CURSO: PEDAGOGIA ARTE E EDUCAÇÃO Profª Ms.: Solange Brito.

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Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

CURSO: PEDAGOGIA ARTE E EDUCAÇÃO Profª Ms.: Solange Brito

Arte, multiculturalismo e interdisciplinaridade Implicações interculturais e ensino de Arte nas escolas Quando o currículo formal da escola dialoga com os saberes locais e a cultura de origem dos sujeitos, fortalece o sentimento de pertencimento e enraizamento tão necessários ao desenvolvimento humano, motivando o sujeito a buscar novos conhecimentos, ou seja, motiva-o a aprender e a querer descobrir o que ele ainda não sabe, ao mesmo tempo em que fortalece o elo com sua cultura de origem dando-lhe melhore sinstrumentos para saber o que deseja ou não mudar, transformar.

Educação intercultural ESCOLA CULTURA

A partir dos estudos e pesquisas de Vera Maria Candau (2006) dentro do âmbito intercultural, dentre outras questões, podemos destacar: O direito à diferença e a luta contra qualquer forma de discriminação e desigualdade social; A busca por relações dialógicas e mais igualitárias entre indivíduos e grupos culturais diferentes; - O reconhecimento dos mecanismos de poder que permeiam as práticas e relações culturais.

IDENTIDADE CIDADANIA CULTURA ALTERIDADE DEMOCRACIA PLURALIDADE CULTURAL HIBRIDIZAÇÃO CULTURAL

Pedagogia interdisciplinar em Arte Educação O conceito de interdisciplinaridade surge a partir destas preocupações e é uma “alternativa de maior significado,na busca da superação da atomização do conhecimento humano em disciplinas” (LUCK, 1994). Com isso, busca-se uma forma de diminuir a distância estabelecida entre o homem e o conhecimento, buscando restabelecer a unidade entre o conhecimento, ensino e vida prática.

Interdisciplinaridade no ensino de Artes e o papel do Arte-Educador O papel principal do arte-educador é o de fomentar o querer fazer, produzir e conhecer as diferentes manifestações artísticas disponibilizadas não apenas no meio culltural de que o sujeito está inserido, mas, incentivá-lo a buscar, a pesquisar, a descobrir, a realizar e a aprender sobre a Arte e a história da Arte e suas diferentes escolas e tendências.

Nesta perspectiva, o arte-educador deve levar os educandos a desenvolverem um pensar crítico sobre o que se aprende, e não apenas a reprodução de técnicas artísticas que muitas vezes não fazem sentido na vida do aprendiz.