Fundamentos Socioantropológicos da Educação CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Socioantropológicos da Educação Profª Ms.: Solange Brito
Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico
Tema: A Educação e sua dimensão socioantropológica. Conteúdos (1/2): - Conceitos de Sociedade, Cultura, Educação e Identidade; - A relação homem-sociedade- cultura-educação.
Referências Bibliográficas: FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 30ed. São Paulo: Editora Paz e Terra S/A, 2007. p. 15-41. VÁZQUEZ, Adolfo Sanchez. Filosofia de Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
E enquanto profissionais? Temos compromisso social? Qual o nosso compromisso com a sociedade ? E enquanto profissionais? Temos compromisso social? O que é sociedade?
Sociedade: Para a Sociologia é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.
Qual a relação: HOMEM SOCIEDADE CULTURA EDUCAÇÃO IDENTIDADE ?
Estaremos nos aproximando da essência do ato comprometido Quem pode comprometer-se? Estaremos nos aproximando da essência do ato comprometido HOMEM
HOMEM SOCIEDADE PRÁXIS SOCIAL
PRÁXIS SOCIAL: - “Ação e reflexão constituem a práxis como maneira humana de existir” (Paulo Freire, 2007) - “Atividade prática intencional que transforma a natureza pela ação do homem, ao mesmo tempo em que humaniza esse homem, pela mediação dessa mesma natureza transformada” (Vázquez, 1990)
ALIENAÇÃO HUMANA: