AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

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Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL CURSO: PEDAGOGIA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL Profª Ms.: Solange Brito

OBJETIVOS: analisar a trajetória da avaliação e a evolução de seu conceito caracterizar as funções, critérios e categorias da avaliação educacional analisar a função da avaliação no planejamento institucional e de ensino e sua operacionalização

analisar criticamente projetos de avaliação institucional analisar o papel da avaliação na atual legislação brasileira analisar propostas alternativas de avaliação da aprendizagem elaborar técnicas e instrumentos de medida e avaliação a serem utilizados na escola fundamental(anos iniciais) e na educação infantil analisar criticamente projetos de avaliação institucional

EMENTA: Exame das principais abordagens sobre avaliação. Níveis de avaliação educacional: avaliação de programas e projetos educacionais. Esquemas de um projeto de Avaliação Institucional Avaliação do processo ensino e aprendizagem: funções, elementos, técnicas e instrumentos. Medidas e avaliação. Avaliação e mecanismos intraescolares de seleção e exclusão: reprovação, repetência e evasão; recuperação. Elaboração de instrumentos de medida e avaliação no Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano de Escolaridade) e na Educação Infantil.

AVALIAÇÃO: A avaliação do desempenho do aluno, atividade integrante do processo ensino-aprendizagem, é feita por disciplina, de acordo com o aproveitamento obtido nas atividades realizadas, harmonizados os aspectos qualitativos e quantitativos. O processo de avaliação da aprendizagem ocorre em 3 (três ) etapas: Avaliação da Aprendizagem 1 - A1 Avaliação da Aprendizagem 2 - A2 Avaliação da Aprendizagem 3 - A3

Para efeito de aprovação na disciplina o aluno deverá alcançar, no mínimo, 6(seis) pontos, obtidos a partir da média aritmética simples entre as verificações de aprendizagem A1 e A2. O Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatório para todos os graduandos como requisito para conclusão do curso no qual esse trabalho está previsto e consiste em pesquisa orientada, relatada sob a forma de monografia.

AUTOAVALIAÇÃO: Durante todo o curso o aluno é estimulado à autoavaliação, considerando-se que ele é o principal sujeito construtor do seu conhecimento.

“O Ser Humano age em função de construir resultados. Para tanto, pode agir aleatoriamente ou de modo planejado. Agir aleatoriamente significa “ir fazendo as coisas”, sem ter clareza de onde se quer chegar; agir de modo planejado significa estabelecer fins e construí-los por meio de uma ação intencional. Os fins, sem a ação construtiva, adquirem a característica de fantasias inócuas; a ação aleatória, sem fins definidos, desemboca no ativismo.”   Cipriano C. Luckesi (2001)