A EDUCAÇÃO FÍSICA NA PÓS-MODERNIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
Advertisements

Políticas Públicas de Esporte e Lazer
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 3 - SLIDES ALUNO: ALINE L. GIONGO SCHENCKEL PROFESSOR:
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Introdução ao Estudo da Psicologia: a Psicologia como profissão
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
CONSEQÜÊNCIAS Novas oportunidades na realização do trabalho
I- Concepção de Educação
Articulação do Regimento Escolar e o PPP
MISSÃO: formar professores de educação física
Desafio das novas tecnologias
V Jornada de Educação Física e Esporte
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
ESPORTE E EDUCAÇÃO Paula Korsakas. ESPORTE E EDUCAÇÃO Paula Korsakas.
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
SENARS Serviço Nacional de Aprendizagem Rural
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
PROPOSTA PEDAGÓGICA 2013 JESUS MARIA JOSÉ
REDE DE ENSINO ESTADUAL
TOH E RELAÇÕES INTERNACIONAIS
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
Uma idéia atual, que vai fazer 100 anos ! ! !
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Etec “Cel. Fernando Febeliano da Costa”- Industrial
10 na Bola 10 na Escola “Nenhum país é melhor que seu povo.”
Arquidiocese de Brasília
O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:
Novas Abordagens da Educação Física Escolar: do Tradicionalismo ao Construtivismo Thiago Elias Merlo 2011.
PROJETO SOCIAL Os trabalhos voluntários são iniciativas individuais ou coletivas que visam a proporcionar a melhoria da qualidade de vida de pessoas e.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
GESTÃO COOPERATIVA COM EQUIPES DE EAD
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Prof. Mestre Gilberto Santiago Ferreira
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Política Educacional Brasileira
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
3º GRUPO: CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Introdução à Educação Física Contextualização Histórica Prof. Msc. Paulo José dos Santos de Morais Curso de Educação Física - CEAP.
Saúde e Educação Física
Prof. José Roberto Medina
Prof. José Roberto Medina
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Educação e clientela escolar
ESCOLA BÁSICA Nº 3PROF. PATRICIA PERREIRA 2008/ Plano de Estudos – 1º e 2º Anos Actividades Desportivas ESCOLA BÁSICA Nº3 – PENICHE.
QUAIS OS DIREITOS DESSES SUJEITOS?
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA EDUCAÇÃO INDÍGENA E DIREITOS HUMANOS
CARTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA O Manifesto Mundial da Educação Física da Fédération Internationale D´Education Physique (FIEP), a Educação.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
Trabalho infantil esportivo e artistico: conveniencia, legalidade e limites. Dr. Carlos Eduardo Ambiel Advogado.
PROF: ALAELTON NOGUEIRA
twitter.com/funasa.
CINESIOLOGIA Síntese da Proposta de estrutura acadêmica para a Educação Física e Esporte (TANI, 1996) Professora: Petrucia Nóbrega Natal, outubro de 2008.
1 Saberes Pedagógicos e Saberes Específicos: desafios para o ensino de Matemática: ( EDUCAR COM A MATEMÁTICA) Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura MOURA,
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

A EDUCAÇÃO FÍSICA NA PÓS-MODERNIDADE Foz do Iguaçu/2008 Prof. Dr. Manoel Tubino

EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEMPORÂNEA EF-Contemp-01 EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEMPORÂNEA TRANSFORMAÇÕES NOVO CONCEITO (ENSINO - DIREITO) NOVA ABRANGÊNCIA (TODOS) INTERDISCIPLINAR (SAÚDE/EDUCAÇÃO/ESPORTE/ LAZER/TURISMO ETC) FORMAS DE TRABALHO FUNDAMENTO DA CULTURA FÍSICA COMPROMISSO COM AS GRANDES QUESTÕES DA HUMANIDADE

MANIFESTO MUNDIAL FIEP 2000 DE EDUCAÇÃO FÍSICA EF-Contemp-02 MANIFESTO MUNDIAL FIEP 2000 DE EDUCAÇÃO FÍSICA O CONCEITO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Art. 2 - A Educação Física, como direito de todas as pessoas, é um processo de Educação, seja por vias formais ou não-formais, Que ao Interagir com as influências culturais e naturais (água, ar, sol etc.) de cada região e instalações e equipamentos artificiais adequados; Que ao Utilizar atividades físicas na forma de exercícios ginásticos, jogos, esportes, danças, atividades de aventura, relaxamento e outras opções de lazer ativo, com propósitos educativos; Que ao Objetivar aprendizagem e desenvolvimento de habilidades motoras de crianças, jovens, adultos e idosos, aumentando as suas condições pessoais para a aquisição de conhecimentos e atitudes favoráveis para a consolidação de hábitos sistemáticos de prática física; Que ao Promover uma educação efetiva para a saúde e ocupação saudável do tempo livre de lazer; Que ao Reconhecer que práticas corporais relacionadas ao desenvolvimento de valores, podem levar à participação de caminhos sociais responsáveis e busca da cidadania; CONSTITUI-SE num meio efetivo para a conquista de um estilo de vida ativo dos seres humanos.

ABRANGÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEMPORÂNEA EF-Contemp-03 ABRANGÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEMPORÂNEA ANTES Principalmente ESCOLAS ATUAL (como Direito) PARA TODOS Crianças (Escola e fora da Escola) Jovens Adultos Deficientes Idosos etc

EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEMPORÂNEA INTERDISICIPLINAR EF-Contemp-04 EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEMPORÂNEA INTERDISICIPLINAR Tem relações com: A CULTURA A EDUCAÇÃO A CIÊNCIA A SAÚDE O ESPORTE O LAZER O TURISMO

EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEMPORÂNEA EF-Contemp-05 EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEMPORÂNEA FORMAS DE TRABALHO MÉTODOS

CONCEITO DE CULTURA FÍSICA DE JOSÉ MARIA CAGIGAL EF-Contemp-06 CONCEITO DE CULTURA FÍSICA DE JOSÉ MARIA CAGIGAL O Corpo (primeira experiência cosmológica) A Motricidade O Esporte REFERÊNCIAS A Dança O Ócio Ativo A Prática Esportiva MANIFESTAÇÕES FUNDAMENTO A Educação Física

CULTURA FÍSICA OU CULTURA ESPORTIVA OU CULTURA FÍSICA/ESPORTIVA BRASILIA-01 CULTURA FÍSICA OU CULTURA ESPORTIVA OU CULTURA FÍSICA/ESPORTIVA Expressa uma Relação Esporte/Estado/Sociedade PRESSUPOSTO O exercício do Direito de Todos às práticas esportivas e à Educação Física FUNDAMENTOS A Educação Física/Esporte MANIFESTAÇÕES Práticas nas dimensões sociais do Esporte Esporte Educacional Esporte Escolar Esporte-Educação Esporte-Lazer Esporte de Desempenho Esporte de Rendimento Esporte de Alto rendimento REFERÊNCIAS O Corpo A Motricidade Humana O Estilo de Vida Ativo ÁREAS DE CONEXÃO Cultura / Educação / Saúde / Lazer / Ciência / Turismo

RELAÇÃO ESPORTE-ESTADO E SOCIEDADE BRASILIA-02 RELAÇÃO ESPORTE-ESTADO E SOCIEDADE SOCIEDADE  Coletividade de indivíduos reunidos e organizados para alcançar finalidades comuns. ESTADO  Prolongamento da Sociedade numa forma política, com um dinamismo resultante da relação governo-governado para o bem comum da própria sociedade. BENS PÚBLICOS  Expressam os objetivos do Estado. ESPORTE  Constituem-se num bem público. O ESPORTE PODE SER UM BEM PÚBLICO DOS MAIS EFETIVOS DA INTERATUAÇÃO DO ESTADOCOM A SOCIEDADE AS NECESSIDADES INDIVIDUAIS SÃO O PONTO DE PARTIDA PARA A RELAÇÃO ESPORTE-ESTADO-SOCIEDADE

O DIREITO DE TODOS AO ESPORTE PPE-03 O DIREITO DE TODOS AO ESPORTE Contemplado Internacionalmente Carta Internacional da Educação Física e Esporte (Unesco, 1978) Manifesto Mundial de Educação Física FIEP 2000 Contemplado Nacionalmente Art. 217 (caput) da Constituição Federal de 1988

PPL-15 ESPORTE Fenômeno sócio-cultural, que tem no jogo o seu vínculo cultural e na competição o seu elemento essencial e que, nas suas diferentes formas, contribui para a formação e aproximação dos seres humanos ao reforçar o desenvolvimento de valores como a moral, a ética, a solidariedade, a fraternidade e a cooperação, o que o torna num dos meios mais eficazes para a convivência humana. Homo Sportivus

O DIREITO DE TODOS À EDUCAÇÃO FÍSICA EF-Contemp-10 O DIREITO DE TODOS À EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEMPLADO INTERNACIONALMENTE MANIFESTO MUNDIAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA FIEP 2000 CONTEMPLADO NACIONALMENTE CARTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA CONFEF 2000

EDUCAÇÃO FÍSICA ATÉ 1950 (LINHAS DOUTRINÁRIAS) SUECA ALEMÃ FRANCESA ÉTICA-A-09 EDUCAÇÃO FÍSICA ATÉ 1950 (LINHAS DOUTRINÁRIAS) SUECA ALEMÃ FRANCESA DEPOIS DE 1950 VENTOS PSICOMOTRICIDADE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ESPORTE PARA TODOS MEDIDAS CORPORAIS DESENVOLVIMENTO MOTOR / CONTROLE MOTOR EDUCAÇÃO FÍSICA DE ADULTOS APTIDÃO FÍSICA ANÁLISE DE ENSINO

EPISTEMOLOGIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE ÉTICA-A-10 EPISTEMOLOGIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE TEORIA PEDAGÓGICA DE OMMO GRUPPE TEORIA PSICOCINÉTICA DE JEAN LE BOUCH (CRENÇA DO MOVIMENTO HUMANO) TEORIA ANTROPOLÓGICA-CULTURAL DO ESPORTE E DA EDUCAÇÃO FÍSICA DE JOSÉ MARIA CAGIGAL TEORIA PRAXEOLÓGICA DE PIERRE PARLEBAS (PRAXEOLOGIA MATRIZ) CIÊNCIA DA MOTRICIDADE HUMANA DE MANUEL SERGIO CIÊNCIA DO ESPORTE DE HERBERT HAAG TEORIA DO DIREITO AO ESPORTE – MANOEL TUBINO

ÉTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ETICA-A-13 ÉTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA Referência  Manifesto Mundial da Educação Física – FIEP 2000 Premissa  Direito de Todos à Educação Física Educação Cultura Esporte Lazer Ciência Turismo Saúde Relações da Educação Física Exclusão Social Países Subdesenvolvidos Pessoas com Necessidades Especiais Meio Ambiente Cultura da Paz Compromissos da Educação Física

ÉTICA NO ESPORTE 2 VERTENTES Ética da Convivência ETICA-A-14 ÉTICA NO ESPORTE 2 VERTENTES Ética da Convivência Ética do Pressuposto do Direito de Todos ao Esporte Esporte-Educação Esporte-Lazer Esporte de Rendimento Esporte Educacional Esporte Escolar Esporte de Rendimento Esporte de Alto Rendimento

VALORIZAÇÃO DO LAZER (No Mundo Ocidental) REFERÊNCIAS PRINCIPAIS PPL-05 VALORIZAÇÃO DO LAZER (No Mundo Ocidental) REFERÊNCIAS PRINCIPAIS JOFFRE DUMAZEDIER (o lazer é um produto central da civilização contemporânea/1962) Vers une Civilization du Loisier A Revolução Cultural do Tempo Livre DOMENICO DE MASI A Emoção é a Regra O Ócio Criativo Criatividade e Grupos Criativos

TENDÊNCIAS DO LAZER EM PAÍSES DESENVOLVIDOS PPL-08 TENDÊNCIAS DO LAZER EM PAÍSES DESENVOLVIDOS MÍDIA Transformaram-se em Necessidades (inclusive nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento)

ENTRETENIMENTO SAUDÁVEL HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS E ADEQUADOS QV-A-25 ESTILO DE VIDA (DESEJÁVEL) ESTILO DE VIDA ATIVO + ENTRETENIMENTO SAUDÁVEL Esporte Lazer Ativ. Culturais etc + ALIMENTAÇÃO ADEQUADA + HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS E ADEQUADOS Sono Trabalho Repouso etc

ESTILO DE VIDA ATIVO EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO P/A SAÚDE QV-A-26 ESTILO DE VIDA ATIVO EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO P/A SAÚDE EDUCAÇÃO P/O ESPORTE EDUCAÇÃO P/O LAZER

Extras-003 Muito obrigado! www.tubino.pro.br