Potência Trabalho resultante de várias forças Trabalho da força peso Trabalho de uma força perpendicular ao deslocamento 1 Trabalho, potência e energia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho, potência e energia
Advertisements

Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Monitores: Gabriel H. S. Parizoto Aluno de Engenharia Civil – 3º Período Victoria Lamas Aluna de Engenharia Civil.
Condutores Apresentam portadores de cargas elétricas “livres”. Sólidos – Metais (cobre, prata) – elétrons Liquido – Soluções eletrolíticas (solução aquosa.
Temperatura, Calor e Primeira lei da Termodinâmica
Dinâmica. Principio fundamental da Dinâmica 1.O que faz um corpo mudar o seu estado de equilíbrio (saia do repouso, por exemplo)? 2.Por que os astronautas.
LIVRO 2 - CAPÍTULO 2 LEIS DE NEWTON. 1ª LEI DE NEWTON: LEI DA INERCIA.
MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME - Um ponto material estará em MCU quando sua trajetória for uma circunferência e sua velocidade constante com o decorrer do.
MECÂNICA TÉCNICA Técnico em Automação Industrial Profº Marcos Nascimento Leis de Newton.
Tipos de energia Nome : Maria Eduarda Gomes e Maria Eduarda Romano Turma : 501 Professora : Andrea Loureiro.
Cinemática Escalar. 1. O movimento de um carro, que se move com velocidade constante, é descrito pela seguinte tabela t (h) S (km)
Corpos rígidos: Sistemas equivalentes forças 2014 Profº Osvaldo Kojiro Iha.
Forças Tipos de grandezas Dennis Cox/ Shutterstock.
Aula Teórica 4 Pressão, força de pressão, energia de pressão.
CAPITULO 8 Flexão Resistência dos Materiais DEMGi - Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial Resistência dos Materiais.
ELETRICIDADE Cargas Elétricas Campo Elétrico Potencial Elétrico Corrente Elétrica ELETROSTÁTICA ELETRODINÂMICA.
Aluna: Adrielly Gama e Amanda Almeida
1) Defina sequências numéricas.
ELETRODINÂMICA E ELEMENTOS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
Prof. Talles Mello Sistemas estruturais i
Resultante de um sistema de forças
CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CA
Física Lorena e Paulo.
Física Geral e Experimental I Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Movimento circular e as consequências de uma força resultante centrípeta sobre um corpo. Professor: Rhodriggo Mendes Melquisedec Lourenço.
VETOR VELOCIDADE E VETOR ACELERAÇÃO
UNIDADE: 2 Cap. 9 – Trabalho e Potência
Estudando para o ENEM de forma Invertida
Método do Trabalho Virtual
(UFRGS) Um bloco de massa 1 kg move-se retilineamente com velocidade de módulo constante igual a 3 m/s, sobre uma superfície horizontal e sem atrito. A.
Próxima aula será laboratório!
Leis de Newton Leis de Newton 1º Lei de Newton Lei da Inércia
GRANDEZAS ESCALARES E VETORIAIS.
AS ENERGIAS DO MUNDO Nomes: Alanna C. Sousa e Rebeca Bruce Mattos
Caracterização de um movimento retilineo ERROS NO RELATÓRIO ORIENTADO.
Fundamentos de Eletricidade
1. Um projétil é lançado com uma velocidade de módulo 20 m/s e formando com o plano horizontal um ângulo de 60°. Calcule os componentes horizontal e vertical.
Movimento de Elevadores
2º/2015 Equilíbrio e Momento AULA Nº 5 CURSO: Engenharia Civil
Definição O potencial elétrico é uma grandeza escalar, que mede a energia potencial elétrica existente em um sistema, por unidade de carga de prova. A.
ENERGIA E TRABALHO Página 341.
“Se consegui ver mais além, é porque subi aos ombros de gigantes”
Física 1 Energia Cinética e Trabalho Prof. Alexandre W. Arins
Hidrodinâmica Aula 05 (10 Sem./2017).
Aula 11: Lei de Biot e Savart
Física 1º Bimestre Conservação de Energia Trabalho de uma Força
Ondas em uma corda Tomemos uma corda esticada:
Dinâmica e Estática da Partícula
1º/2017 ELETRICIDADE E SEUS CONCEITOS AULA Nº 6
CAMPO ELÉTRICO.
Cinemática. Posição A posição x de uma partícula num eixo é a sua localização em relação à origem. A posição é positiva ou negativa, dependendo de que.
Ferramentas básicas: Gráficos e Vetores
TRABALHO E CALOR.
Conversão de Energia (Teorema do Trabalho – Energia Cinética)
Trabalho e Energia FORÇA
FORÇAS HIDRÁULICAS EM USINAS HIDRELÉTRICAS
Coordenadas polares Observações:
Trabalho e Energia FORÇA
Proporcionalidade Inversa.
Ciências da Natureza e suas
Indução Eletromagnética
ENERGIA TRABALHO POTÊNCIA. ENERGIA Antoine Laurent Lavoisier ( ) era um químico francês que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas,
GRANDEZA FÍSICA TUDO QUE PODE SER MEDIDO. GRANDEZA ESCALAR GRANDEZA DEFINIDA POR UM VALOR NUMÉRICO E UNIDADE DE MEDIDA. MASSATEMPO TEMPERATURA ENERGIA.
FÍSICA Maria Clara, Yanna Patriota e Luís Henrique.
Ainda que sem máquina é um avanço.
Taxa de variação - Reta tangente - Derivada
Diferença de potencial elétrico Para que as cargas elétricas entrem em movimento é necessário que exista uma diferença de polaridade nos terminais do condutor.
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
Profª Jusciane da Costa e Silva
TRABALHO, POTÊNCIA E ENERGIA.
CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CA Fonte: profezequias.net.
Transcrição da apresentação:

Potência Trabalho resultante de várias forças Trabalho da força peso Trabalho de uma força perpendicular ao deslocamento 1 Trabalho, potência e energia Índice Trabalho de uma força Trabalho da força de atrito Energia Eólica - http: Gráfico F  d

Trabalho de uma força O trabalho de uma força ocorre pela aplicação de uma força ao longo de um deslocamento. De uma forma simplificada podemos dizer que energia é a capacidade para realizar uma ação. A energia contida nos alimentos é capaz de manter o nosso corpo funcionando. A energia armazenada numa pilha ou bateria permite funcionar um brinquedo, telefone celular, máquina fotográfica, etc. O combustível tem energia para colocar em movimento um carro, um avião, um foguete, uma locomotiva, etc. A água represada em uma usina hidrelétrica gera eletricidade

Trabalho de uma força O trabalho de uma força constante e paralela ao deslocamento é dado por: Observação: Quando este trabalho está no mesmo sentido do movimento ele é considerado positivo. Caso contrário, é negativo. O trabalho de uma força constante e com um ângulo  em relação ao deslocamento é dado por: A unidade de medida do trabalho no Sistema Internacional é: joule Representado pela letra: J

Trabalho de uma força de atrito O trabalho de uma força de atrito que é paralela ao deslocamento é dado por: Observação: Como a força de atrito é sempre contrária ao movimento, o valor de seu trabalho é sempre negativo. Para simplificar:

Trabalho de uma força Perpendicular ao deslocamento Observação: O trabalho de uma força que forma um ângulo de 90º com o deslocamento sempre vale zero. Sendo assim: Trabalho da força normal é sempre zero. Trabalho da força resultante centrípeta é sempre zero. Trabalho da força peso no deslocamento horizontal é sempre zero.

Trabalho de uma força peso Observação: O trabalho de uma força peso quando o objeto está descendo é positivo pois a força está no mesmo sentido do deslocamento. Observação: O trabalho de uma força peso quando o objeto está subindo é negativo pois a força está no sentido oposto ao deslocamento.

Trabalho resultante de várias forças O trabalho resultante de várias forças é a soma de todos os trabalhos envolvidos no corpo.

Gráfico F  d O valor do trabalho de uma força constante ou não constante pode ser calculado através da área do gráfico força por deslocamento (F ×d ). Neste caso dizemos que o valor do trabalho é numericamente igual a área do gráfico. Observação: A área do gráfico corresponde a região entre a “curva” do gráfico e o eixo do deslocamento. Exemplo do cálculo do valor do trabalho utilizando o gráfico ao lado:

Potência Potência é a quantidade de energia trocada em um determinado tempo ou o trabalho realizado em um certo tempo. A unidade de medida da potência no Sistema Internacional é: watt Representado pela letra: W