PERSONALIDADE E TRABALHO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOÇÕES DE PSICOPATOLOGIA Prof. Calvino Camargo
Advertisements

O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
III – O COMPORTAMENTO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Motivação Introdução.
Comportamento Organizacional
IA_23_MOTIVAÇÃO PARA O DESEMPENHO
PERSONALIDADE E TRABALHO
O QUE FAZ ALGUMAS PESSOAS DAREM O MÁXIMO DE SI ENQUANTO OUTRAS PROCURAM APENAS FAZER O MÍNIMO INDISPENSÁVEL ? O QUE GERA ENTUSIASMO ? C.O. - Motivação.
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
Psicologia de grupo e análise do Ego
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
AS MÚLTIPLAS FACETAS DO SALÁRIO
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
Frustração no ambiente de trabalho
Comportamento Organizacional
PERSONALIDADE E TRABALHO
PERSONALIDADE E TRABALHO
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
Conceitos básicos para a compreensão da vida social
O COMPORTAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CONFLITO INTERPESSOAL
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
Gestão por Competências
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
Recrutamento e Seleção 2 Aula 3 – Seleção de Pessoas
O Caráter Motivacional da Gestão de Recursos Humanos
O que é Liderança? Liderança
Administração de Recursos Humanos II
Personalidade e Organização
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Capítulo 7 Direção.
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
Liderança e Equipes de Alto Desempenho
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
Gestão Estratégica de Pessoas
UNIEURO Curso: Mestrado em Administração Nível: aluno especial de pós-graduação Aluna: Elizabeth Oliveira Santos Disciplina: Comportamento Organizacional.
Jéssica Silva Oliveira RA
Liderança Contingencial
A Liderança e seus Conceitos
P SICOLOGIA O RGANIZACIONAL Profª Rennata
MOTIVAÇÃO SKINNER -Teoria do reforço
O GRUPO Interdependente Interação Unidade Reconhecível
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
Satisfação Cristina Gama Guerra. Satisfação Comportamento organizacional.
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
Comportamento Organizacional
Ciclo Motivacional Profª. Tatiane Darino.
PERSONALIDADE: por que estudar?
COMO GERENCIAR E MOTIVAR VENDEDORES O Que os Gerentes Precisam Fazer Para Manter os Vendedores Motivados ? Quais São As Atribuições Básicas de Um Gestor.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
GESTÃO DE PESSOAS E CLIMA ORGANIZACIONAL
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
Atividade Interdisciplinar I
FUNDAMENTOS ADMINISTRATIVOS AULA 8 – GESTÃO DE PESSOAS Profª Bruna Rossetti - Unip Alphaville (Fonte: Introdução à Administração - Antonio Cesar A. Maximiliano.
Transcrição da apresentação:

PERSONALIDADE E TRABALHO

PERSONALIDADE É um conjunto de traços psicológicos com propriedades particulares, relativamente permanentes e organizadas de forma própria.

Ela se revela na interação do indivíduo com seu meio ambiente e individualiza a maneira de ser, de pensar, de sentir e de agir de cada pessoa.

O conhecimento das características de personalidade do indivíduo permite uma certa previsão da maneira pela qual ele poderá sentir, pensar, se e agir em determinadas circunstâncias.

O comportamento do indivíduo resulta não apenas das forças da personalidade, mas também de uma interação dele (características psicológicas, com uma forma própria de organização) com o meio externo.

CARACTERÍSTICAS DA PERSONALIDADE Duas pessoas não são iguais: cada pessoa tem um padrão único de características psicológicas; Cada pessoa mantém certa consistência psicológica que permitirá sua identificação, e que perdurará no decorrer do tempo;

Para se compreender a personalidade não basta identificar traços psicológicos; é importante também entender como eles estão relacionados e como interagem um com o outro, isto é, como estão organizados;

A personalidade (características psicológicas, a organização dessas características e suas propriedades) é um constructo inferido do comportamento observável

DESENVOLVIMENTO E AJUSTAMENTO DA PERSONALIDADE Embora a personalidade se mantenha relativamente estável ao longo do tempo, ela não deixa de sofrer a influência do meio ao interagir com ele. Os traços psicológicos podem ser desenvolvidos e modificados.

A organização desses traços psicológicos pode ser profundamente afetada pelo contexto em que o indivíduo vive. O meio pode favorecer ou impedir o ajustamento do indivíduo.

As frustrações, as pressões, quer sejam físicas quer psicológicas, e o stress sob o qual o indivíduo vive são alguns fatores que podem levar à desintegração da personalidade e, portanto, a um desajustamento emocional.

A fonte mais comum de frustração é uma barreira ou impedimento à satisfação de um motivo.

PRINCIPAIS TIPOS DE BARREIRAS Situacional Interpessoal; Intrapessoal.

BARREIRAS Podem ser de dois tipos: O primeiro deles é a barreira física como, por exemplo, a ausência de uma ponte que impede a travessia de um rio ou a perda da chave por uma pessoa que quer entrar em casa;

O segundo tipo de barreira é a ambigüidade caracterizada por um ausência de indicadores claros, que impedem o indivíduo de realizar um objetivo.

Por exemplo – o motorista que se encontra numa cidade desconhecida, onde os sinais de trânsito não são bem claros, perde-se e não consegue atingir o objetivo.

Outro exemplo é a definição de tarefas e do espaço organizacional do indivíduo dentro de uma empresa. Quando tarefas e espaço organizacional não são bem definidos, torna difícil atingir seus objetivos, isto é, a sua realização profissional.

BARREIRAS INTERPESSOAIS São constituídas por uma pessoa ou grupo de pessoas que impedem a satisfação do motivo.

Esse tipo de barreira pode ser observado quando um chefe impede um indivíduo criativo ou com uma experiência mais ampla de usar sua experiência e de colaborar mais ativamente no trabalho.

BARREIRAS INTRAPESSOAIS COMPREENDEM DOIS TIPOS: O primeiro pode ser observado quando a pessoa não pode atingir seus objetivos devido a uma deficiência física ou mental, ou à ausência de uma habilidade específica.

O segundo é caracterizado pela existência de motivo conflitantes da própria pessoa. Ex. o indivíduo quer comer doces e não quer engordar.

STRESS Situações físicas ou psicológicas que pressionam os indivíduos, gerando alto grau de tensão. Podem levar ao desajustamento emocional e mesmo à desintegração da personalidade.

PERSONALIDADE E ORGANIZAÇÃO As características de personalidade dos membros da organização influenciam a estrutura da organização.

Essa influência será tanto mais forte quanto mais altas forem as posições que os indivíduos ocupam na hierarquia organizacional

FONTE Aguiar, M. A. F. Psicologia aplicada a administração – uma introdução a psicologia organizacional. Atlas