UDESC ESAG Disciplina: Filosofia Professor: Evandro Brito.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Advertisements

DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Pensamento Filosófico Moderno
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
Práticas Administrativas
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E DO PROGRAMA
TGA- Teoria Geral da Administração
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
Faculdades de Estudos Sociais do Paraná FESP
CURRÍCULO OFICIAL – FILOSOFIA – E.M – 1º ANO – 2º BIMESTRE
Aulas I e II Metodologia da Pesquisa
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
ÉTICA Ηθική.
Empreendedorismo Apresentação PEA – Programa de Ensino e Aprendizagem
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Disciplinas do curso 06mar2008
Parte I – As origens filosóficas da psicologia
A filosofia investiga a ciência
CONSCIÊNCIA CRÍTICA E FILOSOFIA
FILOSOFIA GERAL E DA EDUCAÇÃO
Filosofia / Silenciais
Plano de Trabalho Docente
Sou o que sou pelo que nós somos
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO Disciplina: Metodologia da Pesquisa - Semestre Docentes: Prof. Dr. Rodolfo Pamplona.
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Técnicas de Negociação
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação
Avaliação Educacional
Professor: Evandro Brito
CONTEUDO do vestibular 2012 UNIOESTE
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
EPISTEMOLOGIA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA SOBRE O MÉTODO UTILIZADO PARA CONHECER A REALIDADE DO UNIVERSO E HUMANA.
Argumentaçãoemudançanasorganizações Paulo Proença de Moura 1º Congresso Nacional dos Economistas inicio.
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Sistema Piaget de Ensino
CURSO DE DIREITO Direito Civil IV DIREITO DAS COISAS
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
PESQUISA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO V - PPEV PROF. TERESA CAVALCANTI
Perguntas de Modelação
Metodologia da Pesquisa Científica
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 1 SI
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PIPA (Programa de Iniciação às Práticas Administrativas)
Apostila de Práticas Investigativas
Filosofia Conceitos gerais.
Filosofia Conceitos gerais.
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
TEORIAS E SISTEMAS 1º Período Curso: Psicologia
PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia.
Competências Profissionais
Surgimento do pensamento filosófico
Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Dra. Livia Perasol Bedin.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Filosofia da ciência.
A prática pedagógica e a construção do conhecimento científico
O QUE VOCÊ PENSA SOBRE CIÊNCIA?. Perguntas sobre concepções de ciência 1) Para você, conhecimento científico é: a) conhecimento provado b) conhecimento.
Seminário Temático Epistemologia da Ciência. Tema I: O problema do método científico: O que é método? E por que método? Textos de Referência: Discurso.
Faculdade Piaget - Brasil
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA. CURSO DE MUSEOLOGIA - Sede do curso: Escola de Ciência da Informação - Período: matutino -Duração: oito semestres letivos.
Transcrição da apresentação:

UDESC ESAG Disciplina: Filosofia Professor: Evandro Brito

UDESC – ESAG FILOSOFIA EMENTA Fundamentos da filosofia. Filosofia, ciência e sociedade. Filosofia, lógica e argumentação. Correntes filosóficas. Análise de temáticas a partir de correntes filosóficas.

UDESC – ESAG FILOSOFIA OBJETIVOS “Inserir o aluno no exercício do pensar filosófico, conscientizando-o da necessidade de uma visão crítica, através de questionamentos e da formulação de um pensamento argumentativo, bem como propiciar a capacidade de análise de problemas sociais, relacionando-os com as teorias da administração de empresas”.

UDESC – ESAG FILOSOFIA COMPETÊNCIAS Capacidade para compreender as diferentes formas de manifestação da consciência humana. Capacidade para identificar e diferenciar as características que embasam as diferentes correntes filosóficas na Administração com Linha de Formação em Administração Empresarial. Capacidade para identificar e diferenciar as características que embasam a filosofia, a lógica e a argumentação.

UDESC – ESAG FILOSOFIA CONTEÚDO Unidade I Fundamentos de Filosofia: as diversas formas de manifestação da consciência humana; a natureza da filosofia; a história da filosofia; a especificidade do pensamento filosófico; o conhecimento e a ciência como centro da reflexão filosófica. Unidade II Mito, Senso Comum e Ciência: conceito de conhecimento e sua visão histórica; definição, objeto, método e características; as formas gerais do saber (mito, senso comum e ciência) no contexto da administração.

UDESC – ESAG FILOSOFIA CONTEÚDO Unidade IV Unidade III Filosofia, lógica e argumentação: contribuições filosóficas para a administração e gestão de empresas; a objetividade da comunicação; a verdade dos juízos e a validade dos argumentos; as falácias e os erros lógicos; a retórica e a persuasão; a habilidade na comunicação. Unidade IV A ciência como objeto da filosofia: os conceitos de ciência e sua contribuição para a administração: positivismo, indutivismo, falsificasionismo; as revoluções científicas e suas estruturas: as crises dos paradigmas científicos; contribuições para o contexto da administração.

UDESC – ESAG FILOSOFIA AVALIAÇÃO Método: Critérios de avaliação: provas individuais e trabalhos (seminários, pesquisas de campo e exercícios) individuais e/ou em grupo. Critérios de avaliação: a apuração da nota do aluno deverá (1º) contemplar 50% de avaliação individual [prova, trabalho], (2º) 40% de avaliação em grupo [apresentação de seminários, estudo de casos e/ou realização de exercícios] e (3º) 10% referente à freqüência total participativa.

CONCEITOS FUNDAMENTAIS UDESC – ESAG FILOSOFIA ATIVIDADES EM GRUPO CONCEITOS FUNDAMENTAIS Apresenta uma breve definição para os seguintes conceitos: Mito; ciência; senso comum; teoria, verdade; método; falácia; lógica; positivismo; indutivismo; falsificasionismo; revoluções científicas; paradigmas; agenda 21. O que vocês sabem a respeito das seguintes pessoas: Augusto Comte; Frederick Taylor; Henry Fayol; Thomas Kuhn; Homero; Hesíodo; Protágoras; Karl Popper; Aristóteles; René Descartes.