Metodologia da Pesquisa Dinabel Vilas-Boas MSc. em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contexto histórico - “A modernidade”
Advertisements

CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA LIMA MARTINS PASCHOAL.
Augusto comt. Nascimento 19 de janeiro de 1798, Montpellier, França. 19 de janeiro1798MontpellierFrança Morte 5 de setembro de 1857 (59 anos) Paris, França.
Metodologia: Método Científico.. Assuntos para debates Significado de Metodologia; Definições de Ciência; e, Critério de Cientificidade.
DISCIPLINA – INTRODUÇÃO AO DIREITO Prof. Msc. Aparecida Correia da Silva -
ROBERT SARAIVA MATOS. Metodologia Científica?  Meta = ao largo; odos = caminho; logos = estudo Uma forma concreta de buscar o conhecimento!  E o que.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
Aristóteles - Sua vida, obras e pensamentos
TIPOS DE CONHECIMENTO
EPISTEMOLOGIA MODERNA POSITIVISMO
METODOLOGIA DE PESQUISA Profa Gabriela Gonçalves Silveira Fiates Dra
ELEMENTOS DE FILOSOFIA DA CIÊNCIA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
METODOLOGIA DE PESQUISA AULA 2 PROF. PATRÍCIA BUENO DAS NEVES
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Fundamentos das Ciências Sociais
Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico:
Método Científico – Parte I
METODOLOGIA DE PESQUISA
Qual a origem e a possibilidade do conhecimento?
Classificação em biblioteca: os esquemas
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
METODOLOGIA DA PESQUISA
Noções fundamentais dos primeiros filósofos
CIÊNCIA E TECNOLOGIA: CONCEPÇÃO MODERNA
CIÊNCIAS: CLASSIFICAÇÃO
Helen Longino: Doutora em Filosofia da Ciência, Professora em Stanford University Livros: 1990: Science as Social Knowledge: Values and Objectivity in.
Introdução ao estudo da Psicologia
Parte 1 O conhecimento científico
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
Metodologia Científica
PROJETO INTEGRADOR Apresentação da matéria PI e Recordação dos Fundamentos de Metodologia Científica Primeira Parte Contribuição Prof. Olschowsky Atribuição.
Metodologia Científica e Tecnológica
Gestão Farmacêutica Conceito de Gestão e Valor
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
TIPOS DE CONHECIMENTOS. OBJECTIVOS DA AULA: 1. Conhecer os diferentes tipos de conhecimentos 2. Caracterizar os diferentes tipos de conhecimentos; 3.
Pesquisa e Prática em Educação II
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
LDB LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Ciência, Métodos e Metodologia Científica
Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social Módulo 06 – Aula 03
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
ESTÉTICA 1.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - I
“TEETETO” ESSENCIAL ACIDENTAL MATÉRIA FORMA POTÊNCIA
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
Física 8° ano Professor Ricardo ( Jack)
Introdução à Estética.
PESQUISA DE CAMPO Ana Lucia Volinkevicz Gilson Tonet Rosângela Kowalek.
Metodologia Científica Adriana Carvalho Aula 2. O conhecimento Na aula 1, vimos que os tipos de conhecimentos são saberes que fazem parte de nosso dia-a-dia.
Áreas da Filosofia.
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS. CIÊNCIA E SENSO COMUM Quantas vezes no dia usamos a PSICOLOGIA? Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários.
PSICOLOGIA Lusiane Casimiro Pires. USAMOS O TERMO PSICOLOGIA NO COTIDIANO COM VÁRIOS SENTIDOS Quando falamos do poder de persuasão de um vendedor, dizemos.
PESQUISA QUALI/QUANTI
Metodologia Científica
Introdução à Metodologia Científica Prof. Ms. Rafaela Pinheiro Lacerda Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente.
E. M. Dr. Leandro Franceschini
PSICOLOGIA PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS Capítulo 1.
Clássicos da sociologia: Max weber
A evolução do Conhecimento
Profª. Regina Célia Veiga da Fonseca
Uso da Informação em Ambientes Educacionais Módulo 2 Pensamento Científico na Gestão Educacional (3) 20h/a Cléa Mara Reis Félix
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
Nome do Professor Aula 1 Título do tema da aula Nome do Professor Aula 1 O conhecimento.
32 Metodologia Onde fazer? Como? Com quê? Quanto? Quando? METODOLOGIA CIENTÍFICA PROF. DRA. SIDERLY C. D. ALMEIDA
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
Metodologia de Pesquisa Robledo Lima Gil. Repensando os projetos de pesquisa...
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Transcrição da apresentação:

Metodologia da Pesquisa Dinabel Vilas-Boas MSc. em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Ciência é o conjunto organizado dos conhecimentos disponíveis pela humanidade. A Ciência é o maior patrimônio da humanidade, obtido ao longo da evolução, numa trabalhosa conquista através do constante aperfeiçoamento do pensamento. A Ciência Metodologia Científica O que é conhecer? É uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto ou fenômeno alvo da pesquisa.

Os povos da antigüidade faziam “o conhecer” mediante a catalogação de observações feitas. o que é conhecer? Metodologia Científica Foram os gregos que deram o próximo passo: Foram além da catalogação dos fatos; Chegaram no pensamento científico; Buscaram conhecer as causas motivadoras dos efeitos anotados.

Popular Científico Filosófico Religioso Metodologia Científica Os 4 Tipos de Conhecimento Características do Conhecimento Popular : Superficial - De acordo com a aparência Sensitivo - Depende da vivência, emoções Subjetivo - conforme os sentimentos da pessoa Assistemático - não há sistematização Acrítico - não há discussão sobre eles

Metodologia Científica  A dor no calo do pé significa que vai chover  O céu vermelho ao entardecer significa que vai fazer frio  Tomar banho após a refeição causa morte  Os espelhos e tesouras atraem raios  Chuva no dia de São José significa chuva o ano todo  Colocar a bolsa no chão atrai a falta de dinheiro  Exemplos do Conhecimento Popular :

Características do Conhecimento Científico : Metodologia Científica  Real - Se refere a ocorrências ou fatos  Contingente - Trabalha com ensaios e experiências  Sistemático - conhecimento logicamente ordenado  Verificável - pode ser testado  Falível - está em permanente evolução  Aproximado do exato - provisoriamente aceito Resulta da investigação metódica e sistemática da realidade; Procura transcender os factos e fenômenos em si mesmos; Procura descobrir as causas e leis gerais que os regem; Trabalha no universo material/físico; verificável na prática por experimentação.

Metodologia Científica  Todo corpo em queda livre cai com a aceleração da gravidade.  O ouvido humano consegue ouvir freqüências entre 20 e Hz.  A chuva é causada pela condensação das nuvens.  O átomo é a menor partícula da matéria.  O Universo foi gerado por uma grande explosão.  O Sol é uma estrela com 6 billhões de anos de vida. Exemplos do Conhecimento Científico :

Conhecimento Filosófico : Metodologia Científica  O Conhecimento Filosófico procura conhecer as causas reais dos fenômenos;  Não as causas próximas, como fazem as ciências particulares;  Mas as causas profundas e remotas de todas as coisas;  A origem das coisas;  Procurando respostas gerais. Exemplos de Conhecimento Filosófico O Universo - início, criador, evolução e fim. A Vida - Início, evolução do homem, morte. Homem - Início, vida, descendência, morte. Sociedade - qual a melhor forma. Pensamento - conhecimento, evolução. Justiça - social, penal, econômica. Verdade - o que é ? Liberdade - o que é ? Moral e Ética - o que é ?

Conhecimento Religioso : Metodologia Científica O Conhecimento Religioso é um conjunto de verdades que se chega mediante a aceitação da revelação divina. Exemplos conjuntos “O vento não é o sopro dos deuses (explicação Religiosa), nem um fenômeno provocado pela chuva (explicação popular). A movimentação do ar se dá pela deslocação das camadas de alta pressão da atmosfera para as camadas de baixa pressão (explicação científica)”.

OS QUATRO TIPOS DE CONHECIMENTO TRUJILLO (1974, p. 11) Conhecimento Popular Conhecimento científico Conhecimento Filosófico Conhecimento Religioso (Teológico) Valorativo Reflexivo Assistemático Verificável Falível Inexato Real (Factual) Contingente Sistemático Verificável Falível Aproximadamente exato Valorativo Racional Sistemático Não verificável Infalível Exato Valorativo Inpiracional Sistemático Não verificável Infalível Exato Metodologia Científica

1.Objectivo: descreve a realidade como ela é ou pode ser; 2.Empírico: sempre baseado na experiência, fenómenos e factos; 3.Racional: mais assente na razão e na lógica do que na intuição; 4.Replicável: as mesmas condições, em diferentes locais e com diferentes experimentadores, devem replicar os resultados… Características do conhecimento científico (Almeida, L. & Freire, T., 2003)

5.Sistemático: conhecimento organizado, ordenado, consistente e coerente nos seus elementos, os quais constituem uma totalidade coerente e integrada num sistema mais amplo; 6.Metódico: obtido através de procedimentos e estratégias fiáveis, mediante planos metodologicamente rigorosos; 7.Comunicável: conhecimento claro e preciso, reconhecido e aceite na comunidade científica; 8.Analítico: procura ir além das aparências, entrar na complexidade dos fenómenos; 9.Cumulativo: conhecimento que se ensaia, constrói estrutura com base em conhecimentos anteriores. Características do conhecimento científico (Almeida, L. & Freire, T., 2003)

Classificação da Ciência Ciências Formais Factuais Lógica Matemática Naturais Sociais Física Química Biologia Antropologia Direito Sociologia Psicologia Metodologia Científica Estudo de Idéias Estudo de fatos

CARACTERÍSTICAS DAS CIÊNCIAS FACTUAIS BUNGE (1974, p ) Conhecimento científico é: racional objetivo factual transcendente aos fatos analítico claro e preciso comunicável verificável Metodologia Científica

Conhecimento científico é: Dependente de investigação metódica sistemático acumulativo falível geral explicativo preditivo aberto útil Metodologia Científica

Referências Bibliográficas Almeida, L. & Freire, T. Metodologia da Investigação em Psicologia e Educação. Braga: Psiquilibrios, TRUJILLO F. A. Metodologia da Ciência. Rio de Janeiro: Kennedy, BUNGE, M. Teoria e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1974.