Observatórios Sociais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Mito do Desenvolvimento Sustentável e a Economia Verde na Rio+20
Advertisements

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Sustentabilidade Desenvolvimento sustentável
A Responsabilidade Social na Administração Pública
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
III Encontro Nacional de Tuberculose
Tópico III – Princípios Fundamentais
DIREITO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental através da Comunicação Social Communication on Progress COP 2008 Comunicação de Progresso 2008 Rádio.
PÁTRIA, NAÇÃO, ESTADO, GOVERNO, POLITICA
Saúde Coletiva e Meio Ambiente
ONU ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
Curso Direito à Memória e à Verdade
DIREITO PREVIDENCIÁRIO FACULDADE PARAÍSO
Seminário O DESAFIO DA UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO ESTADO DE SÃO PAULO FIESP 2012.
8, 15 e 22 de Outubro de 2011.
Rio Mulher.
[...] desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento.
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Alexandre Rampelotto.
SEMINÁRIO PTB/PT - BUTIÁ/RS - 16/05/2004 Gestão Pública Eficaz e Transparente.
SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA Brasília, dezembro de 2005.
Lei de Parcerias - Lei nº /14
GESTÃO E POLÍTICAS SOCIAIS
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno Local: Tribunal de Contas da União.
“Podem as empresas sustentáveis
A contribuição da sociedade civil:  Inovação das propostas: ;  Acesso as populações mais vulneráveis;  Controle social;  Advocacy.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Princípios e funções fundamentais de Direito e de Legislação educacionais – Fundamentos e objetivos do Estado brasileiro.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
Capítulo 14 – Os fluxos migratórios e a estrutura da população
Roteiro da Aula Convivência
Direito Ambiental Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza
Fortalecimento dos Programas de Educação Fiscal na America Latina PNEF – EUROsociAL – USP-SP Gefe-SP + SME - Diretoria de Orientação Técnica – DOT-G “Seminário.
Ministério Público do Trabalho
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Atuação dos agentes de Controle Social
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
SOLUÇÕES PARA ATENUAR CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
1. Compreender soluções que procuram atenuar os contrastes de desenvolvimento
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Fazenda Subsecretaria de Administração Geral Diretoria de Gestão de Pessoas Gerência de Desenvolvimento.
DIREITO TRIBUTÁRIO INTRODUÇÃO.
DIREITO CONSTITUCIONAL INTRODUÇÃO. MATÉRIA JURÍDICA CONSTITUCIONAL organização dos poderes estatuto das liberdades diminuição das desigualdades sociais.
AULA 01 HISTÓRICO CONSTITUIÇÃO
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Cidadania e Participação A constituição de 1988 representa um marco para sociedade brasileira, pois a cidadania é definida como um dos princípios básicos.
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD. Agenda Curitiba de Trabalho Decente.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
PROJETO “EDUCAÇÃO FISCAL” Semana de planejamento O que é Educação Fiscal? “ É um instrumento para a construção e ampliação do exercício da cidadania,
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA Prof.ª Kelly Magalhães.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF Portaria MEC/MF 413/00 Convênio 001/06 GRUPO DE EDUCAÇÃO FISCAL – GEFE/RJ Secretaria de Estado de FazendaSecretaria.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES AGENDA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES GT Fundamentos Estratégicos para o Desenvolvimento AGENDA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO.
1 CONTROLE SOCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Contador PEDRO GABRIL
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Transcrição da apresentação:

Observatórios Sociais Apresenta Observatórios Sociais

A república federativa do Brasil constitui-se em Estado Democrático de Direito (CF, art. 1º)

Estado democrático é aquele em que o povo é o titular da soberania e a fonte de todo poder político.

Democracia representativa: o povo escolhe, mediante sufrágio universal, os seus representantes e as pessoas que, em nome do povo, irão gerir a coisa (res) pública.

Estado de Direito: considera-se o Estado regido por leis; que se submete às leis que edita

POVO TERITÓRIO ORDENAMENTO JURÍDICO

No Estado Democrático de Direito, A Revolução Francesa substituiu o Rei pelo Povo, como titular da Soberania Luiz XIV, Rei de França: “O Estado sou eu!” No Estado Democrático de Direito, o Estado somos todos nós!

Estado Fiscal: particular configuração do Estado de Direito em que o setor público é financiado predominantemente por tributos; ou seja, pela contribuição de todos, na medida da capacidade contributiva de cada um (tributação justa).

Cidadania: conjunto de direitos e deveres inerentes ao cidadão. Contribuir para o financiamento do Estado é um dever da cidadania. Fiscalizar o emprego dos recursos públicos e a gestão responsável da coisa pública é um direito da cidadania.

O que é um Observatório Social?

E na avaliação da gestão dos recursos públicos. É uma entidade da sociedade civil, de fins não econômicos e sem vinculação politico-partidária; Que atua no controle social da qualidade na aplicação dos recursos e serviços públicos; E na avaliação da gestão dos recursos públicos.

Os Observatórios Sociais surgiram em Maringá, no Estado do Paraná, como resultado da ação de cidadãos insatisfeitos com os incessantes escândalos de corrupção e desvio de dinheiro público. O Observatório Social de Maringá foi fundado em 2006, atuando no monitoramento das licitações públicas e na educação fiscal. O exemplo foi seguido por diversas cidades em todo o Brasil, constituindo hoje uma rede de cerca de 40 observatórios. Em Santa Catarina, o primeiro Observatório foi fundado em Itajaí, seguindo-se o de Florianópolis, o primeiro instalado em capital de Estado.

Os Observatórios Sociais têm por missão "despertar o espírito de cidadania fiscal pró-ativa, via a sociedade organizada, em cada cidadão, tornando-o atuante, na vigilância social em sua comunidade”.

Efetividade na gestão dos recursos públicos. Cidadania. Transparência. Efetividade na gestão dos recursos públicos.

Eliminação da corrupção. Qualidade dos serviços públicos. Justiça social.

EDUCAÇÃO FISCAL Trata-se de uma abordagem didático-pedagógico que visa a compreensão pelo cidadão da atividade financeira do Estado, desde a arrecadação até o gasto público. Para isso, foi criado o PNEF – Programa Nacional de Educação Fiscal que visa o desenvolvimento da consciência crítica da sociedade para a gestão pública e o exercício do controle social. O Programa se propõe ser um instrumento para a construção da cidadania, com fundamento nos valores da solidariedade, ética, transparência e da responsabilidade fiscal e social.

ESTADO SOCIEDADE CIVIL TRIBUTOS SERVIÇOS PÚBLICOS CORRUPÇÃO MÁ ADMINISTRAÇÃO DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO DESPERDÍCIO TRIBUTOS SERVIÇOS PÚBLICOS SONEGAÇÃO SOCIEDADE CIVIL

POLÍTICAS E SERVIÇOS PÚBLICOS NECESSIDADES SOCIAIS ARRECADAÇÃO POLÍTICAS E SERVIÇOS PÚBLICOS PRETERIÇÃO DE PRINCÍPIOS E VALORES CONSTITUCIONAIS AUMENTO DE TRIBUTOS RECURSOS INSUFICIENTES

PRINCÍPIOS E VALORES CONSTITUCIONAIS LEGALIDADE DEVIDO PROCESSO LEGAL AMPLA DEFESA E CONTRADITÓRIO SEGURANÇA JURÍDICA MÍNIMO EXISTENCIAL CAPACIDADE CONTRIBUTIVA VEDAÇÃO AO CONFISCO NÃO-SURPRESA

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Conceito desenvolvido na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, ocorrida no Rio de Janeiro em 1992, conceituado como um modelo que satisfaça as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades. A sustentabilidade em sua dimensão social, implica melhoria da qualidade de vida, equidade na distribuição da renda e diminuição das diferenças sociais, com participação e organização popular.

OBJETIVOS DO MILÊNIO Em 2000, a ONU – Organização das Nações Unidas, firmou o compromisso durante a Cúpula do Milênio, em setembro de 2000, após uma análise dos maiores problemas globais, e prevê um conjunto de oito macroobjetivos (voltados basicamente para as áreas de saúde, renda, educação e sustentabilidade) a serem alcançados pelas nações até 2015.

OS OITO OBJETIVOS DO MILÊNIO Reduzir pela metade o número de pessoas que vivem na miséria e passam fome. 2. Educação básica de qualidade para todos. 3. Igualdade entre os sexos e mais autonomia para as mulheres. 4. Redução da mortalidade infantil. 5. Melhoria da saúde materna. 6. Combate a epidemias e doenças. 7. Garantia da sustentabilidade ambiental. 8. Estabelecer parcerias mundiais para o desenvolvimento.

Você, que ainda tem capacidade de se indignar, seja um voluntário no observatório social de sua cidade!

Fim