Fundamentos Socioantropológicos da Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
Advertisements

CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
Homem, Cultura e Sociedade
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Afinal, o que é Planejamento?
Café das Ciências Sociais Apoio: Autores: Naiara Fernanda Costa; Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Sociais - Unesp – Campus de Marília/SP.
Profª. Drª / Orientadora Nair Casagrande - Depto. III de Educação Física, Faculdade de Educação – UFBA Leonardo Dantas DIcarahy - Depto. de História, Faculdade.
Práxis pedagógica segundo Paulo Freire.
Perfil do Profissional
A identidade docente nos tempos e espaços do currículo: uma reflexão pautada na ação do professor da escola pública JAYSON MAGNO DA SILVA Doutorando em.
O COMPROMISSO DO PROFISSIONAL COM A SOCIEDADE
Ética OS VALORES VAZQUEZ, Adolfo Sánchez.
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Avaliação Educacional
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Avaliação Educacional
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
CURSO: PEDAGOGIA ARTE E EDUCAÇÃO Profª Ms.: Solange Brito.
Avaliação Educacional
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Didática: organização do trabalho pedagógico
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
A EDUCAÇÃO DO EDUCADOR SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação; construindo a cidadania. São Paulo : FTD.1994.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Trabalhando com Grupos
PAULO FREIRE 10 ANOS DE SAUDADE.
GESTÃO COOPERATIVA COM EQUIPES DE EAD
O homem, ser sociocultural
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010.
ITINERANTE 2010: Professor agora é a sua vez!. - PERÍODO DE INSCRIÇÃO PARA OS PROFESSORES ATÉ 7 / 04 / PERÍODO DE INSCRIÇÃO PARA OS TÉCNICOS ATÉ.
Profª. Drª / Orientadora Nair Casagrande - Depto. III de Educação Física, Faculdade de Educação – UFBA Leonardo Dantas D’Icarahy - Depto. de História,
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Concepções em Educação Matemática
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO
Educação Física, Identidade e Processos de Escolarização.
Estágio Supervisionado II
O que entendemos por teoria e por prática.
Transcrição da apresentação:

Fundamentos Socioantropológicos da Educação CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Socioantropológicos da Educação Profª Ms.: Solange Brito

Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico

Tema: A Educação e sua dimensão socioantropológica. Conteúdos (1/2): - Conceitos de Sociedade, Cultura, Educação e Identidade; - A relação homem-sociedade- cultura-educação.

Referências Bibliográficas: FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 30ed. São Paulo: Editora Paz e Terra S/A, 2007. p. 15-41. VÁZQUEZ, Adolfo Sanchez. Filosofia de Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

E enquanto profissionais? Temos compromisso social? Qual o nosso compromisso com a sociedade ? E enquanto profissionais? Temos compromisso social? O que é sociedade?

Sociedade: Para a Sociologia é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.

Qual a relação: HOMEM SOCIEDADE CULTURA EDUCAÇÃO IDENTIDADE ?

Estaremos nos aproximando da essência do ato comprometido Quem pode comprometer-se? Estaremos nos aproximando da essência do ato comprometido HOMEM

HOMEM SOCIEDADE PRÁXIS SOCIAL

PRÁXIS SOCIAL: - “Ação e reflexão constituem a práxis como maneira humana de existir” (Paulo Freire, 2007) - “Atividade prática intencional que transforma a natureza pela ação do homem, ao mesmo tempo em que humaniza esse homem, pela mediação dessa mesma natureza transformada” (Vázquez, 1990)

ALIENAÇÃO HUMANA: