INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURSO DE EXTENSÃO EM ALFABETIZAÇÃO
Advertisements

A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Pensamento Quântico, Poder Pessoal e Prosperidade
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
INTERDISCIPLINARIDADE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
INTELIGÊNCIA.
PSICOLOGIA.
Teoria das Inteligências Múltiplas
Inteligências Múltiplas
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Paulo Roberto Bernardo MESTRADO - Centro Paula Souza
Teoria Geral da Administração INTELIGÊNCIAS NAS EMPRESAS 2º PERÍODO SISTEMA DE INFORMAÇÃO AULAS 07 e 08.
Plano de estudo 2006 Conhecimento Lingüístico;
Informática na Educação
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR
Esta apresentação está preparada
O processo de ensino, a aprendizagem e a avaliação.
Inteligências Múltiplas Supervisão Educacional
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
Inteligências Múltiplas
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Inteligências Múltiplas
O Desenvolvimento Psicomotor
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Inteligência Emocional
Os Desafios da Inclusão à Educação O processo de inclusão desafia todos os sistemas educacionais, públicos e particulares,
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 02
QUALIDADE DE VIDA RESPEITO PREVENÇÃO A DOENÇAS DISPOSIÇÃO DESENVOLTURA MELHORA O APETITE MELHORA O SONO A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR.
Mente Positiva.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Reunião de Pais
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Inteligência e Aprendizagem Aula 4
Inteligência Emocional
inteligência emocional
Psicopatologia da Inteligência
Apresentação do Professor
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Informática na Educação
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico.
Tem por objetivo acompanhar a aprendizagem e o desenvolvimento dos educandos, suas inteligências, habilidades e competências.
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
Introdução à Inteligência Artificial
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Aprendizagem: Um olhar em movimento
Cérebro, Inteligência, Aprendizagem
Educação Artística no contexto do 1ºciclo do Ensino Básico As Artes têm um papel preponderante no desenvolvimento integral dos alunos. Contribuem para.
Psicologia da educação, Ed. Física e C. Biológicas Vygotsky e a Psicologia da Educação 1Luciana Souza Borges.
Inteligências Múltiplas Objetivo do Curso Despertar nos alunos a capacidade de identificar seus talentos e habilidades, através do conhecimento dos Sete.
Ética Profissional e Excelência no Atendimento ao Público – AULA 3
Pedagogia do Esporte Roberto Rodrigues Paes
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
IM Fátima Weber Rosas, Letícia Rocha Machado, Rissem Hwas, Terezinha Torres e Dra. Patricia Alejandra Behar/UFRGS-NUTED UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE.
Transcrição da apresentação:

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Inteligência Capacidade de resolver problemas; Capacidade de conhecer; Capacidade de compreender, discernir, adaptar-se; Conjunto de todas as funções mentais que tem por objeto o conhecimento.

“ O ser humano é dotado de inteligências múltiplas” Howard Gardner

Teoria das Inteligências Múltiplas A teoria das inteligências múltiplas foi desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Howard Gardner. Segundo ele, a maioria das pessoas possui uma ou duas inteligências desenvolvidas.

“Se pudermos mobilizar toda a gama das inteligências humanas e aliá-las a um sentido ético, talvez possamos ajudar a aumentar a probabilidade da nossa sobrevivência neste planeta e talvez, inclusive, contribuir para a nossa prosperidade” (Gardner, 1995)

Gardner ainda afirma que estas inteligências apresentam-se de duas formas. Algumas pessoas já nascem com determinadas inteligências, ou seja, a genética contribui. Porém, as experiências vividas também favorecem o desenvolvimento de determinadas inteligências.

Inteligência Verbal - Linguística Capacidade elevada de utilizar a língua para comunicação e expressão.

Inteligência Lógico-Matemático As pessoas com esta inteligência possuem facilidade em explicar as coisas utilizando-se de fórmulas e números.

Inteligência Cinestésico-Corporal Grande capacidade de utilizar o corpo para se expressar em atividades artísticas ou esportivas.

Inteligência Espacial Habilidade na interpretação e reconhecimento de fenômenos que envolvem movimentos e posicionamento de objetos.

Inteligência Musical Inteligência voltada para a interpretação e produção de sons com a utilização de instrumentos musicais.

Inteligência Interpessoal Facilidade em estabelecer relacionamentos com outras pessoas. Costumam ser ótimos líderes e atuam com facilidade em trabalhos de equipe.

Inteligência Intrapessoal Pessoas com esta inteligência possuem a capacidade de se autoconhecerem, tomando atitudes capazes de melhorar a vida com base nestes conhecimentos.

Inteligência Pictórica É demonstrada pela reprodução de desenhos e objetos, situações reais ou mentais e capacidade de organizar elementos visuais de forma harmônica.

Inteligência Naturalista Voltada para a análise e compreensão dos fenômenos da natureza (físicos, climáticos, químicos).

Inteligência Existencialista Abrange a capacidade de refletir e ponderar sobre questões fundamentais da existência. Seria característica de líderes espirituais e de pensadores filosóficos como por exemplo.

Possibilidades Inteligência Vocabulário; Linguística Fluência Verbal; Memória Verbal; Gramática.

Possibilidades Inteligência Pensamento lógico; Lógico-Matemática Sistema de numeração; Operação e conjunto; Instrumentos de medida.

Possibilidades Inteligência Visuo-espacial Lateralidade; Orientação espacial; Orientação temporal; Psicomotricidade.

Possibilidades Percepção auditiva; Discriminação de sons, ruídos; Estrutura rítmica. Inteligência Musical

Possibilidades Coordenação motora; Percepção de formas; Percepção de peso, tamanhos; Sentidos. Inteligência Cinestésico-corporal

Possibilidades Autoconhecimento; Relações sociais; Ética e empatia; Comunicação interpessoal. Inteligência Pessoal

Possibilidades Exploração; Inteligência Naturalista Descobertas; Interação; Aventura. Inteligência Naturalista

“ Nenhuma criança é uma esponja passiva que absorve o que lhe é apresentado. Ao contrário, modelam ativamente seu próprio ambiente e se tornam agentes de seu processo de crescimento e das forças ambientais que elas mesmas ajudam a formar.” Celso Antunes