“A OUVIDORIA BRASILEIRA”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IV Seminário Nacional de Fiscalização e Controle dos Recursos Públicos José Luiz Lins dos Santos Presidente da ABAR – 28 de agosto de 2013 O PAPEL DAS.
Advertisements

OGU Ações e Projetos 2011/2012.
CONSELHO DO IDOSO.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
A REGULAÇÃO DA SAÚDE UMA ABORDAGEM
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
FUNDAÇÕES DE DIREITO PRIVADO Francisco Júnior*. SAÚDE NO BRASIL ATENDIMENTO DE INTERESSES PRIVADOS Compra de serviços GESTÃO Preenchimento dos cargos.
Humanização: Ouvidoria Como Aliada
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
Organização das Cooperativas Brasileiras
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
DEFENSORIA PÚBLICA NA DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Correspondentes no País Desafios para aprimorar a inclusão financeira.
Agência Nacional de Defesa do Consumidor e da Concorrência Roberto Freitas Secretaria de Direito Econômico – SDE/MJ Departamento de Proteção e Defesa do.
PAINEL 2 A PARTICIPAÇÃO DAS OUVIDORIAS NOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL: como fazer um gol de placa e fortalecer as Ouvidorias na área esportiva.
KM BRASIL 2011 Talk Show: A GC na Visão dos CEO's
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
SISTEMA DA TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL. A Lei de 30 de outubro de 2013 que criou a Controladoria Geral do Estado foi regulamentada pelo Decreto.
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
Associação Brasileira de Relacionamento Empresa-cliente
• Planejar, coordenar gerir as iniciativas dos órgãos e entidades da Administração Estadual SECOPA-PE Atribuições • Promover a articulação com a FIFA.
A REGULAÇÃO E A FISCALIZAÇÃO DO CONSUMO DE SAÚDE SUPLEMENTAR NO BRASIL
A força da Ouvidoria no Relacionamento com o Cliente
SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL
A OUVIDORIA E O CONTROLE INTERNO NA PREVENÇÃO DA CORRUPÇÃO Edson Luiz Vismona Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – ABO
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
A REGÊNCIA DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NA ANEEL
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
TENDÊNCIAS ATUAIS DO DIREITO ADMINISTRATIVO BRASILEIRO (MSZP)
Política Nacional de Resíduos Sólidos Em 2010, após 20 anos de tramitação no Congresso Nacional, o Presidente Lula sanciona a Lei , marco importante.
EDUCAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL
A Fiscalização Financeira no Setor Público Brasileiro
III WORKSHOP DE OUVIDORIAS DO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
AGÊNCIAS REGULADORAS Origens históricas da regulação: –Primeira fase: FEUDALISMO; –Segunda fase: ESTADO MODERNO; Revoluções burguesas; Estado Social de.
“ Nós somos aquilo que repetidamente fazemos, portanto a excelência não é um ato isolado, mas sim um hábito.” Aristóteles. Câmara do Deputados Comissão.
Instituto Nacional de Identificação
VII SEMINÁRIO DE USUÁRIOS VOLUNTÁRIOS DA AGERGS Marco Regulatório do Saneamento Um novo papel para os Usuários Voluntários Porto Alegre, 26 de novembro.
ÉTICA E GOVERNANÇA: OUVIDORIA PARA A CIDADANIA
gênese, configuração jurídica e caracterização político-administrativa
A contribuição da sociedade civil:  Inovação das propostas: ;  Acesso as populações mais vulneráveis;  Controle social;  Advocacy.
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
Sistema de Acesso à Informação integrado à Rede Catarinense de Informações Municipais - RedeCIM Emerson Souto Coordenador Tecnologia da Informação e Projetos.
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
O FARMACÊUTICO, O MEDICAMENTO E A FARMÁCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO BRASIL.
Composição dos Conselhos de Assistência Social
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO.   O Código de Defesa do Consumidor (CDC), instituído em 1990, estabelece instrumentos para garantir.
Ouvidora da São Paulo Turismo. Criada pelo Ato DPR nº 009/2005 “Objetivo:Atuar como órgão assessor na defesa dos direitos individuais e coletivos da comunidade,
Ouvidoria, Gestão das Políticas de Transparência e Acesso à Informação Edson Luiz Vismona Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman –
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
SISTEMA DE SAÚDE SUPLEMENTAR. SAÚDE SUPLEMENTAR O SETOR DE SAÚDE SUPLEMENTAR REUNE EMPRESAS, OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE, MEDICOS, ENFERMEIROS, DENTISTAS.
Organizações Sociais e OSCIP’s no Brasil. Antecedentes Análises sobre a crise brasileira como crise do Estado (com início na déc. 70 e evidência nos anos.
Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul Auristela Silva dos Santos 09 de Dezembro de 2015 OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS GESTORES MUNICIPAIS DE MEIO.
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR A VOZ DOS CONSUMIDORES NAS AGÊNCIAS REGULADORAS ENAP.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
1 CERTIFICAÇÃO INSTITUCIONAL: PRÓ-GESTÃO RPPS Por Otoni Gonçalves Guimarães Goiânia – GO, 29 de setembro de 2015.
REDE INTERAGENCIAL DE INFORMAÇÕES PARA A SAÚDE RIPSA INICIATIVA “RIPSA NO ESTADO”
Departamento de Organização do Sistema Financeiro Luiz Edson Feltrim Chefe COLÓQUIO COOPERATIVISMO Desafios e Oportunidades Estímulo ao Cooperativismo.
Transcrição da apresentação:

“A OUVIDORIA BRASILEIRA” EDSON LUIZ VISMONA presidente www.abonacional.org.br

O INSTITUTO DO OMBUDSMAN NA EUROPA A OUVIDORIA BRASILEIRA REFERÊNCIAS INCORPORADAS: REPRESENTAÇÃO DOS LEGÍTIMOS INTERESSES DO CIDADÃO QUE A PROCURA; INDEPENDÊNCIA; AUTONOMIA; MANDATO; PROPOSTA: INSTITUÍDA POR DECRETOS, DEVEMOS FORTALECER ESSES FUNDAMENTOS POR LEI. EXEMPLO: LEI DE DEFESA DO USUÁRIO DE SÃO PAULO (LEI Nº. 10.294 DE 20/04/99 E O DECRETO QUE REGULAMENTOU A ATIVIDADE DO OUVIDOR (40.074 DE 01/07/99)

INSTRUMENTO DE DEFESA DOS DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUAIS NOSSA REALIDADE NOMEADOS, EM SUA MAIORIA PELO DIRIGENTE DE ÓRGÃOS PÚBLICOS; NA INICIATIVA PRIVADA, NOMEADOS ESPECIALMENTE POR FORÇA DE ÓRGÃOS REGULADORES; TEMOS OUTROS MECANISMOS DE INDICAÇÃO, QUE CONTEMPLAM UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL, EXEMPLOS: OUVIDORIA DE POLÍCIA DO ESTADO DE SÂO PAULO; OUVIDORIA DA CIDADE DE SANTO ANDRÉ; OUVIDORIAS DA DEFENSORIA PÚBLICA; A OUVIDORIA BRASILEIRA FOI DESENVOLVIDA, MOVIDA PELA NECESSIDADE DE SE ABRIR AS PORTAS DAS INSTITUIÇÕES PARA O CIDADÃO. COMO UMA AÇÃO QUE PERMITE A PARTICIPAÇÃO DO CIDADÃO E VIABILIZA O CONTROLE SOCIAL INSTRUMENTO DE DEFESA DOS DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUAIS

POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO NÃO É CORREGEDORIA E TAMPOUCO AUDITORIA; ESPECIALMENTE: NÃO É SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR; DEDICAÇÃO EXCLUSIVA; DIRETA RELAÇÃO COM O DIRIGENTE; MANDATO; FORTALECER UMA NOVA GOVERNANÇA. AMEAÇAS: ALGUMAS EMPRESAS CONFUNDEM A OUVIDORIA COMO UMA ESPÉCIE DE SAC; O PODER PÚBLICO, ATÉ POR DIFICULDADES ESTRUTURAIS, ACABAM POR SÓ TER AS OUVIDORIAS NA LINHA DE ATENDIMENTO E, ASSIM, PASSAM A SER A ÚNICA PORTA PARA O CIDADÃO.

A DEFESA DA INSTITUIÇÃO DEFINIÇÃO DE LEIS QUE INCORPOREM OS FUNDAMENTOS DO OMBUDSMAN, FORTALECENDO O SISTEMA DE OUVIDORIAS; MAS ESSAS LEIS, DEVEM INCORPORAR A EXISTÊNCIA DE DIVERSAS REALIDADES; IMPORTANTE A INSTITUCIONALIZAÇÃO NO PODER PÚBLICO, BUSCANDO A COORDENAÇÃO DAS ATIVIDADES, PRESERVANDO A INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA DOS OUVIDORES; NA INICIATIVA PRIVADA, PARA OS SERVIÇOS REGULADOS, DEVEM SER OBRIGATÓRIAS, MAS EVITANDO A CONFUSÃO COM SACs – IMPORTÂNCIA DOS FUNDAMENTOS QUE A DISTINGUEM; PARA OS DEMAIS SETORES PRIVADOS, NÃO SE IDENTIFICA COMO TORNAR OBRIGATÓRIA, MAS OS MEIOS DE INCENTIVAR SUA ADOÇÃO DEVEM SER ESTIMULADOS.