VIII Fórum Institucional de Ensino Plano de Permanência e êxito discente: monitoramento das atividades 2017.2 - 2018.1 Guaramiranga - CE PRÓ-REITORIA DE ENSINO
Plano de Permanência e Êxito Discente: Monitoramento das atividades 2017.2 - 2018.1 Primeiras impressões Planejamento e registro pelos campi - fase de alimentação Executar o PPE exige planejamento prévio das atividades pelos setores envolvidos e coordenação e acompanhamento da gestão
Plano de Permanência e Êxito Discente: Monitoramento das atividades 2017.2 - 2018.1 Primeiras impressões Reconhecimento de sua importância em alguns campi (relatos positivos) A importância da ferramenta Gestão Proen para fins de acompanhamento Ainda é cedo para fazer algumas conclusões
Permanência e êxito estudantil 2015 V FÓRUM DE ENSINO 2014 IV FÓRUM DE ENSINO Permanência e êxito estudantil 2015 V FÓRUM DE ENSINO Diagnóstico quantitativo e qualitativo da evasão e da retenção 2016 VI FÓRUM DE ENSINO Sistematização do Plano Estratégico (PPE) 2017 VII FÓRUM DE ENSINO Aprovação PPE - Consup Criação das comissões, aprovação do PPE e ferramenta Gestão PROEN 2018 VIII FÓRUM DE ENSINO Monitoramento das atividades do PPE
Indicadores de Evasão no período 2009 a 2018
Monitoramento das atividades do PPE IFCE Algumas considerações: Atividades planejadas e executadas por Fator Individual , Interno e Externo; Frequência das Medidas de Intervenção.
ATIVIDADES PLANEJADAS POR FATOR
ATIVIDADES EXECUTADAS POR FATOR F1. Fatores individual ao aluno F2. Fatores internos à instituição F3. Fatores externos à instituição
ATIVIDADES PLANEJADAS POR FATOR / CAMPUS
ATIVIDADES PLANEJADAS POR FATOR / CAMPUS
ATIVIDADES PLANEJADAS POR FATOR / CAMPUS
ATIVIDADES PLANEJADAS POR FATOR / CAMPUS
ATIVIDADES EXECUTADAS POR FATOR / CAMPUS
ATIVIDADES EXECUTADAS POR FATOR / CAMPUS
ATIVIDADES EXECUTADAS POR FATOR / CAMPUS
ATIVIDADES EXECUTADAS POR FATOR / CAMPUS
Frequência das Medidas de Intervenção Gerais Maior registro de atividades MI 1: Ampliar e fortalecer programas socioeducativos no campus que visem o acolhimento e a integração dos estudantes ingressantes para viabilizar o processo de adaptação e favorecer o vínculo com a instituição. F1 c.01 Muito tempo ausente do sistema de ensino Menor registro de atividades MI 132: Aperfeiçoar a metodologia de planejamento e acompanhamento dos gastos correntes e outros custeios com pessoal e com investimentos e inversões financeiras F2 c.73 Há cursos com falta ou dificuldade na aquisição de equipamentos e material de consumo
Frequência das Medidas de Intervenção Urgentes Menor registro de atividades MI 113: Realizar estudo sobre o desenvolvimento e as demandas produtivas regionais para planejamento adequado da instituição para oferta de cursos. F2 c.65,66 e 67 Maior registro de atividades MI 25: Realizar reuniões sistemáticas de conselho de classe e de colegiados com a participação efetiva de professores, coordenadores de cursos, equipes pedagógicas, direção de ensino e apoio ao estudante, para discussão e avaliação do desempenho de cada turma, com vistas à análise sobre os alunos com baixo desempenho e em situação potencial de evasão para reavaliação permanente do trabalho pedagógico. F1 e F2 c.15 Reprovação
Avaliação Inicial: Qualidade dos registros de planejamento na ferramenta Gestão Proen Registro do Planejamento incompleto Campo “descrição” sem preenchimento ou usado para outro fim Campus que registra o planejamento das atividades mas não as executa no tempo previsto e nem faz a sua reprogramação na ferramenta
Avaliação Inicial: Qualidade dos registros de planejamento na ferramenta Gestão Proen Postagens de arquivos atas sem assinaturas, ou tratando assuntos não relacionados as atividades mencionadas, em formato word etc. Registro de atividades de forma imediatista denotando que não houve planejamento Registro de atividade que poderia ser implementa em todos os cursos do campus mas o planejamento e execução ocorrem de forma isolada
Avaliação Inicial: Qualidade dos registros de planejamento na ferramenta Gestão Proen Há atividades concluídas sem arquivos de evidências postados Algumas atas feitas são superficiais sem o devido zelo enquanto algo que será público Há atividades que necessitam serem atualizadas pelo campus
Avaliação Inicial: Qualidade dos registros de planejamento na ferramenta Gestão Proen
Avaliação Inicial: Qualidade dos registros de planejamento na ferramenta Gestão Proen
Avaliação Inicial: Qualidade dos registros de planejamento na ferramenta Gestão Proen
Avaliação Inicial: Qualidade dos registros de planejamento na ferramenta Gestão Proen
Avaliação Inicial: Qualidade dos registros de planejamento na ferramenta Gestão Proen
E a partir de agora? Comissão Geral PPE Continuar o acompanhamento da atuação dos campi quanto aos registros de planejamento Notificar a gestão dos campi sobre aspectos relacionados ao PPE Implementar reuniões sistemáticas com seus membros da comissão para delegar atribuições
E a partir de agora? Comissões dos campi Gestão Geral e de Ensino Estimular o planejamento, acompanhar e avaliar a execução das atividades planejadas com a comissão local no campus Avaliar sistematicamente os indicadores de permanência êxito dos estudantes Efetivar suas atribuições estabelecidas no PPE quanto a condução do planejamento das atividades, acompanhamento e avaliação
E a partir de agora? Comissões dos campi Gestão Geral e de Ensino Apoiar a comissão local na execução das suas atribuições Zelar pelo cumprimento das ações e das metas previstas no PPE Realizar reuniões periódicas com a comunidade acadêmica para avaliação das metas e das atividades
Atribuições de todos os servidores E a partir de agora? Atribuições de todos os servidores Zelar pelo correto registro e divulgação das informações relativas as ações realizadas e as evidências sobre o realizado cumprimentos junto à comunidade acadêmica Atuar de forma colaborativa Realizar e registrar as atividades de combate à evasão que lhes são atribuídas no cronograma do PPE
Obrigada ! Coordenação Técnico Pedagógica – PROEN armenia@ifce.edu.br hobson.cruz@ifce.edu.br