A EDUCAÇÃO FÍSICA NA PÓS-MODERNIDADE Foz do Iguaçu/2008 Prof. Dr. Manoel Tubino
EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEMPORÂNEA EF-Contemp-01 EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEMPORÂNEA TRANSFORMAÇÕES NOVO CONCEITO (ENSINO - DIREITO) NOVA ABRANGÊNCIA (TODOS) INTERDISCIPLINAR (SAÚDE/EDUCAÇÃO/ESPORTE/ LAZER/TURISMO ETC) FORMAS DE TRABALHO FUNDAMENTO DA CULTURA FÍSICA COMPROMISSO COM AS GRANDES QUESTÕES DA HUMANIDADE
MANIFESTO MUNDIAL FIEP 2000 DE EDUCAÇÃO FÍSICA EF-Contemp-02 MANIFESTO MUNDIAL FIEP 2000 DE EDUCAÇÃO FÍSICA O CONCEITO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Art. 2 - A Educação Física, como direito de todas as pessoas, é um processo de Educação, seja por vias formais ou não-formais, Que ao Interagir com as influências culturais e naturais (água, ar, sol etc.) de cada região e instalações e equipamentos artificiais adequados; Que ao Utilizar atividades físicas na forma de exercícios ginásticos, jogos, esportes, danças, atividades de aventura, relaxamento e outras opções de lazer ativo, com propósitos educativos; Que ao Objetivar aprendizagem e desenvolvimento de habilidades motoras de crianças, jovens, adultos e idosos, aumentando as suas condições pessoais para a aquisição de conhecimentos e atitudes favoráveis para a consolidação de hábitos sistemáticos de prática física; Que ao Promover uma educação efetiva para a saúde e ocupação saudável do tempo livre de lazer; Que ao Reconhecer que práticas corporais relacionadas ao desenvolvimento de valores, podem levar à participação de caminhos sociais responsáveis e busca da cidadania; CONSTITUI-SE num meio efetivo para a conquista de um estilo de vida ativo dos seres humanos.
ABRANGÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEMPORÂNEA EF-Contemp-03 ABRANGÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEMPORÂNEA ANTES Principalmente ESCOLAS ATUAL (como Direito) PARA TODOS Crianças (Escola e fora da Escola) Jovens Adultos Deficientes Idosos etc
EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEMPORÂNEA INTERDISICIPLINAR EF-Contemp-04 EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEMPORÂNEA INTERDISICIPLINAR Tem relações com: A CULTURA A EDUCAÇÃO A CIÊNCIA A SAÚDE O ESPORTE O LAZER O TURISMO
EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEMPORÂNEA EF-Contemp-05 EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEMPORÂNEA FORMAS DE TRABALHO MÉTODOS
CONCEITO DE CULTURA FÍSICA DE JOSÉ MARIA CAGIGAL EF-Contemp-06 CONCEITO DE CULTURA FÍSICA DE JOSÉ MARIA CAGIGAL O Corpo (primeira experiência cosmológica) A Motricidade O Esporte REFERÊNCIAS A Dança O Ócio Ativo A Prática Esportiva MANIFESTAÇÕES FUNDAMENTO A Educação Física
CULTURA FÍSICA OU CULTURA ESPORTIVA OU CULTURA FÍSICA/ESPORTIVA BRASILIA-01 CULTURA FÍSICA OU CULTURA ESPORTIVA OU CULTURA FÍSICA/ESPORTIVA Expressa uma Relação Esporte/Estado/Sociedade PRESSUPOSTO O exercício do Direito de Todos às práticas esportivas e à Educação Física FUNDAMENTOS A Educação Física/Esporte MANIFESTAÇÕES Práticas nas dimensões sociais do Esporte Esporte Educacional Esporte Escolar Esporte-Educação Esporte-Lazer Esporte de Desempenho Esporte de Rendimento Esporte de Alto rendimento REFERÊNCIAS O Corpo A Motricidade Humana O Estilo de Vida Ativo ÁREAS DE CONEXÃO Cultura / Educação / Saúde / Lazer / Ciência / Turismo
RELAÇÃO ESPORTE-ESTADO E SOCIEDADE BRASILIA-02 RELAÇÃO ESPORTE-ESTADO E SOCIEDADE SOCIEDADE Coletividade de indivíduos reunidos e organizados para alcançar finalidades comuns. ESTADO Prolongamento da Sociedade numa forma política, com um dinamismo resultante da relação governo-governado para o bem comum da própria sociedade. BENS PÚBLICOS Expressam os objetivos do Estado. ESPORTE Constituem-se num bem público. O ESPORTE PODE SER UM BEM PÚBLICO DOS MAIS EFETIVOS DA INTERATUAÇÃO DO ESTADOCOM A SOCIEDADE AS NECESSIDADES INDIVIDUAIS SÃO O PONTO DE PARTIDA PARA A RELAÇÃO ESPORTE-ESTADO-SOCIEDADE
O DIREITO DE TODOS AO ESPORTE PPE-03 O DIREITO DE TODOS AO ESPORTE Contemplado Internacionalmente Carta Internacional da Educação Física e Esporte (Unesco, 1978) Manifesto Mundial de Educação Física FIEP 2000 Contemplado Nacionalmente Art. 217 (caput) da Constituição Federal de 1988
PPL-15 ESPORTE Fenômeno sócio-cultural, que tem no jogo o seu vínculo cultural e na competição o seu elemento essencial e que, nas suas diferentes formas, contribui para a formação e aproximação dos seres humanos ao reforçar o desenvolvimento de valores como a moral, a ética, a solidariedade, a fraternidade e a cooperação, o que o torna num dos meios mais eficazes para a convivência humana. Homo Sportivus
O DIREITO DE TODOS À EDUCAÇÃO FÍSICA EF-Contemp-10 O DIREITO DE TODOS À EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEMPLADO INTERNACIONALMENTE MANIFESTO MUNDIAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA FIEP 2000 CONTEMPLADO NACIONALMENTE CARTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA CONFEF 2000
EDUCAÇÃO FÍSICA ATÉ 1950 (LINHAS DOUTRINÁRIAS) SUECA ALEMÃ FRANCESA ÉTICA-A-09 EDUCAÇÃO FÍSICA ATÉ 1950 (LINHAS DOUTRINÁRIAS) SUECA ALEMÃ FRANCESA DEPOIS DE 1950 VENTOS PSICOMOTRICIDADE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ESPORTE PARA TODOS MEDIDAS CORPORAIS DESENVOLVIMENTO MOTOR / CONTROLE MOTOR EDUCAÇÃO FÍSICA DE ADULTOS APTIDÃO FÍSICA ANÁLISE DE ENSINO
EPISTEMOLOGIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE ÉTICA-A-10 EPISTEMOLOGIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE TEORIA PEDAGÓGICA DE OMMO GRUPPE TEORIA PSICOCINÉTICA DE JEAN LE BOUCH (CRENÇA DO MOVIMENTO HUMANO) TEORIA ANTROPOLÓGICA-CULTURAL DO ESPORTE E DA EDUCAÇÃO FÍSICA DE JOSÉ MARIA CAGIGAL TEORIA PRAXEOLÓGICA DE PIERRE PARLEBAS (PRAXEOLOGIA MATRIZ) CIÊNCIA DA MOTRICIDADE HUMANA DE MANUEL SERGIO CIÊNCIA DO ESPORTE DE HERBERT HAAG TEORIA DO DIREITO AO ESPORTE – MANOEL TUBINO
ÉTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ETICA-A-13 ÉTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA Referência Manifesto Mundial da Educação Física – FIEP 2000 Premissa Direito de Todos à Educação Física Educação Cultura Esporte Lazer Ciência Turismo Saúde Relações da Educação Física Exclusão Social Países Subdesenvolvidos Pessoas com Necessidades Especiais Meio Ambiente Cultura da Paz Compromissos da Educação Física
ÉTICA NO ESPORTE 2 VERTENTES Ética da Convivência ETICA-A-14 ÉTICA NO ESPORTE 2 VERTENTES Ética da Convivência Ética do Pressuposto do Direito de Todos ao Esporte Esporte-Educação Esporte-Lazer Esporte de Rendimento Esporte Educacional Esporte Escolar Esporte de Rendimento Esporte de Alto Rendimento
VALORIZAÇÃO DO LAZER (No Mundo Ocidental) REFERÊNCIAS PRINCIPAIS PPL-05 VALORIZAÇÃO DO LAZER (No Mundo Ocidental) REFERÊNCIAS PRINCIPAIS JOFFRE DUMAZEDIER (o lazer é um produto central da civilização contemporânea/1962) Vers une Civilization du Loisier A Revolução Cultural do Tempo Livre DOMENICO DE MASI A Emoção é a Regra O Ócio Criativo Criatividade e Grupos Criativos
TENDÊNCIAS DO LAZER EM PAÍSES DESENVOLVIDOS PPL-08 TENDÊNCIAS DO LAZER EM PAÍSES DESENVOLVIDOS MÍDIA Transformaram-se em Necessidades (inclusive nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento)
ENTRETENIMENTO SAUDÁVEL HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS E ADEQUADOS QV-A-25 ESTILO DE VIDA (DESEJÁVEL) ESTILO DE VIDA ATIVO + ENTRETENIMENTO SAUDÁVEL Esporte Lazer Ativ. Culturais etc + ALIMENTAÇÃO ADEQUADA + HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS E ADEQUADOS Sono Trabalho Repouso etc
ESTILO DE VIDA ATIVO EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO P/A SAÚDE QV-A-26 ESTILO DE VIDA ATIVO EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO P/A SAÚDE EDUCAÇÃO P/O ESPORTE EDUCAÇÃO P/O LAZER
Extras-003 Muito obrigado! www.tubino.pro.br