Repensando a Logística

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Repensando a logística
Transcrição da apresentação:

Repensando a Logística Conceito Básico: É a integração das áreas e processos da empresa a fim de obter melhor desempenho que seus concorrentes diminuir os custos e melhorar a qualidade do produto. Novo conceito de Logística integrada: tem a intenção de promover o fluxo contínuo da entrada da matéria-prima (suprimento), de fabricação do bem (produção) e da saída do produto acabado até o ponto de venda(distribuição), não interrompendo em nenhum ponto o processo, minimizando assim cada vez mais o uso de estoques pela empresa.

Fatores de Pressão da Mudança do Papel da Logística Fatores que estão fazendo as empresas repensarem seus processos logísticos: Competição externa Ciclo de vida do produto Clientes mais exigentes e bem informados Racionalização da base de fornecedores Papel mais restrito dos distribuidores Demanda por parcerias

Ciclo de vida do produto Competição externa Contribui para que o funcionamento do conjunto da empresa resulte mais competitivo, pois pode reagir mais rapidamente às mudanças e solicitações dos clientes ao oferecer maior confiabilidade e estabilidade na entrega da marcadoria. As empresas estão sendo obrigadas a tornar-se eficazes e encontrar na logística um fator estratégico para proporcionar maior agilidade. Ciclo de vida do produto Ciclo diminuído em virtude do rápido avanço tecnológico e às constantes mudanças do produto. As empresa estão sendo obrigadas a inovar sua linha de produtos para se manterem atualizadas no mercado. Tal situação se reflete de várias maneiras: marketing mais inteligente e agressivo, uma política comercial mais flexível, seja alterando sua engenharia, entre outros.

Clientes mais exigentes e mais bem informados Empresa obrigada a adotar uma postura que cative o cliente, em que os produtos e serviços satisfaçam plenamente suas necessidades e desejos. Vínculo de confiança para com os clientes Racionalização da base de fornecedores Sistema modular de fornecimento: alguns fornecedores responsáveis por manter abaixo de si uma cadeia de outros subfornecedores. Trazer seus fornecedores para dentro das fábricas e fazendo com que a etapa final da produção seja realizada em seus perímetros. Reposição do estoque automaticamente – Efficient Consumer Response

Papel mais restrito dos distribuidores A melhoria no processo de distribuição, redefinindo a atuação dos distribuidores, permitirá tornar o produto mais disponível, reduzir o estoque de produtos acabados e repassar a economia de custos aos clientes. Demanda por parcerias Mundo globalizado  empresas unirem forças  reduzindo custos  aumentando competitividade no mercado. Com as criações de parcerias, as empresas precisam otimizar as oportunidades de negócio e fechar os elos com os clientes e com os fornecedores.

Caso Prático: Gessy Lever/Galassi Objetivo: Implementar um projeto de Reposição Eficiente (ECR), entre uma indústria de grande porte (Gessy Lever) e uma rede varejista de pequeno porte, no caso Supermercado Galassi. Metodologia: Ferramenta ECR utilizadaReposição Eficiente de Mercadorias, fornecedor abastece varejista, por meio de informações de estoque e vendas transferidos eletronicamente. Aplicação: A implantação teve momentos de dificuldade em virtude da mudança cultural que provocou. Galassi enfrentou dificuldade em assimilar a necessidade de compartilhar informações de estoque com a Gessy Lever. Foi apresentado ao fornecedor tais informações, recendo em contrapartida informações do fluxo de processamentos dos pedidos, logística de distribuição. Galassi também deparou-se com o problema de medo de excesso de estoque, problema que foi sanado ao se cobrar um monitoramento mais rigoroso . Concominantemente à relação comercial foi implementada a tecnologia necessária para viabilização do projeto. Resultados: - Ajuste na definição dos parâmetros de estoque de segurança - Aumento da disponibilidade de produtos, aumentando significamente o volume de vendas. Conclusão: - O varejo independente do porte, necessita de agilidade no atendimento. - Há necessidade de controle apurado de estoque: o varejo deve garantir a qualidade das informações enviadas ao fornecedor