Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Planejamento geral de um curso
Avaliação Institucional
SÉCULO XX.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 14
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Projeto Político-Pedagógico
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA: instrumentos de avaliação do processo de ensino-aprendizagem ou instrumento de responsabilização da escola? Prof. Dr. Carlos.
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Avaliação Educacional
PLANO ESCOLAR PROPOSTA PEDAGÓGICA.
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Prefeitura municipal de Imperatriz
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Prática Educativa Pedagogia e Didática Prática Educativa e Sociedade
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Avaliação Educacional
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Didática: organização do trabalho pedagógico
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Metodologia de Ensino e Extensão
7° SEMINÁRIO Priscila Freitas Vidal Matrícula:
Políticas educacionais, formação de professores e práticas pedagógicas
JOÃO GARCIA FURTADO Professor, no momento sem exercer a profissão
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
ABORDAGENS EDUCACIONAIS
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DO RENDIMENTO ESCOLAR
ABC na Educação Científica – Mão na Massa/RJ: dinamização do ambiente virtual interativo Introdução O Projeto ABC na Educação Científica – Mão na Massa.
Planejamento de Ensino
Revisita ao PPP.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Plano de curso História da Educação Brasileira
INTRODUÇÃO Somos estudantes do 2º ano do Ensino Médio do colégio Alef, unidade Paraisópolis. Concluímos o Ensino Fundamental II numa escola da rede pública.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica CURSO: PEDAGOGIA Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica Profª Ms.: Solange Brito

OBJETIVOS: Analisar as relações entre Estado, Política e Educação, com destaque para tendências, problemas e propostas educacionais atuais formuladas no âmbito do poder público; Caracterizar o contexto sócio-econômico e político, que vem originando as Reformas Educacionais no Brasil, desde os anos 80;

Interpretar os condicionantes históricos que moldaram o atual sistema de ensino brasileiro a partir da análise do texto e contexto em que a Lei de Diretrizes e Bases (lei 9.394/96) foi gerada e suas conseqüências na estrutura do sistema educacional, visando estabelecer uma relação entre o estatuído na lei, seus condicionantes sociais, políticos e econômicos, e a realidade concreta das políticas educacionais; Analisar, numa perspectiva critica, aspectos referentes à organização dos Sistemas de Ensino e da Política Educacional no Brasil e o acompanhamento da sua implementação, em nível de sistema e de unidade escolar.

EMENTA: Políticas públicas e sociais: processo de formulação e avaliação; participação dos atores sociais na formulação das políticas públicas. Papel político-social da escola. Análise da organização e funcionamento da educação escolar e sua relação com a política sócio-econômica brasileira. Aspectos qualitativos e quantitativos da educação básica. Evasão, repetência, eficiência. A questão do Magistério na educação básica. A concretização das Políticas Educacionais na Unidade Escolar.

AVALIAÇÃO: A avaliação do desempenho do aluno, atividade integrante do processo ensino-aprendizagem, é feita por disciplina, de acordo com o aproveitamento obtido nas atividades realizadas, harmonizados os aspectos qualitativos e quantitativos. O processo de avaliação da aprendizagem ocorre em 3 (três ) etapas: Avaliação da Aprendizagem 1 - A1 Avaliação da Aprendizagem 2 - A2 Avaliação da Aprendizagem 3 - A3

Para efeito de aprovação na disciplina o aluno deverá alcançar, no mínimo, 6(seis) pontos, obtidos a partir da média aritmética simples entre as verificações de aprendizagem A1 e A2. O Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatório para todos os graduandos como requisito para conclusão do curso no qual esse trabalho está previsto e consiste em pesquisa orientada, relatada sob a forma de monografia.

AUTOAVALIAÇÃO: Durante todo o curso o aluno é estimulado à auto-avaliação, considerando-se que ele é o principal sujeito construtor do seu conhecimento e, portanto, necessita verificar se está indo, no processo de aprendizagem, em direção aos propósitos que almeja.

TRANSFORMAÇÕES