Gerenciamento das comunicações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento das Comunicações
Advertisements

A estrutura do gerenciamento de projetos Introdução
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
Gestão de Projetos Áreas de conhecimentos Integração
PMBoK Project Management Body of Knowledge
Gerenciamento do escopo do projeto
Faculdade de Ciências Sociais de Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Gerenciamento da Integração
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
Planejamento do gerenciamento de riscos
Fontes, Identificação e Categorização de riscos
Projeto em Engenharia de
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
Administração dos Stakeholders do Projeto
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Gestão de Projetos.
Gerenciamento das comunicações do projeto
Prof.Alfredo Parteli Gomes
10. Gerenciamento das Comunicações do Projeto
Universidade Federal de Pernambuco Pós-Graduação em Ciência da Computação Qualidade, Processo e Gestão Gestão da Comunicação Aluna: Marcele Guerra Maschka.
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
PMBOK 5ª Edição Capítulo 11
PMBOK 5ª Edição Capítulo 5
PMBOK 5ª Edição Capítulo 10
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
Gerenciamento do tempo do projeto
Gerenciamento dos riscos
Gerenciamento dos custos do projeto
Gerenciamento dos recursos humanos do projeto
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
PMBOK: Gerenciamento do Escopo do Projeto
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Gerenciamento de Projetos
17/12/2014 PMP - Project Management Program Ementa-1 Cotia I |Cotia II MatériaExtraPeso 18/08|20/08 Apresentação do Programa e Introdução da Matéria 25/08|27/08.
Gerenciamento da comunicação no projeto
Planejamento da Informação
ATIVIDADES DE EXECUÇÃO DA AUDITORIA
Gerenciamento da qualidade
Gerência de comunicação
Gerenciamento de Projetos
Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
MBA - Gestão de Projetos Prof. Fernando S. Dantas.
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS
Gerenciamento de Recuros Humanos do Projeto.
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
CONFLÍTOS E DIFERENÇAS
Gerenciamento de Projetos
GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
Gestão de Liderança TALENTOS HUMANOS Comunicação
Gestão de Projetos Gestão da Comunicação:.
Aula 02 de Eng. de Requisitos
Gerência de Projetos de Software
Universidade Federal de Pernambuco Pós-Graduação em Ciência da Computação Qualidade, Processo e Gestão Gestão da Comunicação Aluna: Marcele Guerra Maschka.
Gerenciamento de Projetos de Forma Simples Mentorear Assessoria Empresarial Ltda Gestão de Projetos Paulo Espindola TV.3.0 Comunicação.
Gerenciamento de Comunicações
1 Gestão de Projetos Comunicação em Gestão de Projetos cristianomagalhaes.wordpress.com
GESTÃO DAS COMUNICAÇÕES Aluno: Alcion Jr. Introdução Conceituações Comunicação Informação Dado Documento Documentação.
Antes de você começar. Para obter assistência adicional, entre em contato com o Assessor de Tecnologia da Informação do seu clube, ou com Ensino eletrônico.
GUGP - GRUPO DE USUÁRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS OS DESAFIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE ERP.
Gerência de Sub-Contratação - SAM
Planejamento do Projeto Exemplo Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP.
Internet - Intranet - Extranet Internet Rede pública mundial Padrões e protocolos multiplataforma Intranet Rede privada, corporativa Mesmos protocolos.
Produto e desenvolvimento de novo produto
GESTÃO DE PROJETOS Recursos Humanos.
3. Gerência de Partes Interessadas © Tera – Márcio Moreira – 2016 – Gestão de Projetos Preparatório Para Certificação PMP.
Transcrição da apresentação:

Gerenciamento das comunicações

Gerenciamento das comunicações Descreve as necessidades de comunicação do projeto incluindo audiências, mensagens, métodos e outras informações relevantes. Informações típicas incluem: Parte interessada Informações Método ou mídia Oportunidade ou frequência Remetente Premissas e restrições de comunicação Glossário de termos ou siglas Pode incluir recursos, tempo e orçamentos associados às atividades de comunicação, métodos para lidar com informações confidenciais ou proprietárias e métodos para atualização do plano de gerenciamento das comunicações.

Gerenciamento das comunicações No trabalho de projeto, a omissão ou falta de atenção à necessidade de comunicação é a raiz de muitos problemas de desentendimento ou conflito. A comunicação visual é um meio eficaz, e às vezes inequívoco, de superar muitas barreiras de comunicação. Para propostas simples, os diagramas de Gantt, os histogramas e gráficos são a forma de representação visual mais usadas e de fácil compreensão. Para levar a mensagem aos demais interessados pode ser necessário um programa balanceado de reuniões, entrevistas, rádio ou TV. Também podem ser utilizados vídeos contendo informações ou apresentações do projeto e, também as ferramentas que utilizam internet, como email, site ou vídeo conferências.

Dimensões da comunicação A atividade de comunicação tem muitas dimensões em potencial, incluindo: Interna (dentro do projeto) e externa (cliente, outros projetos, os meios de comunicação, o público) Formal (relatórios, memorandos, instruções) e informal (e-mails, discussões ad hoc) Vertical (nos níveis superiores e inferiores da organização) e horizontal (com colegas) Oficial (boletins informativos, relatório anual) e não oficial (comunicações confidenciais) Escrita e oral Verbal e não-verbal (inflexões da voz, linguagem corporal

Habilidades de comunicação Ouvir ativamente e de modo eficaz Perguntar, investigando ideias e situações para garantir um melhor entendimento Educar a fim de aumentar o conhecimento da equipe para que ela seja mais eficaz Levantar fatos para identificar ou confirmar as informações Definir e administrar as expectativas Persuadir uma pessoa ou empresa a executar uma ação Negociar para conseguir acordos mutuamente aceitáveis entre as partes Solucionar conflitos para evitar impactos negativos Resumir, recapitular e identificar as etapas seguintes

Fatores que podem afetar o projeto Urgência da necessidade de informações O sucesso do projeto depende de ter informações atualizadas com frequência disponíveis imediatamente ou seria suficiente ter relatórios impressos emitidos periodicamente? Disponibilidade de tecnologia Já existem sistemas adequados ou as necessidades do projeto exigem modificações? Por exemplo, as partes interessadas têm acesso à tecnologia de comunicação selecionada? Equipe do projeto esperada Os sistemas de comunicação propostos são compa_veis com a experiência e os conhecimentos dos parPcipantes do projeto ou sera necessário um extenso treinamento e aprendizado? Duração do projeto É provável que haja mudanças na tecnologia disponível antes do término do projeto? Ambiente do projeto A equipe se reúne e trabalha em contato direto ou em um ambiente virtual?

Métodos de comunicação Comunicação interativa Entre duas ou mais partes que estão realizando uma troca de informações mulidirecional. É a forma mais eficiente de garantir um entendimento comum por todos os participantes sobre determinados tópicos. Inclui reuniões, telefonemas, videoconferências, etc. Comunicação ativa (push) Encaminhada para destinatários específicos que precisam saber das informações. Garante que as informações sejam distribuídas mas não verifica se chegaram ou foram compreendidas pelo público-alvo. A comunicação ativa inclui cartas, memorandos, relatórios, emails, faxes, correio de voz, comunicados de imprensa, etc. Comunicação passiva (pull) Usada para volumes muito grandes de informações ou para um público muito grande, requer que os destinatários acessem o conteúdo da comunicação a seu próprio critério. Esses métodos incluem sites de intranet, e-learning, repositórios de conhecimentos, etc.

Elementos do plano de gerenciamento das comunicações Elemento do documento Descrição Parte interessada Listar as pessoas ou os grupos de pessoas que devem receber informações sobre o projeto Informações Descrever as informações que devem ser comunicadas: por exemplo: relatórios de status, atualizações do projeto, atas de reuniões Método Descrever como as informações serão entregues. Por exemplo, e-mails, reuniões, reuniões via WEB etc. Oportunidade ou frequência Listar com que frequência ou em que circunstâncias as informações devem ser fornecidas Remetente Inserir o nome da pessoa ou do grupo que irá fornecer as informações Restrições e premissas das comunicações Listar restrições e premissas. As restrições podem incluir descrições das informações proprietárias, protegidas ou sigilosas e as restrições relevantes para distribuição Glossário de termos ou siglas Listar quaisquer termos ou acrônimos exclusivos ao projeto ou que são utilizados de uma forma única

Bibliografia Este material foi extraído de: XAVIER, Carlos M. S. Gerenciamento de projetos: como definir e controlar o escopo do projeto. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2009. PMBOK. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (guia PMBOK). 4 ed. Project Management Institute – São Paulo: Saraiva, 2012. STACKPOLE, Cynthia. Guia de templates para gerenciamento de projetos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. MENEZES, Luís C. M. Gestão de Projetos. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2009. CARVALHO, Marly M; RABECHINI JR, Roque. Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2011. KABANAR, Vijay; WARBURTON, Roger D. Gestão de projetos. São Paulo: Saraiva, 2012. KEELING, Ralph; BRANCO, Renato H. F. Gestão de projetos: uma abordagem global. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2012.