Trabalho de Conclusão de Curso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Centro de Estudos de Línguas – CEL
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÒ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA-PARFOR Linguística Textual.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
ORGANIZANDO A PESQUISA
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Prof.Orientador: Profª Drª.Lílian Lisboa Miranda
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DE ACESSO ABERTO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA Irene Scótolo de Oliveira.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
UNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
Estudos Orientados TI Aula 1
Núcleo de Aprendizagem Virtual atividades e linhas de pesquisa
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
Língua de escolarização: estudo comparativo
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO
Literatura Linhas de Pesquisa
Orientação Importante:
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Pós-evento do 3º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
As discussões desenvolvidas neste pôster têm em vista o eixo temático Currículo e prática pedagógica em espaços formais de educação. Dentro desse contexto,
MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
ELIANE PEREIRA DE BRITO
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
EE Edwards Corrêa e Souza Três Lagoas - MS
Método da Gramática – Tradução
Por: Gabriela Ferreira Jessica Olinda
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Replicação Metas Curriculares de Português
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
Projeto PRALER: A importância de práticas de leitura e escrita sob uma perspectiva interacionista de linguagem Campus Jaguarão.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
Laboratório de estudos Interdisciplinares das Representações discursivas do leitor brasileiro contemporâneo - LIRE Líder: Prof(a) Dr(a) Luzmara Curcino.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Proposta de atividade, esboço inicial
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
UNIAFRO Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Especialização - EaD.
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
LINGUÍSTICA APLICADA I. LINGUÍSTICA APLICADA HOJE: “[O] objeto de investigação da (LA) é a linguagem como prática social, seja no contexto de aprendizagem.
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
Transcrição da apresentação:

Trabalho de Conclusão de Curso FAFICLA CURSO DE LETRAS Trabalho de Conclusão de Curso Turmas 2008/2009 Linhas de Pesquisa/Grupos de Pesquisa DEPARTAMENTO DE PORTUGUÊS professores que atuam nos cursos de Letras (2011/2012) 1

Projetos, linhas e grupos de pesquisa: CAPES, CNPq e a identidade de pesquisadores e de grupos. Curso de Letras e Programas de Pós-graduação stricto sensu – Mestrado e Doutorado: um projeto - uma identidade, na pluralidade da atuação de seus pesquisadores. 2

área de concentração; linhas de pesquisa; grupos de pesquisa; projetos de pesquisa.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO o conceito do As Áreas de Concentração são os domínios restritos de especialização nos quais o Programa atua e para os quais estão direcionadas as suas atividades. 4

LINHA DE PESQUISA o conceito . determina o rumo, ou o que será investigado num dado contexto ou realidade; . limita as fronteiras do campo específico do conhecimento em que deverá ser inserido o estudo; . oferece orientação teórica aos que farão a busca; e . estabelece os procedimentos que serão considerados adequados nesse processo. 5

GRUPO DE PESQUISA o conceito Como esta definição poderia ser comparada com aquelas do É caracterizado pela liderança de um ou, excepcionalmente, dois pesquisadores seniores, podendo contar com outros pesquisadores, alunos e pessoal de apoio técnico. 6

Marco teórico de referência, métodos e meios PROJETOS DE PESQUISA o conceito Como esta definição poderia ser comparada com aquelas do Documento que possui as idéias principais de uma pesquisa que será realizada. Investigação fundamentada em objetivos específicos, visando à obtenção de resultados de causa e efeito ou colocação de fato novo em evidência. Marco teórico de referência, métodos e meios 7

Pesquisa, inicialmente, implica  escolha de um tema, delimitação e justificativa;  problematização; uma pergunta de pesquisa; definição de objetivos;  escolha de base teórica;  definição de procedimentos teórico-metodológicos.

LINHA DE PESQUISA História e descrição da Língua Portuguesa GRUPO DE PESQUISA Historiografia da Língua Portuguesa

Palavras-chave descrição; história; historiografia; Língua Portuguesa; sistema e uso Pesquisadores José Everaldo Nogueira Júnior Neusa Maria O. B. Bastos Nancy dos Santos Casagrande Maria Ignez de Mello Franco Marilena Zanon

TEMAS Historiografia do Ensino de Língua Portuguesa (em diferentes séculos e lugares lusófonos) Historiografia das Gramáticas da Língua Portuguesa (em diferentes séculos) Estudo de documentos linguísticos produzidos nos diferentes séculos Estudos diacrônicos da Língua Portuguesa

LINHA DE PESQUISA Linguagem & Historiografia GRUPO DE PESQUISA Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem - NIEL

Palavras-chave História da Língua Portuguesa; História das Ideias Linguísticas; Historiografia Linguística Pesquisadores Jarbas Vargas Nascimento José Everaldo Nogueira Júnior Izilda Maria Nardocci

TEMAS A Língua Portuguesa no Brasil ( séculos XVI, XVII, XVIII, XIX, XX) A Língua Portuguesa do Modernismo Literário A Língua portuguesa em documentos literários escritos no Brasil A Língua portuguesa em documentos oficiais escritos no Brasil A Gramática do Português no século XIX Temas relacionados à Análise do Discurso Discurso político, Discurso religioso, Discurso jurídico, Discurso literário

GELEP: Estudos da Linguagem para Ensino do Português LINHA DE PESQUISA Leitura, Escrita e Ensino de Língua Portuguesa GRUPO DE PESQUISA GELEP: Estudos da Linguagem para Ensino do Português

Palavras-chave . educação linguística continuada em língua portuguesa; . ensino de língua portuguesa na escola básica e no ensino superior; . leitura e produção textual; . língua portuguesa para fins específicos. Pesquisadores Anna Maria Marques Cintra Lílian Maria Ghiuro Passarelli

TEMAS Leitura como processo de significação. Ensino da escrita como construção de sentido sob a ótica processual. Estudo de gêneros textuais circulantes em diversas situações interlocutivas. Procedimentos argumentativos em diferentes domínios discursivos. Gramática contextualizada e língua em uso: Ensino de Língua Portuguesa como língua materna; Português para fins específicos.

LINHA DE PESQUISA Ensino de línguas mediado por tecnologia GRUPO DE PESQUISA Grupo de Tecnologia Educacional e Educação a Distância - TEED

Palavras-chave ensino e aprendizagem de línguas via Internet; interação em contextos de aprendizagem na Internet; língua instrumental via Internet; linguagem e educação a distância; linguagem na Internet; professores virtuais e aprendizagem de língua Pesquisadores Mercedes Fátima de Canha Crescitelli Karlene Campos Izilda Maria Nardocci

LINHA DE PESQUISA Leitura, escrita e ensino de Língua Portuguesa GRUPO DE PESQUISA Ensino de Língua Portuguesa para Fins Específicos

Palavras-chave modalidades oral e escrita da língua portuguesa; leitura e escrita; texto e gramática; ensino presencial; ensino a distância Pesquisadores Mercedes Fátima de Canha Crescitelli Karlene Campos

LINHA DE PESQUISA Português Língua Estrangeira GRUPO DE PESQUISA Núcleo de Pesquisa e Ensino Português Língua Estrangeira - (NUPPLE)

Palavras-chave estruturas gramaticais; implícitos culturais; pronúncia idiomática; seleção lexical; gramática do Português brasileiro Pesquisadores Aparecida Regina Borges Sellan Cassiano Butti

LINHA DE PESQUISA Leitura, escrita e ensino de Língua Portuguesa GRUPO DE PESQUISA Linguística Funcional e Ensino de Língua Materna

Palavras-chave língua portuguesa; ensino de língua materna; gramática de base funcionalista Pesquisadores Dieli Vesaro Palma José Everaldo Nogueira Júnior Maria Ignez de Mello Franco Nancy dos Santos Casagrande Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos

Lista de professores orientadores de TCC Departamento de Português Lílian Ghiuro Passarelli Luiz Antonio Ferreira Maria Ignez S. de Mello Franco Mercedes Fátima C. Crescitelli Nancy Dos Santos Casagrande Neusa Barbosa Bastos Regina Célia P. Da Silveira Valeuska França Cury Ana Rosa Ferreira Dias Aparecida Regina Sellan Cassiano Butti Izilda Maria Nardocci Jarbas Vargas do Nascimento José Everaldo Nogueira Jr. João Hilton Sayeg Siqueira Karlene Campos