Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
I Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 PROGRAMA DE APOIO À MODERNIZAÇÃO DO APARELHO DO ESTADO EUROBRASIL 2000 Janeiro, 2005.
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Apresentação do Projeto
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Liderança – Elemento Chave da Gestão por Programa
Fabiano André Vergani
1 ° Encontro Nordestino de Escolas de Governo Local: Fortaleza – Ceará Data: 26 e 27 de set 2013 Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo.
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
Referencias de Qualidade adotados na Adaptação de um Curso a Distância
Escola de Governo em Saúde da Fiocruz - Brasília
Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro 1 de setembro de 2010 Formação em Gestão Pública: concepção e prática Aula.
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
PLENÁRIA FINAL.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
I Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Administração e Planejamento Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais da.
Talentos para Inovação
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008.
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
Brasília-DF, 24 de Março de 2010
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
8º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte Aportes à Gestão Municipal Natal 2014.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Educação básica de qualidade para todos
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Cooperação ESAF/Estados em Ações de Capacitação Junho 2009.
Marilza Vieira Cunha Rudge Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação FOPROP.
Programação 2010 ESAF Junho Diretrizes para Programação ESAF  A programação será definida por Trilha de Capacitação Fazendária  Serão definidos.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Profª. Dra. Joscely Maria Bassetto Galera
III Encontro Nacional EAD da Rede de Escolas de Governo Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010 “Redes Colaborativas: Compartilhamento para Construção de.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CÓDIGO DA DISCIPLINA E NOME DO PROFESSOR1. ARE – ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA2 Ambiente Regulatório na Educação Andrea da Paixão.
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
Melhorando vidas por meio de um melhor governo: marco conceitual para atuação do BID no Brasil V Congresso Nacional de Gestão Pública CONAGESP Brasília.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO PEDRO FARIAS BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO SEMANA DE INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO 2015 BRASÍLIA, DEZEMBRO DE 2015.
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
AMBIENTE E O CONTEXTO 1 FEDERASSANTAS A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais – FEDERASSANTAS – foi criada em janeiro.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 23 de fevereiro de 2016 COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA PÚBLICA DO SENADO FEDERAL.
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Transcrição da apresentação:

Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010 Abertura do III Encontro Nacional de EaD da Rede de Escolas de Governo Educação a Distância como estratégia para a implementação de políticas públicas no Brasil Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010

Roteiro Políticas Públicas e capacitação: desafios contemporâneos Políticas Públicas no Brasil contemporâneo EaD: limites e potencialidades para a capacitação para a implementação de políticas públicas no Brasil

Desafios contemporâneos Coordenação Diversidade Imprevisibilidade Adaptação Fragmentação Interdependência Acesso (serviços, direitos, informação etc.)

Novos desafios Interdependência e crise econômica e fiscal Problemas de alta complexidade (‘wicked issues’) Cidadania mais ativa e educada – mais exigente Escala mundial de problemas públicos complexos (clima, crime etc.)

Temas atuais Coordenação de novo tipo – abordagens de governo integrado Fortalecimento da gestão por desempenho e a possibilidade de tomada de decisão baseada em evidências Maior transparência e accountability Coprodução – como aumentar a responsabilidade em comportamentos da população Demanda por servidores capazes de atuar em contextos internacionais ou pensar nas consequências globais das políticas nacionais Novas tecnologias Diversidade

Importância da formação em políticas públicas Aumentar a capacidade de governo (gestão das políticas públicas) Implementar políticas adequadas à diversidade política, econômica, social, cultural e ambiental do país Melhorar a coordenação inter e intragovernamental

Olhares necessários Conhecer as realidades nacionais, regionais e locais Compreender o contexto internacional Prospectar cenários para a ação pública Preparar-se para o imprevisível – que virá

Contexto Intensas transformações no mundo do trabalho Desconhecimento e desperdício de saberes e competências Cerca de 550 mil servidores federais civis ativos Cerca de 9 milhões de servidores estaduais e municipais, atuando nos três poderes Problemas públicos complexos (tanto do ponto de vista tecnológico como conceitual ou ideológico)

Densidade demográfica em 2000 População em 2008 - 190 milhões de habitantes esperança de vida no nascimento – 72,3 anos

Desigualdade - Índice de desenvolvimento humano: municípios em 2000

Principais desafios à capacitação de servidores Definição do foco da aprendizagem Capacitar para o quê? Qual o perfil necessário de servidores hoje? Colocar a capacitação na agenda estratégica dos governos Atrair os servidores para a formação continuada Métodos adequados Formas adequadas de oferta

Capacitar para Lidar com problemas públicos complexos Atender a demandas sempre crescentes sem recursos suficientes (humanos, tecnológicos e orçamentários) Identificar as vocações locais ou regionais para os próximos anos Implementar políticas adequadas à diversidade política, econômica, social, cultural e ambiental Reduzir a fragmentação e falta de coordenação de ações Superar isolamentos Estabelecer parcerias ou para fazer consórcios intermunicipais Compreender a dinâmica de vida da população e mudanças demográficas Conquistar a confiança da população

Desenvolvimento de competências e Ead EaD não é panaceia Modalidades combinadas de aprendizagem são mais eficazes Formação de lideranças para a implementação de políticas públicas adequadas às necessidades do país é chave

COMPETÊNCIAS DE DIREÇÃO Programa de Desenvolvimento de Competências de Direção COMPETÊNCIAS DE DIREÇÃO => Pensamento Estratégico Gestão de Riscos (Emergência) Gestão de crises Adaptabilidade/Inovação => Liderança Negociação Comunicação => Governabilidade Coordenação Rede Articulação => Capacidade de Gestão Gestão de riscos Gestão de crises (resiliência) Gestão do conhecimento Desempenho/Conformidade Valores e ética Domínios específicos

Combinação de modalidades de aprendizagem Presencial A distância Em serviço Visitas técnicas Auto desenvolvimento Formas colaborativas: redes sociais, comunidades de prática

Limites e possibilidades da EaD Os limites se encontram sobretudo nos programas que exigem maior interação entre as pessoas Limites tecnológicos podem se reduzir aceleradamente nos próximos anos, aumentando a potencialidade da EaD (expansão da banda larga, telepresença, streaming etc.) Entradas regulares de servidores (jovens) por concurso público na Administração Pública tendem a trazer para o governo a “geração que nasceu com a internet”, impactando a gestão pública

Pressa Helena Kerr do Amaral

Difícil convívio com velhas tecnologias Helena Kerr do Amaral

Dependência das tecnologias Helena Kerr do Amaral

Potencialidades da EaD Democratização do acesso ao conhecimento Respostas rápidas e de qualidade Alcance de grande número de servidores públicos Flexibilidade para aprendizagem Maximização dos recursos públicos utilizados Criação de redes de aprendizagem Auto-desenvolvimento do servidor

ENAP - Cursos de educação continuada a distância Atendimento ao cidadão Ética e serviço público Legislação aplicada à gestão de pessoas - Lei 8112/90 e legislação complementar Legislação aplicada à logística de suprimentos - Lei nº 8.666/93, pregão e registro de preços Gestão estratégica de pessoas e planos de carreira Orçamento público: elaboração e execução Rumo à aprendizagem virtual Análise e melhoria de processos Fundamentos em gerência de projetos E-Mag - Modelo de acessibilidade Gestão de convênios e de contratos de repasse - Convenentes E-Mag - Cartilha eletrônica Outros cursos de informática (Software Livre)

Desenvolvimento Técnico Gerencial Capacitados 2003-2009 2004 2005 2006 2007 2008 2009 Presencial 4.179 11.571 11.070 10.540 8.549 10.747 12.066 EAD 3.613 1.456 6.181 11.346 18.177 19.387 20.138 TOTAL 7.792 13.027 17.251 21.886 26.726 30.134 32.204

EaD – ENAP Capacitados por Região (2004-2009) UF 2004 2005 2006 2007 2008 2009 Total Norte 71 590 1.479 2.099 1.495 1.119 6.853 Nordeste 167 1.023 1.987 3.300 4.821 5.317 16.615 Centro-oeste 797 1.716 2.484 3.750 4.638 3.810 17.195 Sudeste 326 1.932 3.751 6.627 6.061 7.033 25.730 Sul 96 920 1.644 2.400 2.372 2.824 10.256 TOTAL 1.457 6.181 11.345 18.176 19.387 20.103 76.649

Desenvolvimento Técnico Gerencial - ENAP Democratização da EaD Concluintes por Região 2004 2009 55% 22% 5% 11% 7% 19% 35% 6% 26% 14% Norte Nordeste Centro Oeste Sudeste Sul

Publicação de livros e artigos sobre EaD

Eventos sobre EaD Palestra Tendências e Desafios do Ensino a Distância Oficina Educação Virtual Fatores de Sucesso no Desenho Instrucional Seminário Internacional sobre Educação a Distância Oficina sobre Modalidades Mistas de Aprendizagem

Comunidades virtuais nos cursos presenciais de pós-graduação Estreitamento do contato da coordenação com os alunos por intermédio de Chats Poder continuar discussões iniciadas em sala de aula Fortalecimento de redes de contato Inserção dos servidores em novo ambiente comunicacional Melhoria das condições de orientação de monografias de final de curso Novas formas de sociabilidade, de organização, de informação, de conhecimento e de comunicação Produção compartilhada de conhecimento Desenvolvimento de competências de trabalho em rede

Desafios Capacitar para o desenho e gestão de políticas públicas a partir de profundo conhecimento das realidades nacionais Reavaliar as políticas à luz do contexto internacional Preparar-se para o imprevisível – que virá Adequar nossas instituições para lidar com a incerteza e com a inovação - adaptabilidade Compreender a natureza federativa do país, o que impacta todas as políticas públicas Formar equipes de forma contínua não somente em competências técnicas mas também qualificá-las para o inesperado, a antecipação e a escuta

Obrigada! Helena Kerr do Amaral presidencia@enap.gov.br