Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade Diagnóstico e Tratamento
Barkley, R.A. (2000). New York: Guilford Press. TDAH Transtorno bio-psicossocial Múltiplas causas Alteração estrutural e funcional do cérebro Barkley, R.A. (2000). New York: Guilford Press.
TDAH Comportamento Cognição Motricidade BlO Atenção Percepção
TDAH DDC DAMP Dislexia T. Linguagem T. Humor T. Ansiedade B I D A E S DDC DAMP Dislexia T. Linguagem T. Humor T. Ansiedade T. Disruptivos TICS Tourret Espectro Autista
TDAH Dificuldades operacionais Diagnóstico por critérios subjetivos Sintomas eventualmente não são observados na consulta Sintomas observados em outras doenças Comorbidades Difícil aplicação dos critérios do DSM IV em Lactentes e Pré escolares
TDAH Diagnóstico DSM-IV Relatório Escolar Exames Complementares História Cínica Exame Físico Exame Neurológico Escalas Comportamento Testes Psicométricos Testes Lingüísticos
Atenção Bases Neurobiológicas
Atenção Componentes Excitação Orientação motora Detecção novidade – Recompensa Organização executiva
Atenção Excitação Aumento súbito do estado de alerta decorrente de um estímulo relevante como reação de defesa, fuga, medo, dor e novidade. Substância reticular ascendente
Excitação Núcleo noradrenérgico
Atenção Orientação Motora Orientação do corpo e direcionamento dos sentidos para manter o estímulo em foco. Modulação Córtex parietal post. Gânglios basais Córtex fronto – parietal Tálamo
Atenção Orientação motora Sistema tálamo cortical generalizado Ativação de áreas específicas cerebrais Direcionamento da atenção Pesquisas nos reservatórios de memória
Atenção Detecção novidade - Recompensa Sistema límbico Hipocampo: Memória Amigdala: Alarme N. Acumbens: Prazer
Orientação motora Núcleos dopaminérgico
Atenção Organização executiva Córtex Frontal Ação frente ao estímulo Organização da resposta cognitivo-motora Planejamento Execução
TDA/H Disfunção Noradrenérgica Déficit de ativação dos circuitos cerúleo – corticais Dificuldades perceptivas
TDA/H Disfunção Dopaminérgica Déficit dos receptores ou transportadores D1/D3 Aumento da dopamina em circuitos Nigro-Estriatal Aumento da atividade motora Hipercinesia Impulsividade Déficit dos receptores ou transportadores D2/D4 Diminuição da dopamina em áreas corticais Diminuição da atividade motora Alteração de funções executivas
TDA/H Funcionamento defeituoso nos 4 componentes da atenção: Excitação Orientação motora Detecção da novidade Organização executiva
TDA/H Características: Déficit de memória operacional Déficit de transferência de atenção da memória operacional (frontal) para a memória de longa duração (hipocampo) Déficit de excitação do lobo frontal Déficit de deficiência de recompensa Déficit de inibição do comportamento
TDAH PET
TDAH Testes Neurofisiológicos P-300 Cognitivo N2 – Detecção sinal P3 – Processamento
TDAH RM Encéfalo
TDAH Psicoestimulantes Por quê usar? Quando usar? Como Usar? Quando descontinuar? Quando não funcionam?
TDAH Sem comorbidades Metilfenidato, Tricíclicos, Anfetamina, Atomoxetina, Modafinil Comorbidades: Metilfenidato associado á: Ansiedade/Depressão: Tricíclicos, Bupropiona, Venlafaxina, DZP TOC: IRSS Tourret: Clonidina, Risperidona Psicose: Risperidona, Haloperidol, Tioridazina, clorpromazina T. Bipolar: VAL, CBZ, LMT Agressividade: CBZ, VAL, Clonidina, Risperidona
TDAH Acompanhamento Orientações sobre as características da doença Intervenção Comportamental Intervenção Psicoeducacional Abordagem Multidisciplinar Intercâmbio de informações entre familiares, professores e profissionais