELAMENTO BARRETOS E-F e H-I-J PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRETOS
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARCEIRA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
Avaliar desempenho de servidores
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
O que é Educação Ambiental?
Fernando Eduardo de Souza Costa Orientadora: Andreia Morales Cascaes
A SAÚDE BUCAL NO PRÉ NATAL
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
Formação de recursos humanos em vigilância em saúde ambiental: uma proposta de avaliação. LABEAD/IESC/UFRJ Drª. Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus Professora.
<espaço para figura> Opcional.
12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF
Avaliar desempenho de servidores
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
É PRECISO FALAR SOBRE A DOR
Dias, JM; Machado, DCS; Nunes, LI
Atenção em Saúde Bucal para alunos da Escola Hector Acosta
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
Autores: FRANCO, Jadson; ARAÚJO, Vanessa BEZERRA, Ariana
Fundada em 15 de março de 1946, no Rio de Janeiro (73 anos de trajetória)
Metodologia do Ensino de Física I
Acolhimento Pedagógico 2019
programa saúde na escola (PSE)
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

Experiências com ações integradas com atenção básica no controle de endemias e combate a vetores – Projeto Libélula Realização: Prefeitura Municipal de Ibicaraí - BA

Autora principal: Anilma Franca Lacerda Coautores: Domilene Borges Costa, Letícia Maria Ribeiro e Ribeiro Roberto Sena de Carvalho

Apresentação: Domilene Borges Costa

Responsável pelo Projeto: Anilma Franca Lacerda

Introdução O Projeto Libélula foi realizado pela Prefeitura Municipal de Ibicaraí através da Secretaria de Saúde por meio da equipe da Vigilância Epidemiológica (equipe de Endemias – ACE) e Atenção Básica (Equipes de Saúde da Família, NASF e PSE ) e da Secretaria de Educação através das equipes das Escolas Municipais e Creches. As ações foram desenvolvidas nos três turnos em duas fases: a 1ª Sensibilização - através de palestra interativa e dinâmica e a 2ª - atividade prática com a confecção de caqueiros ecológicos e plantio da Crotálaria Breviflora família Fabaceae que favorece ao controle biológico do vetor. Cria oportunidades para o participante desenvolver de formas concretas ações em cidadania, prevenção e combate a ZIKA, Dengue, Febre amarela e Chikungunya, tornando-se um agente multiplicador. Objetiva desenvolver uma tecnologia de ação educacional e de controle biológico do vetor Aedes Aegypti de promoção e prevenção em prol da saúde e sustentabilidade ambiental.

Objetivos Reduzir o índice de infestação do vetor ; Reduzir a incidência de casos suspeitos e confirmados dessas doenças na população; Desenvolver uma consciência de responsabilidade da população na prevenção e eliminação do vetor Aedes Aegypti;

Objetivos Desenvolver o protagonismo infanto-juvenil nos participantes do Projeto, em prol do desenvolvimento de ações cidadãs a favor da saúde, prevenção e combate às Endemias e sustentabilidade ambiental; Confeccionar com os participantes 5.000 caqueiros ecológicos reutilizando garrafas PET; Fazer o plantio de Crotalária Breveflora que atrai a Libélula predador natual do Aedes Aegypit com os participantes do Projeto.

Metodologia Teve como partida o uso da Dialética e a Pedagogia de projeto para construção coletiva de conhecimentos partindo da realidade vivida, em um processo ascendente ampliado por trocas, que levaram a novas descobertas, construção de novos saberes e sentimentos. A partir de um problema a resolver ou um produto final que se quer obter como a capacidade de mobilizar, desenvolver e aplicar conhecimentos, habilidades e atitudes no desempenho do trabalho e na solução de problemas, para gerar os resultados esperados.

Desenvolvimento das ações Desenvolvimento em duas fases: 1ª oficina: voltada à sensibilização de forma divertida através de encenações, danças e palestras utilizando os participantes dinamicamente para abordar dois temas: sintomas, prevenção e combate Dengue, ZIKA, Febre amarela e Chikungunya e os três “R” da sustentabilidade ambiental com soluções ecológicas para eliminação do vetor e criadouros. 2ª oficina: parte prática do projeto com a confecção do caqueiro ecológico e plantio da Crotalária-Breveflora onde cada participante tem a responsabilidade de distribuir a sementes em sua comunidade após o crescimento da planta.

Desenvolvimento das ações

Indicadores/avaliação/monitoramento Lista de frequência, reportagens, vídeos e imagens fotográficas; Avaliação qualitativa ao final de cada oficina, Monitoramento realizado pelos professores referente ao crescimento das plantas.

Indicadores/avaliação/monitoramento

Resultados e impacto O aumento de forma direta da participação e responsabilidade da comunidade nas ações cotidianas por meio de um trabalho conjunto com a Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e Escola; Início no Município de mais um controle biológico do vetor através do plantio da Crotalária, planta que atrai a libélula predador natural do Aedes Aegypti;

Resultados e impacto

Resultados e impacto Desenvolvimento nos participantes de uma sensibilidade a favor da sustentabilidade ambiental e da prevenção e combate do vetor Aedes em criadouros domésticos em ações simples no dia a dia e controle biológico; Reutilização de 5.920 garrafas PET na confecção do caqueiro Ecológico , ultrapassando as expectativas.

Conclusões O projeto fez a cobertura em toda Rede Municipal de ensino realizando em todos os turnos as duas fases, onde os participantes apresentaram entusiasmo, responsabilidade e compromisso com as ações desenvolvidas. Referente às atividades práticas foram superadas as expectativas referente à confecção de caqueiros ecológicos, porém apena 45% das sementes obtiveram o desenvolvimento esperado devido à presença de outras espécies misturadas nas sementes enviadas pelo fornecedor.