III ° Simpósio Paranaense de Comitês de Ética em Pesquisa em Seres Humanos Hospital IPO e Instituições Parceiras. 31 de Maio de 2019 31/08/2019.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EMPREENDEDORISMO  Existem várias definições para empreendedorismo, entre elas, a clássica de Joseph Schumpeter, de 1949: "O empreendedor é aquele que.
Advertisements

Encontro Ciência Lisboa, 7 de Julho A ciência ecológica e o desafio da sustentabilidade Helena Freitas Centro de Ecologia Funcional Departamento.
Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
Prof. Dr. Douglas Roque Andrade Educação Física e Saúde
FORMACAO SINDICAL SOBRE O REFORCO DAS CAPACIDADES EM MATERIA DE ORGANIZACAO Centro Internacional de Formação – Turim - Itália 13 de setembro a 08 de outubro.
A Condição Humana O que é a natureza humana? Prof. Ítalo Colares.
ROTINAS ADMINISTRATIVAS. Administração nas Empresas “A Administração não é nem privilégio nem uma carga pessoal do chefe ou dos seus diretores; é uma.
PREVENÇÃO Promoção # Prevenção Promoção é mais amplo e visa desenvolvimento de pessoas, melhor entendimento e controle de sua saúde e bem estar; visa.
21ª Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho Jornada Dr. Sérgio Xavier da Costa Porto Alegre, outubro de 2014.
GESTÃO DE PESSOAS COMO FATOR DE RETENÇÃO DE CONHECIMENTO – UM ESTUDO DE CASO EM UM HOSPITAL DO VALE DO RIO PARDO Aluno: Jonas Sommer.
APLICAÇÃO DA TEORIA FUZZY EM SISTEMAS HIDRODINÂMICOS PARA ESTUDAR O COMPORTAMENTO DE CONCENTRAÇÃO DE POLUENTES EM RIOS NATURAIS AUTORES Patrícia Freire.
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO PROFESSSOR: André Luiz de Oliveira Braz CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Redução de vulnerabilidades, mobilização social e envelhecimento ativo Silvia M. M. Costa Pesquisadora Grupo de Pesquisa “Tecnologias, Culturas, Práticas.
Saúde Individual e Comunitária 1. Promoção da Saúde Individual e Comunitária.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
PLANEJASUS Aula 4: Análise da Situação de Saúde. ASIS Definição: É a identificação, descrição, priorização e explicação dos Problemas de Saúde da população.
O TRABALHO “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” (Confúcio)
UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA - 1º SEMESTRE
Módulo 4 Processos Relacionais e Comportamento Profissional
Educação para transformação social
O que entendemos por saúde e qualidade de vida?
EAE5876 – Economia da Alimentação e da Nutrição
Cinética Química A cinética química, também conhecida como cinética de reação, é uma ciência que estuda a velocidade das reações químicas de processos.
Fundamentos das Ciências Sociais
História Natural da Doença
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
NORMATIVIDADE SOCIAL.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E PROCESSOS EDUCATIVOS
Ciência, Tecnologia e Análise do Comportamento
Economia Solidária no Brasil
PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E INFORMAÇÃO EM SAÚDE
Profa. Ms. Daniela Schlogel
Análise e Observação Institucional
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
Oficina de Proteção Infantil
Oficina de Proteção Infantil
NORMA JURÍDICA COMPARAÇÃO ENTRE A NORMA JURÍDICA E AS DEMAIS NORMAS SOCIAIS Profa. Dra. Helane Cabral.
Direitos Fundamentais
Método experimental.
O conceito básico da Agenda 21
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Grounded Theory Mestrando Celso Fraga Mestrando Jorge Tardan School of Valonguinho, Master in Administration.
PREFEITURA DE MANICORÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TREINAMENTO DE AGENTES COMUNITÁRIOS ZONA RURAL E URBANA.
Rosilene vieira Guimarães POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL Curso de Pós-Graduação Gurupi – To 24/06/17.
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
MBA em Gestão de Projetos
Humanização: Políticas e estratégias Prof. Efrahim Teixeira Profa. Mariane Franco Profa. Vera Picanço Prof. Marcelo Real.
A situação do idoso no Brasil.  Todos sabem que o ser humano começa a envelhecer desde o momento em que nasce.
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Fundamentos do Psicodiagnóstico
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL GEOGRAFIA – PROF. RONALDO
Estatística: Conceitos Básicos
A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. DESENVOLVIMENTO HUMANO.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Oficina de Serviço Social
História Natural da Doença
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Introdução à Estética.
Semana de iniciação científica da UFMG
CONTROLE DE ESTOQUE. 2 PONTO DE PEDIDO DE COMPRA Em Almoxarifados de elevada rotatividade de materiais, deve-se conhecer o ponto de pedido de cada material.
IR Interaction the cognitive turn
1 GHG Protocol no contexto ambiental brasileiro: histórico e tendências Autores: Luiz Carlos Rusilo Antonio Vico Mañas.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE. Qualidade A qualidade está relacionada á cultura, a um produto ou serviço, e a percepção do individuo, suas expectativas e necessidades,
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
Transcrição da apresentação:

III ° Simpósio Paranaense de Comitês de Ética em Pesquisa em Seres Humanos Hospital IPO e Instituições Parceiras. 31 de Maio de 2019 31/08/2019

Vulnerabilidade – conceito categórico ou flexível? Profa. Dra. Ida Cristina Gubert 31/08/2019

O que é vulnerabilidade? 31/08/2019

Conceito de vulnerabilidade Debilidade, fragilidade ( Stältt, 2003) Capacidade de ser ferido Condição de risco, fragilidade, dano Necessidade de proteção e segurança num sentido amplo Assimétrica – não afeta a todos igualmente Excesso de proteção – tutela, incompetência, não cresce, não aprende a se defender, não adquire autonomia 31/08/201931/08/2019

Vulnerabilidade A inexistência de parâmetros objetivos dificulta a construção desse conceito, e além disso, some-se a quantidade de variáveis que podem determinar o surgimento e a duração da condição. 31/08/2019

As sete vulnerabilidades Incapacitacional – capacidade de deliberar e decidir Jurídica – sujeito à autoridade de terceiros que podem ter uma visão diferente Deferencial –padrões de comportamento que possam mascarar o real desejo Situacional – alguma situação que não permite decidir Social – pertence a algum grupo cujos direitos e interesses são desvalorizados pelo restante da sociedade? Médica – condição de saúde grave para a qual não há medicação satisfatória Alocacional - desprovido de condições que conferem qualidade de vida e que a participação na pesquisa proverá Kipnis, K. Theoretical Medicine 24: 107–120, 2003 31/08/2019

Camadas de Vulnerabilidade Vulnerabilidade não como categoria ou etiqueta, mas sim como um conceito dinâmico e relacional Pensar a vulnerabilidade como “camadas” nos dá uma idéia de algo mais flexível, que pode ser múltiplo e diferente e que pode ser removido um a um, camada por camada. 31/08/201931/08/2019 Luna, F. Buenos Aires

Compreendendo a Vulnerabilidade A vulnerabilidade é um processo interativo entre o contexto social no qual vive o indivíduo e um conjunto de fatores subjacentes que, quando presentes, colocam a pessoa em risco de desenvolver resultados negativos 31/08/201931/08/2019

Compreendendo a Vulnerabilidade Este pêndulo realiza um movimento que oscila e busca alcançar certo grau de equilíbrio, que aplicado a populações em situação de vulnerabilidade, significa assegurar proteção adequada sem privá-las da possibilidade de acesso, de desenvolvimento, sem uma tutela que a vulnerabilize . 31/08/201931/08/2019

Fatores/processos de vulneração NATURAL SOCIAL FÍSICA ECONÔMICA POLÍTICA TÉCNICA IDEOLÓGICA CULTURAL EDUCATIVA 31/08/201931/08/2019

Vulnerabilidade Tanto na clínica quanto na pesquisa, é necessário identificar as populações vulneráveis bem como as características especiais de que cada população assim denominada se reveste 31/08/2019

Vulnerabilidade e Pesquisa O respeito pelas pessoas em condições de vulnerabilidade no contexto das pesquisas se traduz na ênfase em oferecer/assegurar ao participante da pesquisa, segurança e proteção contra o dano/abuso. Este é um conceito essencial na ética da investigação que registra um histórico conhecido de abusos e exploração de pessoas e populações vulneráveis. 31/08/2019

Superação da Vulnerabilidade- é possível? Os fatores de risco determinantes que predispõem à vulnerabilidade são biológicos, cognitivos, sociais e, eventualmente, são resultado de contato com ambientes em desvantagem, ou determinadas características peculiares/individuais . 31/08/2019

Muito Obrigada 31/08/2019