PENSAMENTO MATEMÁTICO: DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS E APLICAÇÕES I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Advertisements

Formação em ação Segundo Semestre..
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Didática e Metodologia no Ensino Superior
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Núcleo Regional de Educação de Toledo
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Educação no contexto do Trabalho
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
Metodologia de Introdução ao Ensino de Filosofia para Adolescente
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Perfil do Profissional
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
Projetos Interdisciplinares de Ensino II
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
O COMPROMISSO POLÍTICO DO EDUCADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
História nas atuais propostas curriculares
O SIGNIFICADO DO ESPAÇO DA ESCOLA PARA A CRIANÇA
DB Consultoria Educacional. Produzido por Profa. Dra
SILVANA BERBEL FERNANDES
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Universidade Federal de Uberlândia
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Metodologia da Pesquisa Científica
Domínio Conexo 2 Domínio Conexo 3 Domínio Conexo 1 Domíno Conexo n
Conteúdo, Metodologia e Prática de Ciências e Educação Ambiental
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Jaciara Nunes Kern Regina Helena da Silva Pereira CURIOSIDADE INFANTIL, UMA FORMA INTERDISCIPLINAR E INTERESSANTE DE TRABALHAR NAS SÉRIES INICIAIS.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Atividade complementar 04
Concepções em Educação Matemática
PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia.
Complexo e multideterminado
PCN e PNLD.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Faculdade Piaget - Brasil
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Transcrição da apresentação:

PENSAMENTO MATEMÁTICO: DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS E APLICAÇÕES I APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

Prof. Guilherme Azeredo Martins E-mail: guime00@gmail.com (por enquanto...) Celular: 81024414

EMENTA Concepção histórica e filosófica da Matemática enquanto ciência e atividade humana: função social e política da Matemática. Tendências atuais no ensino da Matemática: psicogênense das idéias matemáticas, etnomatemática, resolução de problemas. Exame dos objetivos, conteúdos e procedimentos didáticos da Matemática para a Educação Infantil e primeiras séries do Ensino Fundamental. O significado e a representação do número na lógica da criança, percepção do espaço e media: estratégias de ensino.

Processo de Avaliação Prova = 7,0 Pontos Trabalhos = 3,0 Pontos A1 = Prova + Trabalhos A2 = Prova + Trabalhos Média = (A1 + A2)/2 Média >= 6,0 =>Aprovado Média < 6,0 => A3 Substitui menor nota A1 (ou A2) + A3>=6,0

Constituição das Provas (Alterado) Cultura geral => M.E. => 2 x 0,5 = 1,0 ponto Formação Geral => Discursiva => 1 x 1,0 = 1,0 Ponto Cont. Esp. => M.E. => 4 x 0,5 = 2,0 Pontos Cont. Esp. => Discursiva => 2 x 1,5 = 3,0 Pontos Total = 7,0 Pontos

OBJETIVOS Analisar as posições filosóficas no âmbito da Educação Matemática  Reconhecer os principais métodos de ensino da Matemática decorrentes dos pressupostos teóricos-metodológicos Refletir sobre a importância da Matemática no dia-a-dia para a formação da cidadania e nas diversas dimensões do processo de ensino-aprendizagem, com especial ênfase à aprendizagem matemática na Educação Infantil e primeiras séries do Ensino Fundamental Estruturar o ensino de Matemática estabelecendo uma linha longitudinal que leve em consideração as relações entre os conteúdos da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental

OBRIGADO!!! ATÉ A PRÓXIMA

REFLITAM!!

PSICOGÊNESE A maneira como se desenvolvem os processos cognitivos para o ser humano assimilar os conceitos de matemática Exemplo: o conceito de "zero", que é complexo. Tão complexo que os romanos desconheciam a referência matemática ao "nada" (vide que não existe zero em algarismo romano, não existe "ano zero" no nosso calendário, Jesus ressuscitou no 3º dia (na minha matemática, de 6ª até domingo são 2 dias, mas na matemática romana, como não existia o conceito de zero, contamos 3 dias), etc.