Funções e estilos gerenciais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

Gerenciamento de Projetos
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
EMPOWERMENT É uma via que permite melhorar a qualidade, a produtividade e como consequencia o serviço/produto prestado ao cliente. Consiste na delegação.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Sistema de Informação Gerencial
Sistemas de Informação Gerencial (continuação...)
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Organização, Sistemas e Métodos
Estruturas organizacionais
GERENTES – Quem são? São as pessoas que ficam responsáveis pelo trabalho de outras pessoas. Para que os gerentes possam cumprir essa responsabilidade,
Teoria Neoclássica da Administração
ad – direção para, tendência para;
Os Dez Papéis do Administrador
CAPÍTULO 7 Papel dos Gerentes.
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Administração Organizacional
Comportamento Organizacional
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
Introdução à Administração de Empresas O processo de Administração
SISTEMAS DE RESPONSABILIDADE E DE AUTORIDADE
MA_12_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henry Mintzberg
IA_08_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henry Mintzberg
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
CAPÍTULO 2 Papel dos Gerentes.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
OS PROCESSOS GERENCIAIS NA ESTRUTURA EMPRESARIAL
Engenharia de Software Conceitos
Gerenciamento e Liderança nas atuais Organizações
Aplicações Contemporâneas da Pesquisa de Marketing
Estrutura Formal Representada formalmente pelo organograma Planejada
Tecnologia da informação
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Introdução ao estudo de ADMINISTRAÇÃO
Comportamento Organizacional
O Novo Gestor Uma análise pós-industrial.
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
O Processo da Administração
Secretariado.
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
NATUREZA E DESAFIOS ATUAIS DA ADMINISTRAÇÃO
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
O PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO
Estratégia Organizacional
CRM Customer Relashionship Management
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Teoria Geral da Administração Agosto/2009
Tipos de organização Prof. Paulo Barreto.
Estrutura Organizacional
Clima organizacional e proposta para melhora do ambiente
Estruturas Organizacionais
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Capítulo 3: Analisando Processos de Decisão de Negócios
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Gerenciamento de Recuros Humanos do Projeto.
Gerenciamento dos Recursos Humanos
Estrutura de Gerenciamento de projetos
Elaboração e Análise de Projetos
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
Controle de Qualidade Total
Disciplina: Controladoria
Prof.João Galdino. . Liderança é a influencia interpessoal exercida numa situação e dirigida através do processo da comunicação humana à consecução de.
INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. S OCIEDADE PÓS - INDUSTRIAL Valorização das características humanas; Querer Fazer (atitude, determinação, interesse);
 Relações com Empregados  Conflitos  Movimentação de Pessoal  Disciplina  Sindicalismo.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
GESTÃO DE PROJETOS Recursos Humanos.
Transcrição da apresentação:

Funções e estilos gerenciais

Funções gerenciais As funções gerencias podem ser agrupadas em três categorias: A interpessoal que envolve os estabelecimento, manutenção de contatos e relação com pessoas de dentro e fora da unidade organizacional;

a informacional se refere a coleta e disseminação de informações dentro da unidade e ambiente externo; a decisória envolve decisões e a prática operacionais internas e externas.

As três categorias se inter-relacionam, por ex.: Ao estabelecer uma relação do gerente com outro gerente de outra unidade da organização, e as informações obtidas pelo mesmo ao desempenhar uma função informacional pode ser fundamental nas suas decisões.

Funções Interpessoais O gerente se relaciona com pessoas de dentro e de fora de seu próprio subsistema. Relações internas – subordinados, chefias, etc. Relações externas – fornecedores, concorrência, órgãos relacionados a empresa, etc.

Os diversos papéis dos gerentes nas funções interpessoais: representante da organização na recepção aos visitantes, participação em solenidades, integração de novos funcionários, esclarecimento de metas e objetivos da instituição e diversos outros

Funções Informacionais. Conduzem as informações para a unidade do gerente; Funciona de dentro e de fora da unidade mantendo o gerente atualizado;

As formas de coleta de informação são formal e informal. Ex. ler relatórios; fazer perguntas e, observar atividades de terceiro, etc.

O gerente funciona como disseminador, repassando informações relevantes aos seus subordinados, exigindo atividades como: Contar; Anunciar; Escrever memorandos; Telefonar.

Além da disseminação interna lhe cabe a externa, que incluem: Informar; fazer contatos de ligação que influenciam a unidade; fazer lobby; anunciar.

Funções Decisórias O gerente exerce a função de tomada de decisão, tais como: Inovação, analisando o que precisa ser mudado seja o rumo, os métodos, as atividades ou as relações.

Cuidar de perturbações, o gerente funciona como um resolvedor de problemas generalistas, que decorrem das incapacidades dos subordinados, de antecipar e cuidar de dificuldades ou de inovações.

Quanto mais baixo o nível do gerente dentro da estrutura hierárquica, maior será o tempo dedicado a cuidar de perturbações e outras funções decisórias.

Outra função decisória é a de alocar recursos, que envolve: selecionar propostas; controlar o espaço dos subordinados; determinar prioridades; autorizar gastos, etc.

O gerente também atua como negociador que envolve: Barganha; Troca; Compromisso; Colaboração;