Química Orgânica Reações de Oxidação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Ciências/2012- Colégio Marista Alessandra Dias Costa e Silva
O mundo em miniatura: Da prática à teoria! Eva Firme 9 Abril 2006.
2º encontro – Professores Maio de 2012
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Combustão Autor:Viviane Guerra
Aulas Práticas no ensino de Ciências
OFICINA DE QUÍMICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Atividades Experimentais com Materiais Alternativos X Material Industrializado Prós e Contras Carla Moraes Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências:
Laboratório de Química
PRÁTICA DO ENSINO DE FÍSICA
Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira Procedimentos de Laboratório e Pedagógicos no Ensino de Ciências.
Nome da professora: Aparecida Bogaz Sagrado Prato
Temperatura Escalas termométricas Mapa conceitual – Planejamento da Unidade de Ensino Processos de variação de temperatura Capacidade térmica Calor específico.
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
Laboratório de Química A Química é uma ciência experimental, todos os conceitos e teorias da Química são formulados com bases em experiências feitas.
AULA 6 Como Estudar.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Prática de Ensino de Química: Elaborando um Mini-curso com Ênfase na Compreensão da Natureza da Ciência e do seu Papel na Sociedade Profa. Dra. Salete.
Como avaliar o conteúdo energético dos alimentos?
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA
Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Faculdade de Química Curso de Licenciatura em Química Disciplina:
2ª Aula –Projetos de Ensino de Física
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Relatório aula prática
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NOME COMPLETO DO ALUNO TÍTULO SÃO CARLOS 2013.
Um Problema para TODAS as Idades
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
E.E.E.M. Carlos Kluwe. Conclusões da análise qualitativa: 1301 “Na turma avaliada notou-se que a maioria dos alunos se interessam pela reativação do.
Relatório aula prática
Capítulo 3 Estequiometria
Diretoria de Ensino – Região de Andradina
O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental e os PCNs
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Laboratório de Física e Informática/Robótica
Como elaborar um plano de aula
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Resultados e discussão
Autor: Marcelio Adriano Diogo
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET Profª: Jane Mª Ferreira Rodrigues
Laboratório de Mecânica
Aprendendo a fazer amaciante caseiro
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÕES REFERÊNCIA CHAMPAGNE, A.B. & KLOPFER, L.E. Research in Science Education: The Cognitive Psychology Perspective. In HOLDZKOM,
Área de Ciências da Natureza
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
Instituto de Gestalt-terapia da Bahia Formação em Gestalt-terapia O Delineamento daPesquisa.
UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL.
Universidade Federal de Alagoas
Análise de Livros Didáticos Física para o Ensino Médio
M ODELOS DE ENSINO E RECURSOS METODOLÓGICOS AULAS PRÁTICAS Aula 9 – 02/maio/2011.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Metodologia da Pesquisa e Redação Científica para Licenciatura Alunos : Pedro dos Reis n ° Nicoly Almeida n° Nicoly Almeida n°
TESTES DE SOLUBILIDADE E IDENTIFICAÇÃO DE COMPOSTOS DESCONHECIDOS ATRAVÉS DE MEDIDAS DE PONTO DE FUSÃO, PONTO DE EBULIÇÃO E ÍNDICE DE REFRAÇÃO Ferreira,Flavia.
Resumo Neste projeto foram desenvolvidos experimentos de Química acessíveis e inclusivos para o ensino de Química com foco em alunos do ensino médio. Os.
Modelos recentes para o ensino de ciências Aula 6 -07/abril/2014.
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
PIBID – Química Pato Branco Mayara Gobetti Fernandes da Silva 1 * (IC), Tatiana Monaretto 1 (IC), Henrique Emilio Zorel Junior 1 (PQ), Sirlei Dias Teixeira.
A Natureza da Ciência e seu Ensino: o papel do experimento Dr. Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação – USP.
Transcrição da apresentação:

Química Orgânica Reações de Oxidação UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP Instituto de Física de São Carlos – IFSC Licenciatura em Ciências Exatas Química Orgânica Reações de Oxidação Discentes: Keila, Márcio, Sandra 2006

1-Obtenção e Oxidação do Acetileno

1-Obtenção e Oxidação do Acetileno

1-Obtenção e Oxidação do Acetileno

1-Obtenção e Oxidação do Acetileno Material com boa apresentação dos compostos (formulas e equações) Material com boa descrição do experimento pratico (porem exigiria explicação complementar do professor) Exigência de acompanhamento muito próximo e intenso durante a experiência, principalmente durante a mistura água e carbureto. Pode ocorrer acidentes se houver mistura incorreta dos reagentes. As medidas de quantidades como 1/8 do tubo poderiam ser melhor descrita com uma referencia da altura em centímetros por exemplo. Falta a recomendação extra de que o gás produzido material é inflamável e até explosivo em grandes quantidades.

2- Oxidação de Materiais Orgânicos

2- Oxidação de Materiais Orgânicos Experimento de extrema simplicidade de procedimentos e resultados. Material sub utilizado. Poderia se demonstrar mais alguns exemplos é até mais contra exemplos, a titulo de se produzir generalizações.

3- Identificando o gás produzido na Combustão de Materiais Orgânicos

3- Identificando o gás produzido na Combustão de Materiais Orgânicos O roteiro não apresenta questão prévia O objetivo do experimento e os materiais e reagentes utilizados são simples Apresenta questões sobre a equação química envolvida e a função da fenolftaleína. Por meio da reação química observada é possível que o aluno compreenda o conteúdo abordado em sala de aula relacionando com o seu cotidiano.

Material Alternativo

4- Bafômetro

4- Bafômetro

4- Bafômetro Questões:

Através dessa reação fornecida, os alunos percebem o fenômeno químico ocorrido. O objetivo apresentado é claro e sucinto. Uma questão prévia é colocada. Os materiais e reagentes são simples para uma escola portadora de laboratório O erlenmeyer pode ser substituído por uma garrafa PET pequena. O procedimento está bem descrito, porém não deveria ser colocado na seqüência da questão prévia, pois já fornece a resposta, sem despertar a senso investigativo do aluno. Questões são colocadas, a fim de ser verificar se o aluno conseguiu relacionar a teoria com a prática . 4- Bafômetro

Conclusão Uma situação ideal para o ensino da Química seria o desenvolvimento dos conceitos a partir da observação e participação dos alunos em aulas experimentais.

Referências Bibliográficas CARVALHO, A.M.P.Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. Cap.2. p.29. Resumo do vídeo sobre cursos para professores de ciências e a pesquisa do Physics Education Group da Univ. de Whashington. Texto sobre Concepção de Área (Química) – fornecido pelo professor. Texto sobre Palestra Millikan de 1990: “O que ensinamos e o que é aprendido- diminuindo a lacuna”. Site: http://www.cdcc.usp.br