MELHORES PRÁTICAS PARA GERENCIAR INTEGRAÇÃO COM O CIDADÃO NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE SI/TI EM ORGANIZAÇÕES GOVERNAMENTAIS BRASILEIRAS Universidade.

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Transcrição da apresentação:

MELHORES PRÁTICAS PARA GERENCIAR INTEGRAÇÃO COM O CIDADÃO NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE SI/TI EM ORGANIZAÇÕES GOVERNAMENTAIS BRASILEIRAS Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Universidade de Pernambuco (UPE) Autores Dr. José Gilson de Almeida Teixeira Filho Dr. Hermano Perrelli de Moura Mayara Benício de Barros Souza Recife/PE – jgatf@cin.ufpe.br jgatf@upe.poli.br

Introdução Poucos órgãos da APF possuíam PE-SI/TI em 2010 (apenas 39%). E como melhorar ou medir a maturidade? Modelo de Maturidade para Planejamento Estratégico de SI/TI - MMPE-SI/TI (Gov) Descrição do processo “Gerenciar Integração com o Cidadão (GIC)”; Ferramentas e técnicas para implementação do processo. 5 níveis de maturidade; 6 níveis de capacidade; 16 processos; e 124 melhores práticas para planejamento estratégico de SI/TI Níveis de Maturidade do Modelo e seus Processos

Metodologia Coleta de dados Entrevistas Questionário Validar os objetivos da pesquisa, os procedimentos e o delineamento do modelo; Corroborar junto aos CIOs, os resultados da análise documental; Obter a opinião dos especialistas quanto à aplicabilidade, a qualidade e as possibilidades de melhoria do modelo. Questionário Estudos de caso exploratórios; Realização da validação do modelo junto aos especialistas da área de SI/TI.

Resultados A pesquisa apresentou como resultados: Um Modelo de Referência (MR); Um Método de Avaliação (MA); Um Banco de Melhores Práticas (BMP); Gerenciar Integração com o Cidadão (GIC) Compreender e satisfazer as necessidades dos cidadãos; Incentivar a integração, participação e engajamento no planejamento de ações do governo e nas políticas públicas. Objetivo deste artigo!

Resultados GIC – Índices Globais de Desempenho. Resultados Esperados (RE) GIC-RE-01: As necessidades e desejos do cidadão são identificadas e entendidas; GIC-RE-02: O nível de satisfação do cidadão é acompanhado e avaliado periodicamente; GIC-RE-03: Mecanismos de incentivo à participação e engajamento do cidadão no planejamento de ações do governo são estabelecidos e mantidos. Melhores Práticas (MP) • GIC-MP-01: Definir o Perfil do Cidadão [RE: 1]; • GIC-MP-02: Realizar Eventos para Obter Informações sobre o Cidadão [RE: 1, 3]; • GIC-MP-03: Realizar Pesquisas de Opinião [RE: 2, 3]; • GIC-MP-04: Encorajar a Criação de Comunidades e Fóruns Participativos [RE: 3]. Produtos de Trabalho (PT) • GIC-PT-01: Perfil do cidadão [RE: 1, 2]; • GIC-PT-02: Pesquisa de opinião com o cidadão [RE: 1, 2, 3]; • GIC-PT-04: Avaliação dos eventos [RE: 1, 2, 3]; • GIC-PT-05: Registro de criação de comunidades e fóruns participativos [RE: 1, 2, 3]; • GIC-PT-05: Registro das discussões sobre o plano estratégico de SI/TI [RE: 1,2, 3]. GIC – Índices Globais de Desempenho.

GIC – Indicadores de Desempenho Resultados GIC – Indicadores de Desempenho Ferramentas e Técnicas para apoiar a implantação do GIC GesPública Instrumento de Padrão de Pesquisa de Satisfação (IPPS) Carta de Serviços ao Cidadão Pesquisa de Opinião Audiências Públicas Ouvidorias

Conclusão Relevância do planejamento estratégico de SI/TI para as organizações governamentais brasileiras. Aprovação do processo “Gerenciar Integração com o Cidadão (GIC)” do MMPE-SI/TI (Gov) Na média, 73,2% dos respondentes afirmaram que este processo era “muito” e “totalmente” importante, capaz, confiável e coerente em todos os critérios.