Aula 08 Revisão para AV1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula – Conceito de Planejamento
Advertisements

Planejamento Tático Profa. Marta Valentim Marília 2008
ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Gerenciamento Pelas Diretrizes
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
-Administração. Controle de ação empresarial
O Ciclo PDCA Método de gestão, uma forma de trabalho, que orienta o processo de tomada de decisão para o estabelecimento das metas e dos meios e ações.
Anexo 1.
Planejamento 2 Universidade de Brasília
Planejamento 2 Universidade de Brasília
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
PLANEJAMENTO Planejamento é a determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado. Planejamento é a determinação consciente de.
Administração Financeira III
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Processo Administrativo
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
Como o Governo formula sua Estratégia
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
Fundamentos de Administração
Abrangência do Planejamento
Tópicos Avançados em Sistemas de Informação
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
ORÇAMENTO Clique para adicionar texto.
Funções da Administração
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE TREINAMENTO
Controladoria Aula 6 Profª Karine R. de Souza ..
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Unidade II
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Unidade II 2ª Parte
Diagnóstico e Planejamento como Instrumental Normativo
FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI
Aula 05 Processo Administrativo
Aula 04 Processo Administrativo
Aula 06 Orçamento Empresarial.
Aula 08.
PLANO DE METAS E AÇÕES Margarida Maria Flores Prates
Sistema de Informação de Custos do Governo Federal
ESTRATÉGICO, TÁTICO e OPERACIONAL
Funções de administração
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Planejamento Estratégico
Teoria Geral da Administração
A Arte de Administrar Prof. Joel Brogio.
Planejamento Estratégico
Planejamento Organizacional Integrado
Teoria Geral da Administração
Planejamento de Marketing
Orçamentos Luciano Bernardo Processo de Elaboração de Orçamentos.
Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.02 1 Orçamentos Capítulo 2.
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
PLANEJAMENTO Planejamento Estratégico: É o planejamento mais amplo e abrange toda a organização. -É projetado no longo prazo. -Envolve a empresa como.
PROFESSOR RUBENS DE FRANÇA
Conceitos, Fases e os níveis do planejamento
Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento GOVERNO DE RORAIMA “ AMAZÔNIA: PATRIMÔNIO DOS BRASILEIROS ”
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Planejamento estratégico
PETI Planejamento Estratégico de TI
ADMINISTRAÇAO POR OBJETIVOS
Planejamento e Processo Decisório Aula 2 Planejamento Estratégico: importância e peculiaridades Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
 Desenvolvido por Walter A. Shewart na década de 20, mas começou a ser conhecido como ciclo de Deming em 1950, por ter sido amplamente difundido por.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Fundamentos de Gestão Empresarial Conceitos Básicos
Transcrição da apresentação:

Aula 08 Revisão para AV1

Revisão para A1

Resumo Ciclo PDCA

Resumo PDCA P (Planejamento - Plan) Definir metas a serem alcançadas; Determinar os métodos que permitiram atingir as metas propostas. D (Executar - DO) Educar e treinar na execução do trabalho; Executar a tarefa e coletar os dados da sua execução. C (Check) Verificar se o seu trabalho está sendo realizado de acordo com o padrão; Verificar seus itens de controle, correspondem com os valores dos objetivos. A (Action) Aprimorar o processo agindo na sua correção; Melhorar o sistema de trabalho e método.

Planejamento . . . Planejamento Estratégico Estratégia Organizacional Foco: longo prazo, missão, visão Estratégia Organizacional Planejamento Tático ou Gerencial Foco: médio prazo. Processos Organizacionais Planejamento Operacional Foco: curto prazo, plano anual Operações Organizacional

Planejamento . . . Nível Planejamento Conteúdo Prazo Características Macroorientado: aborda a empresa como uma totalidade Institucional Estratégico Genérico e Sintético Longo Menos genérico e mais detalhado Aborda cada unidade de trabalho ou cada unidade de custo separadamente Intermediário Tático Médio Microorientado: aborda cada tarefa ou operação isoladamente Operacional Operacional Detalhado e analítico Curto

Planejamento Estratégico Componentes ou Elementos: Valores, Missão, Visão, Análise do Ambiente, Objetivos, Estratégias, Metas e Ações. Foco em Priorizar a Alocação de Recursos; Engaja todos os níveis da Instituição para a consecução dos fins maiores.

Processo Administrativo (processo de Administrar) Planejamento Organização Direção Controle “PODC” Planejamento Objetivos Informações Decisões Organização Métodos Recursos Racionalização Direção Comunicação Ação Treinamento O B J E T I V O S CONTROLE Acompanhamento Correções Retorno

O desafio da implantação de orçamento nas organizações O orçamento é um instrumento de planejamento e controle que se torna de grande relevância para as empresas, pois estabelece com antecedência as ações a serem executadas e os recursos que serão despendidos. As características de um orçamento podem ser vistas como a projeção do futuro, flexibilidade na aplicação e participação direta dos responsáveis.

Condicionantes básicos para implantação do Orçamento Apoio efetivo da alta administração na implantação do orçamento. Aceitação e colaboração de todas as áreas e escalões; Existência de uma direção e coordenação geral para o processo orçamentário; Estrutura organizacional definida e adequada; Contabilidade aberta e informatizada; Fixação de objetivos para a empresa; e Sistema orçamentário dotado de agilidade e flexibilidade.

ORÇAMENTO EMPRESARIAL O orçamento surge como sequência da montagem do plano estratégico, permitindo forçar e identificar, num horizonte menor, de um exercício fiscal as suas ações mais importantes. O orçamento existe para programar as decisões do plano estratégico.

Orçamentos empresariais Estático Orçamento Flexível Orçamento Contínuo Orçamento Base Zero (OBZ) Orçamento Ajustado Orçamentos empresariais Baseado em riscos, a primeira formalização ocorreu em 1960, no Dep. de Agricultura dos EUA. Examina o custo-benefício ou análise de evolução de todos os processos, projetos e atividades, iniciando da estaca ZERO. Leva mais tempo para sua elaboração. Em contrapartida conduz a um resultado acertado. Controle e cálculo de custo por produto e a diversificação entre Custos Fixos e Variáveis. Auxiliar a empresa a calcular sua capacidade e assim prever seus custos para vários níveis de atividades. Avalia e controla os custos e despesas operacionais e de fabricação Analisa, detalhadamente, as receitas e as despesas para ter base para a elaboração do período futuro. O orçamento contínuo cobre em torno de 12 meses. Periodicidade anual, dados atualizados se tornam indispensável para tomada de decisões. Focada nos resultados de um único plano, uma única atividade. Uma vez que ele é elaborado ele não muda, fica estático, parado, permanece sem alterações desde seu princípio.