II Orientação Técnica PCAGP.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio
III – ANÁLISE AMBIENTAL
CICLO DE VIDA.
O Ciclo PDCA Método de gestão, uma forma de trabalho, que orienta o processo de tomada de decisão para o estabelecimento das metas e dos meios e ações.
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
Equivalente à média dos países da OCDE
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
Agências de Notícias Imprensa Jovem
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
Todo dia é dia de educação!
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Plano de Desenvolvimento da Escola
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
A Importância da Educação Continuada
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Avaliação Educacional Externa
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
PROGRAMA DE EXCELÊNCIA
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Gestão por Competências
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
1 Aula – 9 Planejamento º aula- Unidade Didática II APRENDENDO A OUVIR CLIMA ORGANIZACIONAL E A NEGOCIAÇÃO  CLIMA ORGANIZACIONAL.
Plano Plurianual de Gestão 2014 – 2018 _______________ Plano Escolar 2014.
A ESCOLA VOLTA-SE PARA SI!! É HORA DE REPENSAR A PRÁTICA.
AVALIAR e PLANEJAR.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
PDE Escola 2011.
Reafirmando Compromissos Ações Saresp 2014
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Caminhos para a elaboração coletiva de uma proposta
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Docência do Ensino Superior
“Como fazer e colocar em prática um planejamento estratégico”
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
Atividade complementar 04 e 05
PLANEJAMENTO E AÇÃO EMPRESARIAL
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA
3º Momento Resultados Simare 2014
Professor Coordenador de Apoio
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Processo de construção com a participação da Comunidade CPII PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2015 COLÉGIO PEDRO II.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Gestão Econômica e Financeira PANORAMA SETOR EDUCACIONAL.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema
OPERACIONALIZAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
ROTEIRO DE AULA MÓDULO 12 POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR.
O papel pedagógico do órgão gestor
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Transcrição da apresentação:

II Orientação Técnica PCAGP

“Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo, lutará cem batalhas sem perigo de derrota; para aquele que não conhece a si mesmo, mas conhece o inimigo, as chances para a vitória ou para a derrota serão iguais; aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio, será derrotado em todas as batalhas.” (SunTzu)

Etapas do Planejamento Estratégico 1-Identificar o perfil da realidade escolar; 2-Avaliar os critérios da eficácia escolar;  3-Fazer a avaliação estratégica; 4-Elaborar o plano de ação.

1- Identificar o perfil da realidade escolar O que conhecemos sobre a realidade da escola?

2- Avaliar os critérios da eficácia escolar Ensino e aprendizagem: diz respeito à aquisição de conhecimentos e habilidades por parte dos alunos, proposta pedagógica, planejamento pedagógico, método pedagógico, estratégias de ensino, práticas educacionais, avaliação da aprendizagem e do material didático. Clima escolar: está relacionado com as condições observáveis de liderança, compromisso, motivação, disciplina, segurança da comunidade escolar, isto é, a atmosfera geral da escola.

Pais e comunidade: envolve a participação dos pais e da comunidade em geral no desempenho da escola. Gestão de pessoas: diz respeito à coordenação da equipe para que todos tenham um bom desempenho profissional. Gestão de processos: está relacionada ao planejamento das ações da escola bem como ao gerenciamento delas. Infraestrutura: são as condições materiais de funcionamento (instalações e equipamentos) para que o ensino-aprendizagem ocorra de maneira adequada. Resultado: está relacionado com tudo que indica o desempenho geral da escola, como: taxa de aprovação, reprovação, abandono e distorção idade-série; satisfação dos alunos, pais, colaboradores e da sociedade; indicadores de melhoria das práticas de gestão e cumprimento das metas estabelecidas.

Quais informações já possuímos sobre estes requisitos Quais informações já possuímos sobre estes requisitos? Em que requisito podemos classificá-las?

Características Avaliação REQUISITO CARACTERISTICAS AVALIAÇÃO EVIDÊNCIAS Características Avaliação

Verde - para representar objetivo atingido, ou seja, a escola tem determinada característica para atender a um requisito de qualidade; Amarelo - para representar objetivo parcialmente atingido, ou seja, quando a escola tem alguns indícios que representam uma característica; Vermelho - para objetivo não atingido, ou seja, não há indícios que representam uma determinada característica para atender a um requisito de qualidade.

3- Fazer a avaliação estratégica Nas instituições educacionais, permanece o desafio de se vincular o planejamento à avaliação,o que leva à definição dos objetivos, metas a serem atingidas a curto, médio e longo prazo e por quem serão gerenciadas. O resultado gera um novo olhar para o planejamento estratégico,que é reestruturado para atender a uma nova realidade, mapeada a partir dessa prática. Este processo torna-se um ciclo permanente de avaliar, planejar e implementar, o qual contribuiu para a oferta de uma educação de qualidade.

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças” (Sun Tzu, 500 a.C.).

Análise FOFA Nas palavras de Júlio Cezar Iacia (2009), “a Análise FOFA é um sistema simples para analisar o posicionamento ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em que ela estiver inserida”. A técnica é creditada ao professor Albert Humphrey, da Universidade de Stanford, que liderou o projeto de pesquisa nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores empresas do mundo.

Forças e Fraquezas (ambiente interno) são fatores internos de criação (ou destruição) de valor, como: competências ou recursos que uma organização tem à sua disposição para atingir seus objetivos existenciais.

Oportunidades e Ameaças (ambiente externo) por outro lado, são fatores externos de criação (ou destruição) de valor, os quais não são controlados pela organização, mas têm forte influência sobre esta. Emergem de fatores demográficos, econômicos, políticos, tecnológicos, sociais ou legais.

Atrapalha ajuda Interna (organização) Externa (ambiente) F forças O   Interna (organização) Externa (ambiente) F forças O oportunidades fraquezas A ameaças

Questões que TÊM que ser abordadas imediatamente. Questões que PODEM ser abordadas agora. Questões que DEVEM ser investigadas mais profundamente. Questões que PODEM ser planejadas no futuro.

4- Elaborar o plano de ação.

Objetivos – ações que se espera promover para alcançar uma educação de qualidade. Evidências (metas) – elencar indicadores dos resultados esperados. Ações – atividades a serem desempenhadas para que os objetivos sejam atingidos. Responsáveis – definir pessoas para liderar cada uma das ações. Prazos – período de tempo (início - término) previsto para implementar as ações. Avaliação – definir instrumentos de acompanhamento do desenvolvimento das ações. Observações – incorporar quaisquer outros aspectos relevantes que não tenham sido contemplados nos demais itens.

Algumas questões que se deve ter em mente neste momento são: Os objetivos são viáveis de serem atingidos? As evidências de fato indicam aonde devemos chegar para atingir os objetivos? As ações são possíveis de serem realizadas com a estrutura existente na unidade escolar? Os responsáveis escolhidos para organizar a execução das ações possuem competência e governabilidade para agir? O tempo destinado para tais ações são possíveis de serem cumpridos?