Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE É ÉTICA?.
Advertisements

Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Pedagogia da pesquisa-ação
CIÊNCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO RODRIGO RAMOS MOSTARDEIRO
Michel Foucault ( ).
Teorias Pós-críticas do Currículo
DEB – ITINERANTE Currículo em Ação.
Filosofia da Analítica da Linguagem Os limites da linguagem são os limites do meu mundo. Wittgenstein.
Paradigmas filosóficos e conhecimento da educação:
NRE- Itinerante Equipe Pedagógica Educação Especial
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Prof. Everton da Silva Correa
HABERMAS Democracia e a Teoria do Agir Comunicativo
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Profª Karina Oliveira Bezerra
Conhecimento e Interesse – Habermas
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
A EDUCAÇÃO DO EDUCADOR SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação; construindo a cidadania. São Paulo : FTD.1994.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
O Estado Qual é a sua função.
ARN Segunda Parte “Da história ao sócio- psicológico e desenvolvimento” Pós Graduação Prof. Esp. Tiago S. de Oliveira
Introdução a Questão Social
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
Profª. Taís Linassi Ruwer
MICHEL FOUCAULT A microfísica do poder.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Lógica e Filosofia da Ciência Professor Ulisses Mauro Lima
Introdução e contextualização histórica
Ciência e sociedade.
O que é a Indústria Cultural?
ESCOLA DE FRANKFURT.
BC0101 BASES DA CIÊNCIA MODERNA AULA 2 CONCEPÇÕES CONTEMPORÂNEAS DE CIÊNCIA.
RAÍZES A RELAÇÃO ESCOLA-SOCIEDADE
Filosofia Aula 1.
KARL JASPERS
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
BC0101 AULA 9 CIÊNCIA E OBJETIVIDADE. A validade da Ciência depende da forma como se responde a questão que investiga a possibilidade do conhecimento.
Transcrição da apresentação:

Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação Aula 18 (22/10/2009) Profª Ms.: Solange Brito

Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico

Tema: Paradigmas teóricos clássico e contemporâneos e suas influências na prática educativa Conteúdo: - Paul-Michel Foucault - 1926 – 1984 - Jurgen Habermas - 1929 – dias atuais

Referência Bibliográfica: VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a Educação. 2ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 105-158. BANNELL, Ralph Ings. Habermas & Educação. Rio de Janeiro: Autêntica, 2006.

Paul-Michel Foucault: Subjetividade e Educação: 15/10/1926 – 25/06/1984

“Todo o meu devir filosófico foi determinado pela minha leitura de Heidegger. Mas reconheço que foi Nietzsche quem venceu.” – Foucault Idéia de “sociedade disciplinar” : Nietzsche, Heidegger, Althusser e Canguilhem; As obras, desde a História da Loucura até a História da Sexualidade situam-se dentro de uma filosofia do conhecimento;

Estudos sobre o saber, o poder e o sujeito consideravam-no um pós-moderno; “O poder não é fechado, ele estabelece relações múltiplas de poder (...) - "Somos obrigados pelo poder a produzir verdade"; Análise do poder pelos "elementos periféricos" do sistema do poder;

Tema geral das investigações: SUJEITO; Foucault trabalhou as relações de poder e as formas de resistência e os esforços desenvolvidos para tentar dissociar essas relações; Oposições de poder = lutas contra a autoridade. O que possuem em comum: - São lutas transversais; - As finalidades destas lutas são os efeitos do poder enquanto tais; - São lutas 'imediatas'; - São lutas que coloca em questão o estatuto do indivíduo; - Elas opõem uma resistência aos efeitos de poder que estão ligados aos saber, à competência e à qualificação;

Como se exerce o poder? “A psicologia nunca poderá dizer a verdade sobre a loucura, pois é a loucura que detém a verdade da psicologia.” Michel Foucault “Não me pergunte quem sou e não me diga para permanecer o mesmo.” Michel Foucault “Todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo.” Michel Foucault “O discurso não é simplesmente aquilo que traduz as lutas ou os sistemas de dominação, mas aquilo porque, pelo que se luta, o poder do qual nos queremos apoderar.” M. Foucault “De homem a homem verdadeiro, o caminho passa pelo homem louco.” Michel Foucault

Jurgen Habermas: Teoria Crítica e Educação: 1929 – dias atuais

outros: Horkheimer, Adorno, Marcuse e Fromm; principal estudioso da segunda geração da Escola de Frankfurt; outros: Horkheimer, Adorno, Marcuse e Fromm; Escola de Frankfurt = "teoria crítica de sociedade "; Paradigma COMUNICACIONAL; razão comunicativa ação comunicativa = a comunicação livre, racional e crítica; superação da razão iluminista;

busca promover normas para a relação de não dominação sobre os outros e uma noção mais ampla de razão; seus estudos voltam-se para o conhecimento e a ética;

As 3 principais idéias de Jurgen Habermas: - Teoria da Ação Comunicativa; - Existência de uma esfera pública,onde as pessoas, livres de domínio político, podem expor idéias e discuti-las. Habermas acredita que a mídia exerça influência no sentido de diminuir este espaço; - As ciências naturais seguem uma lógica objetiva, enquanto as ciências humanas – uma vez que a sociedade e a cultura são baseadas em símbolos – seguem uma lógica interpretativa.

"A dualidade entre fatos e decisões leva à validação do conhecimento fundado nas ciências da natureza e desta forma elimina-se a práxis vital do âmbito destas ciências. A divisão positivista entre valores e fatos, longe de indicar uma solução, define um problema. " (Jürgen Habermas)